Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
15/Ago/2017 - 12h05

Prefeitura de Brumado emite nota de despejo para estudantes da Reusb em Vitória da Conquista

Prefeitura de Brumado emite nota de despejo para estudantes da Reusb em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (11), os 21 alunos que moram na Residência dos Estudantes Universitários e Secundaristas de Brumado (Reusb), na cidade de Vitória da Conquista, foram pegos de surpresa com uma notificação de despejo emitida pela prefeitura de Brumado. Na nota, a administração diz que não efetuará mais o pagamento do aluguel no valor de R$ 2.300. “Solicitamos encarecidamente que desocupem o local até o final do mês de agosto”, reza parte da notificação. Os estudantes serão inseridos em uma espécie de programa de benefício social e receberão uma bolsa auxílio. Tal programa deverá ser encaminhado à câmara de vereadores para ser aprovado pelo parlamento. No entanto, se sentido ameaçados com a notificação de despejo, os estudantes compareceram à sessão legislativa na noite desta segunda-feira (14) e pediram esclarecimentos da administração. Usando a tribuna livre, a representante da classe estudantil Joanne Vale mencionou que a prefeitura está descaracterizando seu próprio tema de governo: que é Educar Para Libertar. “Que educação é essa que busca prejudicar os estudantes? A prefeitura está equivocada em fazer essa ilação”, disse. Joanne declarou ainda que, de acordo com a proposta da prefeitura, apenas poucos estudantes seriam enquadrados no perfil para receberem a bolsa auxílio, o que tiraria dos demais o sonho de concluir os cursos em busca de qualificações profissionais. 

Prefeitura de Brumado emite nota de despejo para estudantes da Reusb em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Não deixamos familiares e amigos para traz para irmos brincar de casinha em Vitória da Conquista. Estamos nos sacrificando em busca de qualificações que não existem em nossa terra natal. É uma casa organizada, mas cheia de conflitos que precisamos resolver em equipe, pois são 21 pessoas de formações diferentes aglomeradas. Será que a prefeitura julga que deixamos o aconchego da nossa casa porque gostamos de conflitos e de passar necessidade longe dos nossos pais?”, indagou a estudante. Segundo ela, na maioria das vezes, as únicas coisas que se encontram para alimentação na casa são arroz, macarrão e feijão. “Passamos muitas necessidades na casa e nenhum representante da prefeitura compareceu para nos indagar se carecemos de algum auxílio. Aí quando a prefeitura resolve falar conosco é por meio de uma ordem de despejo. Isso nos entristece. Portanto, senhores vereadores, estamos aqui para pedir encarecidamente aos senhores que são representantes dos interesses do povo brumadense, e nós fazemos parte desse povo, que, se por ventura esse projeto de despejo e criação da bolsa auxílio vier para essa câmara, não aprovem. Tudo o que queremos é poder contar com o apoio de vocês para podermos alcançar nossos objetivos e nossas formações acadêmicas”, apelou a estudante. Após o pronunciamento, ela ouviu promessas de apoio das bancadas. Já o presidente da câmara, Leonardo Vasconcelos (PDT), pediu ao líder do prefeito, Reinaldo Brito (PSB), para interceder junto à secretaria municipal de educação, Acácia Gondim, e ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) no intuito de receberem uma comissão dos estudantes para tratar do assunto. A comissão foi formada e vários vereadores se prontificaram a acompanharem a comissão dos estudantes junto à administração brumadense.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo