Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/Jul/2017 - 16h30

Clínica Mais Vida: Endocrinologista, Karine Schibelgs, esclarece algumas dúvidas sobre os nódulos tireoidianos

Clínica Mais Vida: Endocrinologista, Karine Schibelgs, esclarece algumas dúvidas sobre os nódulos tireoidianos

Os pacientes costumam chegar muito alarmados: “Estou com um nódulo na tireóide. Meu Deus! É um câncer!” Mas não é bem assim. Mais de 90% dos nódulos da tireoide são nódulos benignos e não cânceres de tireoide. A preocupação deve ser no sentido de afastarmos a possibilidade de doença maligna, mas a maioria dos casos são lesões benignas. O paciente não precisa temer! Descobriu um nódulo, vai marcar a consulta com o Endocrinologista para que o profissional possa avaliar as características deste nódulo na Ultrassonografia e coletar a história clínica. Aqui será importante avaliarmos os fatores de risco para câncer de tireoide, tais como: exposição à radioterapia prévia de cabeça e pescoço, história familiar de parentes com câncer de tireoide, tabagismo, extremos de idade (crianças ou idosos) merecem uma abordagem mais cuidadosa. 

O exame que vai determinar se este nódulo é uma lesão benigna ou se pode representar um câncer de tireoide, é a Punção Aspirativa por Agulha Fina. Este exame pega uma “gotinha” de material de dentro deste nódulo e vai estudar os tipos de células que compõem a lesão. Então, é possível determinar se é uma lesão suspeita ou cancerosa ou lesões benignas, na maioria dos casos. Você sendo avaliado por um profissional com experiência em nódulos de tireoide, nas doenças da tireoide é muito importante porque você fica seguro de que todo o necessário para a investigação foi feito e que aquilo ficará sob controle. Lembro aqui que nem todo nódulo de tireoide precisa de biópsia. Nódulos muito pequenos, em pacientes sem fatores de risco, são presumidamente benignos e podem ser acompanhados. Já os nódulos maiores, e costumamos usar o valor de 1,0 centímetro para indicar a punção da tireoide, que foi puncionado e é benigno deverá ser acompanhado com exame de imagem e exame clínico. Os nódulos que tiverem resultado de punção de tireoide suspeito ou compatível com câncer de tireoide, a conduta será a tireoidectomia, que é cirurgia de retirada da glândula. Aqueles nódulos que produzem muito hormônio são benignos na maior parte das vezes, mas aqui temos uma produção hormonal exagerada e para eles podemos usar medicamento, tratamento com iodoterapia ou até mesmo cirurgia, a depender do contexto de cada paciente. Isso será definido pelo Endocrinologista. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue:(77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo