Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
27/Jul/2017 - 09h00

Fora dos programas de alimentação escolar, usina de frutas de Brumado pode encerrar atividades

Fora dos programas de alimentação escolar, usina de frutas de Brumado pode encerrar atividades Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A usina de beneficiamento de frutas do Campo Seco, zona rural do município de Brumado, pode parar suas atividades por falta de comercialização dos produtos e por estar fora do programa de alimentação nas escolas, inseridos nos projetos de incentivo à produção da agricultura familiar. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o vice-presidente da usina, Judicael Pinheiro, declarou que há dez anos a usina funciona no município, já tendo passado por várias oficinas de capacitação, além de ter sido a primeira a receber o certificado do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O produtor rural ressaltou que a usina vem se mantendo pela bravura dos associados, que ainda conseguem comercializar os produtos com os vizinhos das comunidades e com as exposições nas poucas feiras de agricultura familiar que surgem no decorrer dos anos. 

Fora dos programas de alimentação escolar, usina de frutas de Brumado pode encerrar atividades Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo ele, porém, as receitas só conseguem cobrir as despesas com água e energia. Toda produção é devidamente embalada e rotulada seguindo os padrões de exigência da vigilância sanitária, bem como jaó são regularizadas para exposição nos supermercados. Apesar disso, com poucos recursos, a usina ainda não conseguiu adquirir um transporte e, por isso, não consegue levar a linha de produtos alimentícios naturais às prateleiras dos mercados. O vice-presidente da associação mais uma vez cobrou o ingresso nos programas de alimentação escolar para distribuição da merenda nas escolas da rede municipal. “Tudo o que precisávamos era desse ingresso no programa da merenda escolar para conseguirmos um pouco de estabilidade e conquistar o comércio local e até regional. Porém, ainda esbarramos na resistência da secretaria de educação, bem como da gestão em não favorecer e valorizar os produtos da nossa usina. Lamentável”, pontuou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo