Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
12/Jul/2019 - 11h30

Suco de fruta aumenta risco de câncer, alerta estudo

Suco de fruta aumenta risco de câncer, alerta estudo Foto: Thinkstock/Veja

Para aqueles que gostam de tomar suco durante as refeições, aqui vai uma má notícia: beber suco de fruta diariamente, incluindo o 100% natural, pode elevar o risco de câncer, segundo estudo publicado nesta quinta-feira no British Medical Journal. A pesquisa indica que apenas 100 mililitros (ml) por dia de suco, natural ou industrializado, está associado a um aumento de 12% na propensão ao desenvolvimento de câncer em geral. O risco é ainda maior para o câncer de mama: 15%. Já para quem costuma optar por bebidas gasosas, como refrigerantes, o risco sobe para 18% e 22%, respectivamente. De acordo com os pesquisadores, o açúcar é o principal vilão contido nas bebidas. “O alto consumo de bebidas açucaradas é um fator de risco para obesidade e ganho de peso. E a obesidade é, em si, um fator de risco para o câncer”, explicou Mathilde Touvier, principal autora do estudo, à CNN. A equipe ressaltou, no entanto, que mesmo pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) normal apresentam riscos semelhantes para câncer em decorrência de sucos de frutas artificiais ou naturais, e refrigerantes. Isso acontece porque essas bebidas promovem o acúmulo de gordura corporal ao redor do abdômen – mesmo para quem consegue se manter dentro do peso adequado. Estudos anteriores descobriram que a gordura corporal está relacionada ao crescimento de tumores. A pesquisa revelou ainda que essa associação não foi encontrada em indivíduos que ingeriam versões diet. Isso reforça o fato de que o açúcar pode realmente ser o desencadeador do resultado. Ainda assim, os cientistas destacaram que esse achado deve ser interpretado com cautela, já que o consumo de bebidas dietéticas entre os participantes foi baixo. Os pesquisadores salientaram também que o estudo não foi capaz de indicar uma relação direta que explique por que bebidas açucaradas podem causar câncer. Ou seja, serão necessárias mais investigações. Por enquanto, a recomendação é não ingerir mais do que um copo de suco por dia e evitar bebidas industrializadas. “A mensagem da totalidade das evidências sobre o consumo excessivo de açúcar e vários resultados de saúde é clara: reduzir a quantidade de açúcar em nossa dieta é extremamente importante”, disse Amelia Lake, da Teesside University, na Inglaterra.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Webiston Barbosa Reis
Acredito que a “maioria” das pessoas sabe que o açúcar ou outros tipos de alimentos quando consumidos em excesso não trazem benefícios para a nossa saúde, bem como determinados tipos de vícios. No entanto, se ficarmos com essa neurose de que isso ou aquilo causa câncer, iremos morrer de fome ou sequer poderemos sair de casa, uma vez que: sol em excesso, ar contaminado, fumaça de cigarro, água, a depender de sua procedência, enlatados, tintas, agrotóxicos... Etc...Causam câncer. Acho impossível que toda ou determinadas populações se abstenham, do nada, de consumirem doces, salgados, refrigerantes, enlatados, etc. Se fizermos uso constante de frutas e verduras, por exemplo, não estaremos recebendo o aval de que seremos seres humanos saudáveis, uma vez que os agrotóxicos estão ai sendo usados e liberados escancaradamente.

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo