Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
31/Ago/2018 - 08h00

Brumado: Secretário de Recursos Hídricos debate ampliação das ações de convivência com a seca

Brumado: Secretário de Recursos Hídricos debate ampliação das ações de convivência com a seca Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a estiagem prolongada tem atingido com rigor as comunidades rurais. Para falar sobre as ações de convivência com a seca propostas pelo Município, o site Achei Sudoeste entrevistou o Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Charles Granger. Segundo ele, a principal ação desenvolvida nessas comunidades é a Operação Pipa, do Governo Federal. O secretário destacou, porém, que a operação tem esbarrado na capacidade operacional da Embasa para atender os munícipes da zona rural, visto que a zona urbana geralmente tem preferência de abastecimento. Granger ressaltou que, em casos de problemas técnicos, a Embasa normaliza primeiramente o atendimento urbano para só então liberar os caminhões pipa, ficando a zona rural prejudicada nesse sentido. “Isso tem causado um grande transtorno na zona rural”, completou. Sobre a elaboração de um projeto mais amplo para convivência com a seca, já que somente a Operação Pipa, que teria caráter apenas emergencial, não está atendendo a demanda, o secretário destacou que a prefeitura pretende utilizar a água da Barragem do Rio do Antônio para distribuição através dos carros pipa, pelo menos para amenizar o sofrimento do homem do campo. “Estamos começando a limpeza de aguadas, aumentando o número de poços e a sua manutenção para que a gente possa diminuir esse sofrimento do homem do campo. A intenção é aumentar essas ações e o município precisa de parcerias para desempenhá-las”, ressaltou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo