Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
17/Set/2018 - 10h00

Programa Mais Médicos realiza encontro anual de capacitação em Brumado

Programa Mais Médicos realiza encontro anual de capacitação em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Cerca de 80 profissionais estrangeiros e brasileiros, inseridos no programa Mais Médicos, do governo federal, estiveram reunidos na sexta-feira (14), no auditório do campus do Instituto Federal da Bahia (Ifba), em Brumado, onde participaram de mais uma de três etapas de capacitação anual. Médicos cubanos, bolivianos e brasileiros, das regiões de Brumado e Guanambi, compareceram ao evento, que ainda contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, bem como dos supervisores regionais e da tutora. A médica brumadense e supervisora do Programa Mais Médicos do Brasil, Márcia de Castro, disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que o encontro é, na verdade, uma capacitação pedagógica seguida de uma avaliação anual das atividades desenvolvidas por cada profissional em sua unidade básica de atuação.

Programa Mais Médicos realiza encontro anual de capacitação em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A supervisora destacou que o programa vem atingindo seu objetivo de levar o profissional médico às regiões onde outrora havia carência de um profissional de saúde para atender, principalmente nas comunidades rurais de difícil acesso. O diferencial nos últimos anos, conforme observado pela supervisora, tem sido o interesse de médicos brasileiros de ingressarem, quebrando algumas barreiras de resistência ao programa. Já a tutora, a argentina Maria Caputo, reforçou que a capacitação visa debater temas voltados a endemias pouco conhecidas pelos médicos estrangeiros, que, no entanto, são bastante comuns em território nacional. Desde 2003 atuando na região de Paramirim, a cubana Maira Leila resumiu um pouco da sua atuação na localidade. “É um povo carente de atenção médica, porém muito acolhedores. Me graduei com os ensinos de anos vividos na minha unidade de atuação”, pontuou. O diretor do Ifba, Rui Santana, recepcionou os profissionais durante a abertura dos trabalhos do dia, que deram sequência com as palestras ilustradas com slides.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo