Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
27/Jan/2017 - 16h00

Justiça obriga Estado a providenciar UTI neonatal para bebê nascido com complicações em Brumado

Justiça obriga Estado a providenciar UTI neonatal para bebê nascido com complicações em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O bebê Pedro Gabriel, que teve complicações ao nascer na última terça-feira (24), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, precisa ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em contato com a redação do site Brumado Notícias, o pai da criança, Elian da Silva Almeida, disse que a equipe médica e a direção da unidade de saúde, através da regulação, não conseguiram vaga em nenhuma unidade avançada do estado. Ele acionou o Ministério Público Estadual (MPE) e o órgão entrou com um pedido de liminar que foi expedido pela justiça obrigando o estado a fornecer o atendimento necessário à criança em menos de 24 horas. O estado ainda foi obrigado a bancar as despesas do tratamento, inclusive com custeio da hospedagem e do transporte para os pais, se não houver vagas na rede pública, já que o mesmo não cumpriu seu papel de ofertar o atendimento no domicílio do paciente. Vale ressaltar que a UTI neonatal de Brumado já está pronta e equipada, mas ainda precisa ser inaugurada para entrar em funcionamento. Para isso, estão sendo aguardadas as assinaturas dos municípios que devem compor o consórcio regional de saúde para que haja acerto entre o consórcio e o estado para custear as despesas de manutenção da unidade. O setor de saúde de Brumado é campeão de reclamações da população na justiça por não ofertar atendimentos avançados, o que obriga o município a transferir seus pacientes para outras unidades de saúde, até mesmo fora do estado.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo