Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
20/Abr/2018 - 08h00

Mosquitos ainda não infectados podem ser motivo para não epidemia de dengue em Brumado

Mosquitos ainda não infectados podem ser motivo para não epidemia de dengue em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

É preocupante o índice de infestação do mosquito aedes aegypti no município de Brumado. O mosquito é o principal vetor da tríplice endemia de dengue, zika e chikungunya, porém a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a coordenação de endemias da Vigilância Epidemiológica (Vigep) ainda não registraram nenhum caso ou ocorrência suspeita de contaminação humana. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora do setor, Ilka Lima, declarou que a suspeita é de que pelo fato de o município já ter sido acometido em anos recentes com um grande surto de dengue e, logo depois, com vários casos suspeitos de zika, a atual safra dos mosquitos não esteja infectada com os vírus da tríplice endemia. O que ainda não é uma informação oficial, já que não há uma confirmação laboratorial sobre o caso. A coordenadora alerta que Brumado não está livre de um surto das doenças, ao contrário, o município encontra-se na zona de risco pelo alto índice de infestação.

Mosquitos ainda não infectados podem ser motivo para não epidemia de dengue em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ilka chamou a atenção da comunidade, que relaxou nas ações preventivas permitindo que o mosquito voltasse a se proliferar em grande escala. A coordenadora de endemias explicou ainda que, no momento, não pode ser utilizada a borrifação para o controle por não se ter registro de contaminação humana, o que poderia criar resistência ao vetor em caso de surto na cidade. A Vigep apresentou um relatório parcial de 3.2 do índice de infestação geral do mosquito, ressaltando que, em algumas localidades, a infestação está abaixo de 1.0, enquanto em outras a infestação chega a 8.6. Com a aprovação da prefeitura em pagar horas extras aos agentes de endemias, em breve, a Vigep retornará à cobertura nas comunidades rurais aos sábados.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo