Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
20/Dez/2013 - 18h25

Brumado: Voto aberto gera debates acirrados na Câmara de Vereadores

Brumado: Voto aberto gera debates acirrados na Câmara de Vereadores Os parlamentares José Carlos dos Reis e Castilho Viana ficaram irritados com a retirada do projeto de pauta. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As discussões se acirraram durante a sessão extraordinária realizada na noite da última quinta-feira (19), em Brumado, com o objetivo de votar o Projeto nº 12/2013, de autoria dos vereadores Márcio Moreira (PSB), Castilho Viana (PSB) e José Carlos dos Reis (PDT) referente à implantação do voto aberto no Legislativo. O projeto não foi votado e o presidente da Câmara Municipal, Alessandro Lôbo (PSL), justificou a retirada do documento da votação com base no regimento interno, que estabelece ser necessária a assinatura da maioria absoluta dos vereadores no documento. Com a decisão, foi proposta a criação de uma comissão para que se avalie a reformulação da Lei Orgânica e o Regimento Interno da Casa Legislativa. Irritado, o vereador José Carlos do Reis, foi o primeiro a disparar contra a mesa diretora e os demais vereadores por causa da retirada do projeto de votação. Reis acusou os pares de estarem tentando se esconder atrás das urnas, negando transparência à população e buscando apenas interesses individuais. Também bastante aborrecido, o vereador Castilho Viana (PSB) disse que houve uma manobra nos bastidores para que os demais parlamentares que não assinaram no projeto voltassem atrás, adiando desta forma a votação do mesmo. “Essa justificativa só nos deixa a entender que os interesses do povo ficam por último. As questões jurídicas são usadas para explicar simplesmente uma falta de interesse. E esta comissão ficará apenas na promessa. O que estamos vendo aqui é uma maioria utilizando as urnas para se esconder”, disparou Viana. 

Brumado: Voto aberto gera debates acirrados na Câmara de Vereadores O vereador Édio Pereira (PCdoB) disse que o projeto não pode ser apresentado com pressa para atender aos anseios de terceiros. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em contrapartida, o presidente Alessandro Lôbo, o vice-presidente Édio Pereira (PCdoB), o secretário Weliton Lopes (SDD) e os vereadores José Ribeiro Neves (PT) e José Santos (PTC), o Santinho, disseram ser a favor do projeto, mas sem que o mesmo fira o regimento interno da Casa. “Estaríamos descumprindo o regimento; não estamos nos escondendo através da urna. Meu voto é favorável ao voto aberto, mas para isso precisamos cumprir o regimento e a lei orgânica. Reformar, sim, mas dentro da legalidade”, reforçou Weliton Lopes. Para Édio Pereira, a pressa em apresentar o projeto para atender aos anseios de terceiros fez com que o mesmo fosse formulado de forma incorreta. “Apresentou um projeto ilegal por falta de assinatura da maioria. Sou a favor do voto aberto e vamos discutir isso ano que vem de forma democrática e legal, e não de forma afobada para atender interesses alheios”, resumiu Pereira.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo