Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
22/Set/2017 - 17h00

Brumado dá as boas vindas à primavera com a flor da salsa brava da caatinga

Brumado dá as boas vindas à primavera com a flor da salsa brava da caatinga Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O equinócio da primavera, a estação das flores, teve início às 17h02 desta sexta-feira (22), sendo bem recebida pela população brumadense, acostumada com a beleza de sua flora, singular no bioma nacional. A vegetação nativa que cobre o nosso sertão baiano faz parte da vasta caatinga que predomina no Nordeste Brasileiro, vegetação exclusiva da nossa região. A título de curiosidade, a palavra caatinga (do tupi), vem da junção de caa (mata) + tinga (branca), que significa mata branca, devido ao seu aspecto esbranquiçado. Uma planta muito resistente que consegue se manter verde até mesmo nos períodos de estiagem, embelezando o cenário do sertão com sua belas flores de cor lilás, conhecidas no interior como Salsa Brava -no litoral nordestino, recebe o nome de Salsa de Praia. Por causa de seus longos caules flexíveis, formam os fortes cipós que podem alcançar mais de dez metros de cumprimento. 

Brumado dá as boas vindas à primavera com a flor da salsa brava da caatinga Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, é comum ver as delicadas flores em meio ao verde, contrastando com o cenário o cinzento e seco das outras vegetações nos morros e serras que cercam a cidade. Sua floração acontece entre os meses de março e outubro e suas folhas permanecem verdes o ano inteiro. Porém, não se enganem com a beleza e suavidade dessas flores, pois ela é considerada altamente tóxica, o que faz dela uma ameaça à saúde dos animais. Por conta de sua delicada beleza e ao mesmo tempo perigoso veneno, os nativos na região do Rio Grande do Norte também apelidaram a flor de “Amor dos Homens”, fazendo alusão às mulheres sedutoramente dominadoras. Também conhecida como a estação do amor, a primavera chega a Brumado com a graciosidade do amor dos brumadenses na flor da sua caatinga.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo