Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/Jun/2018 - 08h00

Presídio de Brumado está superlotado antes mesmo de ser inaugurado e entrar em funcionamento

Presídio de Brumado está superlotado antes mesmo de ser inaugurado e entrar em funcionamento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Se o presídio de Brumado fosse inaugurado hoje e todos os presos do município espalhados pelos demais presídios do Estado fossem repatriados, a unidade prisional já estaria com a capacidade, que é de 590 pessoas, praticamente atingida. O site Achei Sudoeste levantou informações de que, na cidade de Vitória da Conquista, tanto no regime fechado quanto no provisório, há pouco mais de 300 custodiados da cidade de Brumado. Proporcionalmente, pode se dizer que a população carcerária de Brumado é maior do que a de cidades maiores, como Vitória da Conquista e Jequié. Os dados não são precisos quanto a se todos são brumadenses ou apenas fazem parte da região de cobertura da coordenadoria e da comarca regional, porém o número é grande e vem colaborando com a superlotação no presídio de Vitória da Conquista, que já passa de 800 detentos. Nesse sentido, podemos afirmar que o presídio de Brumado, antes mesmo de ser inaugurado, já está com a sua lotação comprometida, uma vez que o município ainda absorverá custodiados das coordenarias e comarcas das demais microrregiões circunvizinhas, dentre as quais da região de Guanambi, onde se registra uma superlotação na cadeia pública local. O raio x local e regional reflete a dimensão do déficit carcerário do Estado, que, segundo dados da própria secretaria de assuntos prisionais, ultrapassa a barreira de 3 mil vagas. A unidade prisional de Brumado foi concluída há mais de um ano, porém o governo trava uma guerra judicial com a justiça trabalhista, que entrou com uma ação que impede a terceirização dos serviços de manutenção nos presídios da Bahia. Com o impasse entre os poderes, a unidade prisional brumadense ainda não pode ser inaugurada.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo