Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

14/Ago/2017 - 11h00

Coordenadora do núcleo sudoeste avalia UTI de Brumado como marco do avanço da saúde regional

Coordenadora do núcleo sudoeste avalia UTI de Brumado como marco do avanço da saúde regional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora do núcleo regional de saúde do sudoeste, Caroline Silva Rebouças, avaliou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Professor Magalhães Neto como um marco do avanço e um divisor de águas para a saúde regional. A coordenadora falou sobre o desafogamento dos atendimentos na UTI da cidade de Vitória da Conquista, que agrega todos os 21 municípios da microrregião de Brumado. “É uma demanda muito grande e que gera um grande desconforto para os pacientes e familiares, que muitas vezes ficam na angústia da fila da regulamentação aguardando uma vaga para ser atendido. Em algumas vezes, esse tempo de espera pode fazer a diferença entra a vida e a morte do paciente. Por isso, enxergamos esse momento em que se intensifica o processo de inauguração dessas unidades avançadas como rico e de fortalecimento no atendimento à saúde em nossa região”, destacou. Outra particularidade apontada pela coordenadora é que Brumado passará a ofertar o tratamento neonatal. Embora os municípios de Guanambi e Itapetinga contem com as unidades intensivas, nas duas localidades não é disponibilizado o atendimento intensivo neonatal. Assim, em toda a região, apenas Vitória da Conquista dispõe de uma UTI neonatal para suprir toda a demanda regional. “Será a descentralização dos serviços em nossa região, o que trará muitos benefícios não apenas aos pacientes, mas também à classe médica, que diminuirá o stress cumulativo”, observou Rebouças. Esta semana, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, foram a Salvador. Na capital, eles compareceram à sede da secretaria estadual de saúde a fim de tratar dos trâmites para visita do governador ao município para a solenidade de inauguração da UTI.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo