Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
24/Abr/2018 - 09h30

Clínica Mais Vida: Você sabe o tamanho da sua fome?

Clínica Mais Vida: Você sabe o tamanho da sua fome?

A fome\apetite é a forma que o seu corpo encontra para sinalizar que está precisando de reposição de nutrientes para garantir um bom funcionamento do seu organismo. É normal sentir fome, pois fome é um sinal fisiológico, natural. Existem pequenas diferenças entre a intensidade da fome. Um dos pilares da alimentação saudável é comer de acordo com os sinais de fome, saciedade e satisfação. Parece óbvio, mas atualmente nossos sinais internos são altamente negligenciados – pela pressa, não valorização do comer, estresse, correria, e também quando se tenta seguir regras impostas externamente não específicas (dietas, “comer de 3 em 3 horas”, etc.). 

Uma maneira de rever ou aprender a prestar atenção nestes sinais é pontuar, intensificar a fome e saciedade. Localizar a fome física diferencia-la da fome emocional, e respeitá-la é fundamental para um comportamento alimentar saudável. Classifico a fome como tamanho P, M, G ou XG. A fome P é a fome em fase inicial, muitas vezes pode passar despercebido. Nesta fase você começa a pensar em diversos alimentos e percebe um pouco melhor os cheiros de comida, sentindo água na boca. A fome M ou média, é caracterizada com roncos no estômago, sensação de vazio. Nesta fase, pode ocorrer dificuldade em concentrar-se nas tarefas que está desempenhando. A fome G ou grande é definida por roncos altos, em alguns casos azia, e a inquietação para comer o mais rápido possível. Nessa fase, normalmente não há escolha de alimentos, e a mastigação costuma ser muito rápida. Nesta fase, a pessoa está bastante propensa a comer muito mais que o normal de sua rotina. A fome Xg, ou super fome, é o estágio em que “eu estava com tanta fome, que a fome passou.” Mas de fato, a fome não passou, o que ocorre nesta fase é que a sinalização da fome é enviada para outro órgão do seu corpo, resultando em: enjoo, dor de cabeça, irritação, tremor, uma queda brusca na pressão, e até mesmo sensação de desmaio. Nesta intensidade da fome, o organismo está economizando energia e por isso para de enviar os sinais de fome. Nesta fase, as chances de comer mais que o esperado ou necessário é comum e bem maior que a fase anterior. A fome pode ser sentida com uma variedade de sinais específicos e individuais, e é fundamental, portanto estar atento. Faça um exercício hoje de dar uma nota para sua fome antes de comer, parar no meio do prato, fazer nova checagem, mastigando bem. E dar nota para sua saciedade quando terminar de comer. As sensações e percepções podem te surpreender. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo