Achei Sudoeste

16 Fev 2019 - 06:55h

O horário de verão de 2018, que começou no dia 4 de novembro, termina à 0h deste domingo (17). Ao término do horário de verão, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora. De acordo com o G1, o ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

16 Fev 2019 - 06:50h

O ex-prefeito de Brumado, Geraldo Azevedo (Sem Partido), estaria em articulação para entrar na base do governador Rui Costa (PT). O que estaria por trás da iniciativa é o desejo de sair como candidato em 2020 do grupo político ligado ao PT. Um encontro entre Azevedo e o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto (PT), sinalizou o movimento. De acordo com o Bahia Notícias, o ex-gestor brumadense e o líder do governo defenderam uma unidade no grupo político para disputar a prefeitura de Brumado no próximo ano. O atual prefeito, Eduardo Vasconcelos (PSB), está no primeiro mandato e dirigiu o município também entre 2008 e 2012. No encontro, Rosemberg prometeu agendar um encontro entre Azevedo e o governador para tentar aproximar o ex-prefeito do grupo político.

15 Fev 2019 - 12:30h

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou o alerta sobre a febre amarela no Brasil e ampliou a área onde a vacinação é recomendada para estrangeiros e turistas que visitem o país. De acordo com a entidade, o Brasil pode estar enfrentando a “terceira onda” de contaminação: a primeira aconteceu no período sazonal de 2016 e 2017, com 778 casos em humanos, incluindo 262 mortes; e a segunda ocorreu durante o período sazonal de 2017 e 2018, que apresentou 1376 casos humanos, registrando 483 óbitos. Agora, o novo surto mostra progressão em direção ao Sul e Sudeste do país. De acordo com a Veja, a iniciativa da OMS foi tomada depois de casos em humanos e epizootias (mortes de macacos) terem sido notificados em dois estados. Segundo o Ministério da Saúde, dados recolhidos entre julho de 2018 até a semana passada, mostram que 834 casos suspeitos de febre amarela foram notificados. Embora 679 tenham sido descartados, 118 permanecem em investigação e 37 foram comprovados – com nove mortes confirmadas. As confirmações de casos vieram dos estados de São Paulo (35) e Paraná (2). “Embora seja cedo para determinar se este ano terá os altos números de casos em humanos observados nos dois últimos grandes picos sazonais, há indicações de que a transmissão do vírus continua a se propagar em direção ao sul e em áreas com baixa cobertura vacinal”, declarou a OMS, em comunicado. Por causa disso, a entidade sugere que a vacina seja adotada por quem vai viajar para os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Tocantins, Santa Catarina e São Paulo. A recomendação é de que seja aplicada uma única dose da vacina dez dias antes do embarque para esses destinos.

15 Fev 2019 - 12:00h

A reportagem do site Achei Sudoeste esteve na Rua Eurotides Vasconcelos, nas proximidades da ponte que liga os bairros Dr. Juracy e São Jorge, a fim de ouvir a reivindicação de um morador. Na localidade, nos fundos da residência do senhor Angelino Rocha da Silva, a prefeitura está construindo uma rua por meio do projeto Caminho da Escola. O local foi todo aterrado, mas o morador está preocupado, visto que, sem a compactação do terreno, se chover, a sua casa será invadida pela lama. 

“A terra vai amolecer, vai espalhar e tomar conta de tudo. O fundo da minha casa vai se tornar uma barragem de água, inundando as minhas coisas, fora as doenças transmitidas pela água parada”, afirmou. O morador já procurou o setor responsável a fim de comunicar a questão, mas nenhuma providência foi tomada até o momento. Angelino também conversou pessoalmente com o dono da empreiteira. “Quero que resolvam o problema para a água não invadir a minha casa”, reforçou. Segundo ele, a reivindicação visa evitar uma tragédia.

15 Fev 2019 - 11:30h

O volume de vendas do setor de eletroeletrônicos cresceu em média 5% em 2018. A expectativa para o ano era de 15%, mas fatores como a greve dos caminhoneiros e a incerteza política seguraram as compras. Os dados foram informados pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). Em número brutos, a linha branca – jargão no setor para produtos como fogão, geladeira, lavadora de roupa, entre outros, – vendeu 14,6 milhões de unidades em 2018, contra 13,9 milhões no ano passado. As vendas de ar condicionado também aumentaram, com o modelo janela crescendo 65% e a linha split, 3%. “O intenso calor, associado à troca de muitos aparelhos mais antigos, explicam bem esses números”, diz José Jorge do Nascimento, presidente da entidade. Nesse sentido, os ventiladores também tiveram um ano positivo, passando de 9,8 milhões de unidades para 10,4 milhões no mesmo período, uma alta de 6%. Nos produtos eletrônicos, conhecidos como linha marrom, destaque para a produção de televisores, que teve aumento de 1% no período, saindo de 11,3 milhões de unidades em 2017 para 11,5 milhões em 2018. “A previsão, apenas em televisores, para 2019, é de fecharmos com 12 milhões de aparelhos”, acrescentou ele. Apesar de positivos, os números estão abaixo do esperado. No início de 2017, a entidade anunciou a expectativa de fechar o ano com crescimento de 15%. Para Nascimento, o desempenho foi bom, principalmente quando se leva em conta o quanto o setor sofreu com reajustes de matérias-primas como plástico e aço, a greve dos caminhoneiros e os problemas que se seguiram relacionados ao valor do frete e com a incerteza política das eleições, que seguraram o consumo.

15 Fev 2019 - 11:00h

Após o posicionamento do Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), André Cardoso, que afirmou que não haverá espaço reservado de estacionamento para os lojistas na zona azul, o diretor de relações institucionais da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Orlando Gomes, pediu flexibilidade ao órgão. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele criticou a postura do coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, ao presidir uma reunião com os comerciantes para debater os detalhes do projeto. “Infelizmente, a gente foi recebido pelo gestor da reunião de forma que não poderíamos mais contestar. Já estava autorizado, é lei e deveríamos seguir e que aquela reunião era só para demarcar os locais onde cada comerciante poderia necessitar para carga e descarga”, declarou. Apesar disso, o diretor admitiu que houve falha e demora dos comerciantes em atender os chamados da SMTT para debater os detalhes do projeto. Gomes ainda afirmou que, em um país democrático, as reivindicações da população devem ser ouvidas a qualquer momento, independente de o projeto já estar sendo viabilizado, conforme o superintendente colocou em suas declarações. Para ele, embora a organização do espaço de estacionamento no centro comercial seja benéfico, há a necessidade de reavaliação do mapeamento da zona azul, bem como dos valores praticados. “Não queremos nos opor a zona azul, mas nós, comerciantes, estamos tentando nos aproximar dos gestores da zona azul para entrarmos em um consenso. Existem alguns detalhes que queremos questionar”, reiterou.

15 Fev 2019 - 10:30h

Os trabalhadores autônomos que pagam o carnê da Previdência devem ficar atentos aos novos valores vigentes. Os novos valores são referentes à competência de janeiro e vencem nesta sexta-feira, 15. A emissão do carnê pode ser feita pelo site do INSS e paga na rede bancária. O reajuste nas contribuições segue o aumento das aposentadorias do INSS. Neste ano, os benefícios vinculados ao salário mínimo subiram de 954 reais para 998 reais (aumento de 4,61%). As aposentadorias, auxílios e pensões maiores que o piso, tiveram reajuste de 3,43%. De acordo com a Veja, os contribuintes que recolhem pelo plano simplificado precisam pagar 109,78 reais à Previdência. Antes, o custo era de 104,94 reais. O valor é equivalente a 11% do salário mínimo.  No plano simplificado, a contribuição vale apenas para a contagem para a aposentadoria por idade, onde o segurado pode pedir o benefício ao completar 60 anos (mulher) ou 65 anos (homem), além de ter 15 anos de contribuição.  A outra opção para o autônomo é o plano completo, que conta para a aposentadoria por tempo de contribuição (sem idade mínima, a partir de 30 anos de recolhimento para as mulheres e 35 para os homens). Nesse caso, a contribuição parte de 199,60 reais (para quem contribui pelo salário mínimo) até 1.167,89 (para quem contribui pelo teto, reajuste de 3,43%). O plano completo cobra alíquota de 20% sobre o salário.   Até o ano passado, a contribuição variava de 190,80 reais a 1.129,16 reais.

15 Fev 2019 - 10:00h

Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, o preço do feijão subiu bastante nos últimos dias e a população tem buscado alternativas para substituir o alimento que é item essencial na cesta básica. De acordo com o Livramento Hoje, na cidade, o feijão está sendo vendido acima dos R$ 7 - em alguns estabelecimentos, o quilo do alimento chega a R$ 9,50. Os comerciantes alegam que a alta nos valores se deve a entressafra, que é o período em que determinado produto agropecuário deixa de ser produzido, provocando o aumento do seu preço no mercado.

15 Fev 2019 - 09:30h

A Polícia Civil de Água Clara, a 179 km de Campo Grande, prendeu nesta quarta-feira (13) um homem suspeito de espancar a esposa, atear fogo nela e impedi-la de pedir socorro. Segundo a polícia, as agressões aconteceram porque ele exigia que a esposa confessasse uma traição. A mulher foi hospitalizada no dia 9 de fevereiro. Quando o investigador de polícia interrogou-a, ela disse que queimaduras haviam acontecido em um “acidente doméstico”. De acordo com o delegado Felipe Alvarez Madeira, a polícia ouviu o casal em ambientes diferentes e as versões não batiam. De acordo com o G1, foi então que desconfiaram que a mulher estaria com medo de admitir as agressões do companheiro, e passaram a investigá-lo.

15 Fev 2019 - 09:00h

Na última quinta-feira (14), durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-116, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, um homem de 51 anos foi preso suspeito de tráfico de drogas, após ser flagrado com 700 kg de maconha dentro de uma caminhonete. Segundo informações da PRF, o veículo foi roubado em dezembro do ano passado, em São Paulo (SP) - ele estava com placas clonadas de um carro semelhante a fim de burlar a fiscalização. O condutor, que estava sozinho, disse que saiu de São Paulo e seguia para Maceió (AL). O homem e a droga foram levados para a Delegacia de Polícia Civil em Vitória da Conquista.

15 Fev 2019 - 08:30h

O secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, afirmou nesta quinta-feira (14) que a proposta do governo de reforma da Previdência Social vai prever idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres ao final de um período de transição de 12 anos. Segundo ele, a proposta será assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e enviada ao Congresso Nacional na próxima quarta-feira (20). Por se tratar de proposta de emenda à Constituição (PEC), a reforma precisa do apoio mínimo de três quintos dos deputados (308 dos 513) para ser aprovada e enviada ao Senado.

15 Fev 2019 - 08:00h

Por determinação do 17º Batalhão de Polícia Militar, o patrulhamento realizado com motocicletas nas ruas da cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado, foi intensificado. A medida visa combater as práticas delituosas no município. Durante o patrulhamento, serão promovidas abordagens, nos períodos diurno e noturno, a indivíduos em atitude suspeita. As ações tiveram início na última segunda-feira (11) e, até o momento, um indivíduo foi preso em flagrante por roubo a transeuntes e duas armas de fogo foram apreendidas. O comandante do 17º Batalhão, Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, destacou que esse tipo de operação dá uma maior sensação de segurança à população.

15 Fev 2019 - 07:00h

Na cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, a vereadora Cleuziomar Lima dos Santos (PSD), a Márcia de Ceceu, solicitou nesta quarta-feira (13) à Promotoria de Justiça que sejam tomadas providências no sentido de formalizar o pedido de suspensão dos pagamentos das contas de água de todos os usuários do município. A parlamentar alega que a Embasa está disponibilizando água de má qualidade, com coloração anormal e forte odor, e, portanto, imprópria para o consumo humano. “Em virtude da água ofertada estar imprópria para o consumo humano, a população de Paramirim está consumindo água mineral e ainda tem de pagar a conta d’água, que não tem condição de consumo”, argumentou.

15 Fev 2019 - 04:30h

A polícia militar acabou com um comércio ilegal de pássaros silvestres em Brumado na última quinta-feira (14). Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, 27 animais, sendo: 13 cardeais, 01 pega-rabuda, 04 canários da terra, 07 coleirinhos, 01 azulão e 01 tico-tico, foram apreendidos durante a operação na feira livre da cidade, no Bairro Santos Dias, mais conhecido como Bairro Mercado. A guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) ainda encontrou onze gaiolas no local. A polícia recebeu uma denúncia anônima. Um idoso de 68 anos responsável pelos pássaros foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Brumado.

15 Fev 2019 - 00:00h

O paciente João Silvestre dos Santos, mais conhecido como Grilo, de 74 anos, faleceu horas depois de ser retirado da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. O paciente havia sofrido um infarto e estava internado na unidade há sete dias. A família registrou uma queixa na delegacia, pois alega que houve negligência médica. Ao site Achei Sudoeste, o filho do idoso, Joanilson Lima dos Santos, disse que a família quer que a direção do hospital explique por que retirou o paciente da UTI, tendo em vista que o seu quadro clínico era grave. “Ele deu o primeiro infarto no pronto socorro. Depois de mais ou menos 24 horas, ele foi encaminhado para a UTI, apresentando um quadro de desconforto respiratório. Era um infarto de grande proporção que foi constatado nos exames laboratoriais, no eletrocardiograma e até uma tomografia foi realizada”, relatou. Embora a unidade intensiva não disponha de especialista na área a fim de serem feitos os procedimentos necessários para restabelecer a saúde do pai, Joanilson afirma que o paciente teria de permanecer no local enquanto não se estabilizasse a fim de poder ser transferido para outra UTI, conforme informado pela equipe médica. No entanto, Joanilson contou que, no dia seguinte, quando seu irmão foi visitar o pai, os médicos disseram que ele havia recebido alta da UTI, sendo transferido para um quarto de enfermaria. “Ele foi para o leito às 14h. Quando foi, mais ou menos, 18h ele sofreu um mal súbito e veio a óbito. É como se ele tivesse sido abandonado”, disse, cobrando uma explicação da retirada do seu pai da UTI. A secretaria de saúde não quis se pronunciar sobre o caso.

14 Fev 2019 - 15:00h

Enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas do Hospital Regional de Guanambi (HRG), vinculados à Fundação José Silveira, que entraram de férias a partir de setembro de 2018, estão sem receber os vencimentos. Além disso, segundo denúncia, os funcionários que saíram de férias posteriormente também não receberam os seus salários e a empresa diz que não há previsão para pagamento das férias e nem do salário mensal de 2019. Recentemente, o hospital teve outro problema referente a empresas terceirizadas, com salários, férias e outros direitos dos trabalhadores atrasados. De acordo com o Sudoeste Bahia, até o momento, a Fundação José Silveira não se pronunciou sobre as denúncias.

14 Fev 2019 - 14:40h

No início da tarde desta quinta-feira (14) uma forte chuva foi registrada no Distrito de Itanagé, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. A chuva veio acompanhada de pedras de granizo, trovões e fortes ventos. Esta é a segunda vez que o fato é registrado na localidade em 2019. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a precipitação foi bastante forte e causou diversos estragos na localidade. De acordo com o motorista brumadense, Malebranche Júnior, que passava pelo local, várias casas foram destelhadas e árvores foram derrubadas. Um vídeo enviado para nossa reportagem pode comprovar a forte chuva com granizo na localidade. Segundo o Clima Tempo, a mínima na cidade é de 20°C e a máxima de 31°C.  

14 Fev 2019 - 14:30h

A Polícia Militar da Bahia prendeu traficantes que mantinham uma plantação de maconha com estufa e sistema de irrigação na cobertura de um apartamento na cidade de Cândido Sales, nesta quarta-feira (13). Na ação, a PM também apreendeu balanças e outras drogas, inclusive 350 comprimidos de ecstasy. Após denúncia anônima de que um morador de Cândido Sales estaria traficando entorpecentes na cidade de Vitória da Conquista, as equipes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 78ª CIPM e da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT)/Sudoeste se deslocaram até o endereço indicado. Ao chegarem na Rua Getúlio Vargas, no Centro Lagoinha, encontraram uma plantação de maconha na cobertura do prédio. O proprietário do imóvel, de 34 anos, estava acompanhado de outro homem, de 24 anos, que cuidava da plantação para ele. No apartamento e na área da cobertura foram encontrados diversos pés de maconha, uma estufa com ventilação e iluminação própria, sistema de irrigação com controle de temperatura e PH digital, anfetaminas (ecstasy), produtos químicos para processamento das drogas, balanças e máquina para embalagem a vácuo. A PM deu voz de prisão aos dois acusados que foram conduzidos à Delegacia Territorial de Cândido Sales, onde foi lavrada a prisão em flagrante por tráfico e associação ao tráfico de drogas.

14 Fev 2019 - 14:00h

Diante do não retorno do vereador Eduardo Cunha Vasconcelos(PSDB), o Dudu Vasconcelos, aos trabalhos legislativos, o suplente Girson Ledo (PSDB) foi convocado para assumir o cargo na Câmara Municipal de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ledo destacou que chegou a ser empossado duas vezes, porém, por decisão judicial, teve de deixar o cargo. “Hoje, chegou o momento de eu voltar novamente. Há alguns dias atrás, o prefeito já tinha me comunicado que iria pedir o afastamento do seu filho”, relatou. A solenidade de posse vai acontecer na sessão desta sexta-feira (15). Apesar de todo impasse envolvendo a sua convocação definitiva, Girson disse que está tranquilo e com os “pés no chão”. “Estou aqui para trabalhar pela população brumadense. Acredito que, dessa vez, vou ficar por um período maior”, completou. Ledo ainda se solidarizou com a situação do vereador, que está em tratamento para se livrar da dependência química. “Estou torcendo por ele”, disse.