Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
30/Out/2017 - 09h00

Com previsão de colapso de água em Cristalândia, vereadora move ação contra Embasa no MPE

Com previsão de colapso de água em Cristalândia, vereadora move ação contra Embasa no MPE Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A vereadora Lia Teixeira (PDT) entrou com uma representação no Ministério Público Estadual (MPE) contra a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa). Segundo ela, a estatal não tem obedecido a lei ambiental de realizar constantemente a descarga ecológica na Barragem de Cristalândia a fim de manter a perenidade do Rio das Contas. Ainda de acordo com a vereadora, já se passaram meses desde que a Embasa cortou o fluxo do rio por não realizar mais a manobra de descarga, a qual tinha uma vazão de 220 litros de água por segundo, mantendo o rio perene em seu curso e preservando a fauna e a flora da região. Sem a descarga, os moradores do Distrito de Cristalândia vão passar por uma calamidade devido à falta d’água. Isso porque a água que descia da barragem abastecia um barramento menor que supria o distrito com água bruta. A situação aconteceu no mesmo período do ano passado, quando foi registrado um aumento considerável de consumo na sede de Brumado e Malhada de Pedras, o que criou dificuldades para a empresa no que se refere ao atendimento da demanda de abastecimento. Para aumentar a vazão para as estações de tratamento, na ocasião, a Embasa cortou o fluxo do Rio das Contas por interromper a descarga ecológica. A vereadora disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que a prevista calamidade de água no distrito afetará a educação e a saúde na localidade, uma vez que, sem o precioso líquido, a unidade escolar não poderá receber os 600 alunos da rede municipal de ensino e da mesma forma ocorrerá com a unidade básica de saúde, que não poderá atender os moradores da região. A vereadora disse ainda que buscou contato com o escritório regional da Embasa em Caetité para tratar do assunto, porém foi informada que a gerência regional não tem autonomia para liberar a descarga ecológica, pois depende de uma ordem superior da empresa. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo