Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/Jan/2018 - 12h00

Acarajé e canjica agregam sabor ao Terno de Reis da Terceira Idade em Brumado

Acarajé e canjica agregam sabor ao Terno de Reis da Terceira Idade em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A parceria entre o Clube da Terceira Idade Viva a Vida, Viva Bem com a Baiana Dete do Acarajé já virou referência para os brumadenses que se encontram todos os anos para o início da temporada do Terno de Reis na Praça Armindo Azevedo. A tradição de cantiga de rodas do Santo Reis é um símbolo da cultura do sertão nordestino, sempre celebrada entre o período do Natal e a semana que antecede o Carnaval. Em várias cidades são realizados grandes concursos e encontros regionais de Terno de Reis. Nos últimos anos, Brumado promoveu o encontro de reisado na Praça Coronel Zeca Leite, porém este ano o evento ficou de fora da programação cultural do município. 

Acarajé e canjica agregam sabor ao Terno de Reis da Terceira Idade em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O grupo da terceira idade e a baiana ainda fazem parte de uma pequena parcela da população que resiste e mantém a tradição, até mesmo como atração para os turistas e à própria comunidade. Na noite da última sexta-feira (05), várias pessoas pararam para prestigiar as apresentações com as canções, rimas, prosas e versos dos reiseros e aproveitaram para saborear o acarajé e a canjica servidos no tabuleiro da baiana. “A cada ano que passa fica ainda mais prazeroso fazermos o nosso encontro de Santo Reis. Esperamos que isso sirva de legado para as futuras gerações e para os nossos governantes em não deixarem morrer essa tradição milenar, que é um marco da fé para cada sertanejo”, disse Dona Dete do Acarajé ao site Achei Sudoeste.  

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo