Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

19/Set/2013 - 17h30

Castilho Viana acompanha processo de brumadense contra Magnesita

Castilho Viana acompanha processo de brumadense contra Magnesita Vereador esteve no Ministério Público de Brumado e conversou com o promotor Paulo César de Azevedo. (Foto: Divulgação).

Desde 2011 um morador da Vila Presidente Vargas, em Brumado, vem movendo uma ação contra a Magnesita. O residente na vila reclama dos poluentes emitidos pela empresa na localidade. Cobrado pela população, o vereador Castilho Viana (PSB) foi ao Ministério Público nesta quinta-feira (19) para se informar a respeito do andamento do processo. “O promotor Paulo César disse que recebeu um ofício com o processo do órgão técnico que faz a averiguação, mas ainda não teve tempo hábil para analisar o documento, pois tem uma demanda grande de processos no Ministério Público de Brumado e não tem suporte para avaliar tudo de forma rápida”, falou Castilho. Mesmo sem uma resposta do MP, o vereador conseguiu uma cópia do parecer técnico com o promotor. “A conclusão que vemos no documento é que o órgão técnico do MP não pôde ter resultados conclusivos da investigação, já que não é especialista em poluição”, contou. Viana falou que, diante disso, o promotor garantiu ir solicitar ao Inema – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – um parecer sobre a situação da Magnesita. 

Castilho Viana acompanha processo de brumadense contra Magnesita O socialista esteve na Vila Presidente Vargas onde ouviu a reclamação dos moradores e viu a base de monitoramento do ar instalado na localidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“O Inema é o órgão do estado que libera licença ambiental para empresas, então ele terá a competência para dar o parecer quanto à poluição e dizer se realmente está sendo agressiva para os moradores da vila e se a Magnesita estaria fora dos parâmetros legais”, explicou o parlamentar. Castilho também afirmou que irá auxiliar o MP nesse contato com o Inema, e averiguar se a empresa tem a certificação do ISO 14000, a qual trata especificamente das questões ambientais. E ainda de acordo com o vereador, a Magnesita é quem contrata a empresa que faz o monitoramento da qualidade do ar na Vila Presidente Vargas. “A empresa contrata outra para fazer o monitoramento, mas vemos o quanto que a poluição agride os moradores de lá. Precisamos achar um meio de solucionar esse problema o mais rápido possível”, afirmou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Paulo Roberto
Até que fim alguém de pulso firme pra processar essa empresa que só visa lucro, enquanto a saúde da população que reside próximo a esse lixo só piora, devido a quantidade de poluentes que a mesma emite no ar.

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo