Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/Out/2017 - 15h00

Optometrista é suspeito de receitar ilegalmente óculos de grau em Paramirim

Optometrista é suspeito de receitar ilegalmente óculos de grau em Paramirim Foto: Rádio Paramirim

Em Paramirim, um homem e uma mulher foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil sob a suspeita de receitarem óculos de grau sem a devida especialização, já que o acusado é Optometrista e não Oftalmologista. Os dois indivíduos estariam, segundo a denúncia, realizando a entrega e cobrança de venda de óculos, no povoado de Pau de Colher, em Paramirim. Eles estavam em uma moto com placa policial de Macaúbas. De acordo com informações da polícia, os exames referentes aos óculos haviam sido realizados há mais de 15 dias, porém foram efetuados por um optometrista e não por um oftalmologista, como é permitido. A prática caracteriza exercício ilegal da profissão. O profissional representava uma ótica de Macaúbas, que não teve o nome divulgado. As receitas eram entregues com endereços de Camaçari, Feira de Santana e Camamu.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Paulo Sérgio Coqueiro dos Santos
A Optometria trabalha fora do "órgão globo ocular", focado no sentido da visão, corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos, visão "de perto" e aplica exercícios ortópticos, que não são doenças, são defeitos da visão. A Optometria não trata ou cura o "órgão globo ocular" (competência da medicina), não faz diagnósticos de doenças, não receita medicamentos. Cabe ao Optometrista emitir fórmula para óculos (vulgo "receita"), que não são remédios, afinal, óculos não são ingeridos ou injetados. Não tem contra-indicação, não faz mal a saúde. Essas semelhanças e a ignorância sobre o assunto acabam aumentando as discriminações que a categoria sofre, aumenta as investidas do Ministério Público e o descaso das Vigilâncias Sanitárias e demais autoridades por desconhecerem uma profissão legal - OPTOMETRIA - que veio somar para a inclusão social. A Oftalmologia sem seus equipamentos é Optometria. Por isto, não podem deixar de ter equipamentos médicos oftalmológicos em consultórios. O cliente paga uma consulta médica especializada para prevenir doenças do "órgão globo ocular" e certificar-se que esteja gozando de boa saúde. A função do OPTOMETRISTA possui formação reconhecida pelo Ministério da Educação, é regulamentada pelo Ministério do Trabalho, e finalmente só é contra quem nunca foi atendido por um OPTOMETRISTA.

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo