Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/Dez/2013 - 16h00

Brasil foi o país que menos cresceu no mundo no 3º trimestre, afirma Mantega

Brasil foi o país que menos cresceu no mundo no 3º trimestre, afirma Mantega A informação foi divulgada pelo ministro da Fazenda, (Foto: Reprodução/G1).

O Brasil foi o país que menos cresceu no terceiro trimestre entre os países pertencentes ao G20 e aos membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A informação foi divulgada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, o resultado se deve a uma alta nos três meses anteriores, o que prejudicou a base de comparação. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira recuou 0,5% no terceiro trimestre de 2013 em relação ao anterior, que registrou avanço de 1,8% - esta foi a primeira queda do PIB desde o início de 2009, quando a economia "encolheu" 1,6%. Para Mantega, o resultado favorece o crescimento no quarto trimestre. “Acredito nisso, por conta do aquecimento da economia e pelo consumo. Este ano, vamos crescer mais que o ano passado. A economia brasileira está em trajetória de crescimento gradual, e isso deve continuar nos próximos trimestres”, apontou o ministro, que ressaltou que 2013 é um ano de crise, difícil para todos os países. O destaque neste terceiro trimestre foi para a queda de 3,5% da agropecuária. Já a indústria e o setor de serviços mostraram a mesma variação, cresceram 0,1%. Os investimentos tiveram baixa de 2,2% e o consumo das famílias subiu 1%. Em relação à queda do percentual da agricultura, Mantega disse que o fator já era esperado por conta da entressafra nos meses de julho, agosto e setembro, mas que espera novidades e uma agricultura forte para o quarto trimestre. As informações são do G1.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo