Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
19/Set/2013 - 18h00

Brumado: Polícia investiga denúncia de falso oftalmologista atuando na Casa Monsenhor Fagundes

Brumado: Polícia investiga denúncia de falso oftalmologista atuando na Casa Monsenhor Fagundes O suspeito disse ser um profissional optometrista – que é independente da área da saúde e a especialização é específica para cuidados primários da visão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um homem está sendo investigado pela Polícia Civil de Brumado sob a suspeita de prática ilegal da oftalmologia na Casa Monsenhor Fagundes. A denúncia foi feita por uma pessoa que não quis se identificar e foi formalizada pela Vigilância Sanitária de Brumado. As investigações começaram na tarde da última quarta-feira (18), quando uma equipe da Vigilância, acompanhada de uma guarnição da Polícia, se deslocou para a Casa Memorial a fim de apurar o caso. Um homem foi realmente encontrado atendendo populares em uma sala do local, e foi então encaminhado à delegacia para prestar os devidos esclarecimentos. Com o homem a Vigilância encontrou 56 armações de óculos. Diante do delegado Rafael Oliveira, o suspeito, que ainda tem a identidade preservada, declarou ser um profissional optometrista – que é independente da área da saúde e a especialização é específica para cuidados primários da visão. O rapaz apresentou certificados de formação do ofício e disse que presta serviços para uma ótica na cidade de Vitória da Conquista, garantindo não estar praticando os delitos apresentados pela denúncia. 

Brumado: Polícia investiga denúncia de falso oftalmologista atuando na Casa Monsenhor Fagundes A polícia começou a investigar o caso após uma denúncia anônima formalizada na Vigilância Sanitária da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Sobre esse assunto, o delegado concedeu entrevista ao site Brumado Notícias na manhã desta quinta-feira (19).  “A princípio estamos apurando as denúncias. Vamos ainda ouvir as testemunhas para dar sequência às investigações. Alguém denunciou à Vigilância Sanitária que o suspeito estava exercendo ilegalmente a medicina, mas nós estamos apurando se há procedência mesmo se é apenas um conflito de profissões”, esclareceu o delegado. Oliveira comentou ainda sobre o fato de o denunciado atuar sem um alvará de licença. “Isso é uma irregularidade constatada pela vigilância sanitária, mas é questão administrativa e não compete à delegacia apurar. Por ser uma irregularidade, o denunciado deve ser orientado e se após isso ele não respeitar, aí sim será notificado pela Polícia”, finalizou o delegado. A nossa reportagem também conseguiu falar com o Padre José Silva sobre a atuação do suspeito na Casa Memorial. 

Brumado: Polícia investiga denúncia de falso oftalmologista atuando na Casa Monsenhor Fagundes O Padre José Silva disse que foi procurado por uma ótica de Vitória da Conquista e que um profissional iria atender pessoas carentes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O padre contou que a explicação dada sobre o atendimento na Casa é que não seriam consultas, mas apenas um atendimento pré-agendado direcionado a algumas pessoas carentes da cidade. “O representante da empresa me contatou por telefone e disse que a ótica costuma trabalhar no atendimento de pessoas carentes e aqui não teria precisamente exames médicos, somente procedimentos de encaminhamentos”, explicou. De acordo com Silva, o dono da ótica afirmou que esse tipo de atendimento já tinha sido feito em outras cidades, entretanto não mencionou nada sobre haver comercialização de óculos ou sobre exames. “Então eu entendi que seriam atendimentos apenas para encaminhamentos a futuros exames. Até me disseram que já tinha contatado famílias carentes em Brumado, só pediram para não fazer divulgação em massa por se tratar de atendimentos restritos a algumas pessoas. Acreditei na boa fé, não imaginei algo com maior complexidade e nem tenho conhecimento dos procedimentos que eles estavam adotando aqui”, afirmou José Silva, que está buscando se informar sobre a situação.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Maria Clara
Como que a igreja aceita isso, sem saber procedências do suposto medico.

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo