Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/Jan/2018 - 08h00

Brumado: Comunidades rurais com dessalinizadores serão cortadas da operação pipa

Brumado: Comunidades rurais com dessalinizadores serão cortadas da operação pipa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Várias comunidades rurais de Brumado onde há abastecimento com dessalinizadores serão cortadas da Operação Pipa a partir do mês de março. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Charles Granger, ponderou que a operação tem caráter emergencial, porém, por conta dos efeitos prolongados da seca na região, tem se mantido ao longo dos anos no município. Segundo ele, com a implantação da dessalinização através do Programa Água Doce, algumas comunidades já contam com um sistema de abastecimento permanente com água de qualidade, o que inviabiliza a continuidade da operação pipa em tais localidades. O secretário ressaltou que o município não perderá em número de comunidades abastecida. 

Brumado: Comunidades rurais com dessalinizadores serão cortadas da operação pipa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Bem pelo contrário, vamos realizar um remanejamento. Essas comunidades com dessalinizadores se tornarão independentes no abastecimento, então vamos transferir a operação para outras que estão de fora do programa e não contam com o sistema de purificação da água”, explicou Granger. O secretário esclareceu ainda que, em algumas comunidades, mesmo com o dessalinizador, a operação será continuada por conta da baixa vazão dos poços, os quais não atendem a todos os moradores, bem como por causa da distância de algumas residências do local da vazão de tratamento. O secretário defende que são necessários programas e investimentos com soluções permanentes de abastecimento para convivência com a seca. Atualmente, a Operação Pipa atende 275 comunidade rurais em Brumado, dando assistência para mais de 18 mil camponeses.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo