Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/Set/2018 - 00h00

Escola técnica Família Agrícola de Caculé vira referência nacional na formação cidadã

Escola técnica Família Agrícola de Caculé vira referência nacional na formação cidadã Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, se orgulha em manter a tradicional Escola Da Família Agrícola (EFA), que oferta educação profissional técnica de nível médio em agropecuária, integrada ao ensino médio, através da Associação Promocional Agrícola de Caculé (APAC). A escola se tornou uma referência entre as melhores unidades de ensino do gênero no país, já tendo recebido premiação por alto índice de avaliação a nível nacional. A unidade de ensino conta com toda uma estrutura para aulas teóricas e práticas, que muito corroboram com a formação acadêmica dos alunos.

Escola técnica Família Agrícola de Caculé vira referência nacional na formação cidadã Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No entanto, a formação de convivência de caráter social se tornou um dos fortes da escola, pois trabalha a transformação do cidadão, conforme defendido por Geraldo Marques da Silva, membro da coordenação da escola. O coordenador apresentou as dependências do local ao site Achei Sudoeste, destacando que, no momento, alunos de 16 municípios da região compõem a EFA. Juntos, eles realizam todo o trabalho interno de manutenção dos equipamentos e aparelhos agrícolas, dos viveiros de mudas, limpeza, arrumação, organização, até a preparação dos alimentos em geral.

Escola técnica Família Agrícola de Caculé vira referência nacional na formação cidadã Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O complexo de ensino conta ainda com uma pequena capela onde são passadas orientações religiosas. “A proposta da escola é apresentar um contexto técnico e integral visando à formação do cidadão como agente multiplicador social. Aqui se forma o cidadão para o mundo mediante a formação acadêmica, bem como se transforma o cidadão para família e para convivência social. Todos saem daqui com uma direção”, explicou o coordenador educacional. O que foi referendado pelo aluno José Maria Rodrigues Neto. “A EFA contribui tanto na formação pessoal quanto profissional. É uma escola que prepara a gente pra vida, tenho certeza que quem entra aqui no primeiro ano não sai a mesma pessoa ao final dos quatro anos. São quatro bem vividos anos de aprendizado para toda uma vida”, pontuou o estudante.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo