Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
28/Set/2017 - 10h00

Juizado de Pequenas Causas de Brumado agiliza processos com intimações telefônicas gravadas

Juizado de Pequenas Causas de Brumado agiliza processos com intimações telefônicas gravadas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma nova ferramenta, que entra em operação nesta quarta-feira (27), promete agilizar as intimações para processos no Fórum do Juizado Especial Cível Criminal, o popular Juizado de Pequenas Causas de Brumado: a intimação através da ligação telefônica gravada. Ao site Achei Sudoeste, o juiz titular Rodrigo Britto explicou que um aparelho acoplado à linha telefônica transmite a ligação para um programa que grava a conversa no computador, momento em que é digitada e formalizada a intimação com a parte contatada. O magistrado detalhou que, com a nova modalidade, o Tribunal de Justiça visa reduzir custos com as intimações. Em 2016, foram gastos R$ 14 milhões só com as correspondências através dos Correios, conforme dados apresentados.

Juizado de Pequenas Causas de Brumado agiliza processos com intimações telefônicas gravadas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Gastou-se muito, mas a carta não tem sido uma ferramenta efetiva da intimação. Muitas correspondências acabam retornando por não ter sido encontrada a pessoa intimidada ou o endereço indicado. Com a intimação telefônica se espera maior resolutividade e produtividade, além de economia”, disse o juiz. Segundo ele, também haverá maior celeridade nas intimações e nos processos. “Com a intimação telefônica se espera maior celeridade nas intimações, bem como na resolução dos processos. O que levava até 90 dias com a intimação AR, através dos Correios, agora será resolvido em no máximo 15 minutos”, ponderou o titular do juizado especial. Para mostrar a confiabilidade da ferramenta, o magistrado alerta à comunidade que as ligações que partem do juizado são do telefone fixo do mesmo e não se solicita dados pessoais ou senhas de contas bancárias. O objetivo será apenas informar o andamento dos processos e a data do mesmo.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo