Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
19/Out/2018 - 09h00

Brumado: Alunas do Ifba desenvolvem sistema de irrigação para reutilização da água

Brumado: Alunas do Ifba desenvolvem sistema de irrigação para reutilização da água Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um projeto de irrigação por capilaridade informatizada desenvolvido por alunas do Ifba, em Brumado, foi selecionado para representar a Bahia em um evento que acontece na Paraíba. Ao site Achei Sudoeste, o professor de informática robótica do campus, Marcos Pereira, explicou que o projeto propõe o aproveitamento otimizado de água tendo em vista o problema da seca vivenciado na região. Ele disse que o sistema, que funciona com sensores, viabiliza a irrigação das plantações dos pequenos e médios produtores com o mínimo de água possível.

Brumado: Alunas do Ifba desenvolvem sistema de irrigação para reutilização da água Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Estamos fazendo com que o sistema fique todo automatizado a fim de fornecer as informações para o agricultor e, em cima disso, ele usar a água com mais otimização”, destacou. Uma das alunas que participaram do desenvolvimento do sistema, Fabrícia Cotrim Pires, ressaltou que, através do projeto, pode aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula à prátia. Segundo ela, a iniciativa é em prol de algo muito útil, que impactará diretamente na agricultura e meio ambiente. “Me sinto muito feliz de ter sido escolhida pra participar desse projeto”, reforçou. A aluna Gabriela Porto, que também integra a equipe, acrescentou que a reutilização da água também trará resultados positivos no combate à dengue. Para ela, é a tecnologia sendo usada para favorecer a comunidade.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo