Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/Mai/2019 - 14h30

Emagrecimento Rápido: Conheça os riscos das dietas restritivas sem acompanhamento profissional

Emagrecimento Rápido: Conheça os riscos das dietas restritivas sem acompanhamento profissional

Em nenhum outro momento da história se falou tanto de nutrição, emagrecimento, dieta e alimentação como nos dias de hoje. Devido ao fácil acesso às informações pelos meios de comunicação, as pessoas buscam métodos inadequados para ter o corpo que desejam através de dicas de dietas restritivas, sem orientação personalizada e com o foco em emagrecimento rápido. Mas será que existe, e é até mesmo seguro, seguir uma” fórmula mágica”?

A partir deste questionamento deve-se pensar melhor sobre as consequências dessas práticas que são incentivadas e realizadas sem o acompanhamento de um profissional adequado, que na maioria das vezes espalham por aí que existem alguns determinados alimentos tidos como milagrosos, quase mágicos, emagrecedores. O que de fato não existem. As dietas, “regimes”, desafios não individualizados, não propõem reeducação alimentar, gerando emagrecimento a curto prazo, comprometendo a saúde e causando o temido efeito sanfona. É muito comum quando o indivíduo opta por uma dieta extremamente restritiva colocando seu organismo em uma zona de risco, ou seja, podendo comprometer a sua saúde em vez de fazer a reeducação alimentar com acompanhamento do nutricionista. Algumas complicações como: deficiências de vitaminas e minerais importantes, disfunção hormonal, queda de cabelo, desenvolvimento de compulsão alimentar e outros transtornos alimentares (bulimia e anorexia), mau humor, falta de concentração, cansaço, apatia, depressão, transtornos de ansiedade e voltam a engordar em pouco tempo, pesando até mais do que antes de fazer a dieta. Essas dietas sugeridas nas redes sociais, apesar de aparentarem ser eficazes a curto prazo, não são nem de longe as melhores alternativas, pois não promovem uma real mudança no padrão de vida. E por que não funcionam? Nosso organismo ao passar por uma grande privação, ativa mecanismos de defesa e depois de um certo tempo tende-se a interromper o emagrecimento, causando também diversos desequilíbrios hormonais e outras carências nutricionais. Além disso, é muito difícil alguém se adaptar a viver uma vida de severas restrições, privações. É preciso ter em mente que se o seu objetivo é o emagrecimento, este deve ter o foco principal em saúde e deve ser acompanhado por um Nutricionista, que fará avaliações e indicará estratégias individualizadas, através da reeducação alimentar que tem como base uma alimentação equilibrada. Maiana Luz Chaves - nutricionista clínica e esportiva com ênfase em fisiologia do exercício. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo