Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
26/Nov/2013 - 15h00

CREAS apresenta números da violência contra mulher e aponta silêncio como maior inimigo das vitimas

CREAS apresenta números da violência contra mulher e aponta silêncio como maior inimigo das vitimas A equipe do Centro de Referência Especializado Chico Xavier orienta as mulheres para que procurem a polícia em caso de violência. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em campanha pelos 16 Dias de Ativismo no Combate a Violência Contra a Mulher, integrantes do CREAS Chico Xavier, em Brumado, compareceram à Câmara de Vereadores na noite da última segunda-feira (25). Na tribuna livre, a advogada Aline Meira explicou que a campanha mundial aderida pelo Brasil em 1992 tem por objetivo motivar as vítimas e a população a denunciarem os casos de agressão contra a mulher. Até o mês de novembro, a delegacia do município registrou 265 casos dessa natureza, mas esse número pode ser bem maior. Em entrevista ao site Brumado Notícias, a advogada afirmou que, embora os números chamem a atenção, o CREAS e as autoridades de segurança do município se preocupam com os casos não relatados e a omissão das vítimas. “Os números são significativos, mas não refletem a realidade atual do município, tendo em vista que muitas vítimas não denunciam seus agressores por conta de uma série de fatores, como medo, receio da separação e desestruturação da família, constrangimento, dependência financeira, emocional e social”, alertou Aline. 

CREAS apresenta números da violência contra mulher e aponta silêncio como maior inimigo das vitimas A advogada Aline Meira disse que o município já registrou em 2013 265 casos, mas o número pode ser bem maior por conta do silêncio das vítimas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Meira apontou ainda que o silêncio das vítimas é maior que as denúncias registradas. “O que poderia parecer alarmante nada mais é que o retrato fiel da violência contra a mulher em Brumado. O alarme maior está na omissão, no silêncio das vítimas que são as maiores interessadas em denunciar, mas que por fim infelizmente acabam se calando”, completou a advogada. Na última semana, a nossa reportagem registrou um caso de violência contra a mulher. A vítima foi brutalmente agredida pelo companheiro ficando com vários hematomas pelo corpo. Esta compareceu à delegacia para fazer a denúncia e exame de corpo delito. A advogada ressaltou que, mesmo após fazer a denúncia, muitas mulheres acabam voltando atrás, retirando a queixa e se reconciliando com os agressores. Dentro da programação da campanha está agendada uma palestra com o Major Berlink, que será realizada no auditório do CEEP, no dia 29 de novembro, e uma caminhada no dia 06 de dezembro.

CREAS apresenta números da violência contra mulher e aponta silêncio como maior inimigo das vitimas A nossa equipe registrou na semana passada uma mulher com vários hematomas pelo corpo após ter sido violentada pelo companheiro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo