Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/Jan/2018 - 12h00

Cresce os investimentos nos sistemas de energia solar na região de Brumado

Cresce os investimentos nos sistemas de energia solar na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O cenário urbano do município de Brumado está mudando não apenas com a remodelação estrutural da arquitetura e surgimento de prédios comerciais e residenciais, mas também por conta da busca pela sustentabilidade. Nesse sentido, cresce a demanda pelos sistemas de captação de energia solar, os quais vêm se tornando cada vez mais comuns na paisagem da era moderna. A própria Administração Municipal já está elaborando um projeto visando à instalação do sistema para atender a demanda e reduzir as despesas de consumo nas repartições públicas. Com a crise hídrica que tem dificultado a geração de energia por meio do sistema convencional hidrelétrico, o governo federal, através da Aneel, lançou um programa que estimula os consumidores a gerar a própria energia residencial com o sistema de captação solar, o que já faz parte da rotina dos países de primeiro mundo.

Cresce os investimentos nos sistemas de energia solar na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ettore Meira Rocha, engenheiro em energia solar, ressaltou que Brumado está geograficamente beneficiado na região, assim como todo o Nordeste, por conta dos índices solares que favorecem a exploração da luminosidade do sol para a captação de energia limpa para consumo. O engenheiro aponta que, embora haja uma mudança de cultura com vistas à implantação do sistema em residências, ainda é baixo os investimentos para explorar o potencial natural disponível no município. O engenheiro esteve na sessão do Conselho Rural Sustentável, ocasião em que falou sobre o tema, angariando a atenção dos ruralistas que se mostraram interessados no modelo de implantação em suas comunidades, até mesmo na criação de sistemas comunitários nas respectivas regiões. Com a oferta de energia limpa cada vez mais atraente, os agentes financeiros iniciaram campanhas de financiamento para a aquisição e instalação residencial ou comercial. “Vamos ver cada mais pequenas usinas geradoras dentro do nosso meio social. É a energia do agora para preservação do amanhã”, pontuou o engenheiro.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo