Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
20/Ago/2019 - 08h00

Pedal na Roça: Irmãos produzem alface utilizando hidroponia no sertão brumadense

Pedal na Roça: Irmãos produzem alface utilizando hidroponia no sertão brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Pedal na Roça desta semana esteve na comunidade do Baixão, na zona rural de Brumado, onde os irmãos Gleison e Ronaldo Leite produzem alface utilizando uma antiga técnica de plantio: a hidroponia. Nela, as plantas são cultivadas sem solo, na água, e as raízes recebem uma solução que contém água e todos os nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Gleison contou que, no começo, os testes foram feitos em uma estufa pequena. Com experiência, perseverança e o uso dos adubos apropriados, o negócio deu certo mesmo no meio do sertão brumadense. Isso porque, conforme os irmãos ressaltaram, a técnica promove a economia de água. “A água é toda reutilizada. Ela circula nas raízes por um espaço de tempo, retorna para o reservatório e volta para as plantas, mantendo um ciclo”, explicou.

Pedal na Roça: Irmãos produzem alface utilizando hidroponia no sertão brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A água armazenada no reservatório com capacidade para 5 mil litros é mantida por 20 dias - só depois ela é trocada. Comparada ao modo convencional, Gleison declarou que há uma economia de 90% de água. “Se você joga 100 litros de água em uma planta durante o dia, na hidroponia, ela só irá absorver 10 litros de água. O modo convencional gasta muito água, além do esforço físico do trabalhador”, afirmou. Ronaldo e Gleison ainda frisaram que na hidroponia a planta é melhor nutrida e, portanto, resiste mais a proliferação de pragas. O investimento inicial para uso da técnica foi de R$ 17 mil. Com relação ao mercado, os irmãos disseram que se trata de algo promissor, mas que ainda há muito para ser explorado. “A gente consegue plantar cerca de 1.100 pés de alface por semana. Tem época do ano que a gente não consegue atender toda demanda, por isso ainda não procuramos novos clientes. Precisamos aumentar a estrutura primeiro”, declararam. Na região, a propriedade é a única que utiliza a tecnologia para produção das hortaliças.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo