Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
13/Abr/2017 - 07h00

Inadimplência e consignados são grandes vilões dos processos de pequenas causas em Brumado

Inadimplência e consignados são grandes vilões dos processos de pequenas causas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dos cerca de 3500 processos acumulados no Juizado Especial de Pequenas Causas em Brumado, 30%, ou seja, 1.050 processos são de inadimplência, conforme dados coletados pelo site Brumado Notícias junto ao setor. Com a inadimplência, o comércio acaba recuando na abertura de crédito ao consumidor, o que gera baixo consumo e prejuízos para a economia local. Nossa reportagem ouviu alguns comerciantes que apontaram ter ficado com grandes prejuízos devido às contas não pagas ou acreditando no pagamento em cheque, muitas vezes sem fundo. Dentre os comerciantes ouvidos, alguns mencionaram que, durante um período, foram obrigados a cortar a linha de crédito no intuito de reprimir a inadimplência. A medida afetou clientes fieis que por pouco não abandonaram as lojas. “Para não perder esses clientes e as vendas ficarem estagnadas, reativamos os créditos, mas com mais cautela. Tivemos de ser mais seletivos, fazendo busca de dados sobre o perfil do consumidor para não sofrermos mais prejuízos”, disseram. Os empréstimos consignados também são vilões. Nossa reportagem apurou que, em muitos casos, as dívidas dos aposentados com as financeiras consignadas são para quitar dívidas de parentes, principalmente filhos que investem em veículos ou imóveis e encontram dificuldades para quitar as prestações.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo