Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
25/Ago/2019 - 08h02

Lula usou pré-sal para arrecadação eleitoral, segundo Palocci

Lula usou pré-sal para arrecadação eleitoral, segundo Palocci Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Na última sexta-feira, 23, a Justiça Federal do Paraná retirou o sigilo de parte da delação premiada de Antonio Palocci, ex-ministro dos governos Lula e Dilma. Desde o início, a delação causou desconfiança pela falta de comprovações sobre o que era dito. O acordo acabou sendo fechado com a Polícia Federal em 2018. A publicação dos autos vem no âmbito da Operação Pentiti, deflagrada também nesta sexta pela Polícia Federal. Esta é a 64ª etapa da Operação Lava Jato. Segundo Palocci, Lula via na exploração do pré-sal uma oportunidade não só para o desenvolvimento do país, mas também uma nova forma de arrecadação de recursos para financiamento eleitoral. De acordo com o delator, num primeiro momento, o objetivo era garantir a eleição de sua sucessora, Dilma Rousseff e, num segundo, financiar seus próprios anseios políticos. O ex-presidente também fazia a gestão política do projeto. De acordo com a Veja, Palocci conta que se reuniu no Palácio da Alvorada com Lula, Dilma e o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Lula teria sido expresso ao solicitar que Gabrielli encomendasse a construção de 40 sondas para garantir o futuro político do país e do PT com a eleição de Dilma. O ex-ministro diz que Lula, na mesma reunião, afirmou que caberia a ele gerenciar os recursos ilícitos que seriam gerados e o seu devido emprego na campanha. “Esta foi a primeira reunião realizada por Luiz Inácio Lula da Silva em que explicitamente tratou da arrecadação de valores a partir de grandes contratos da Petrobras”, segundo o delator. Palocci, entre 2009 e 2010, incumbiu-se da arrecadação para a campanha de Dilma. Ele havia deixado o ministério da Fazenda em 2006, em meio ao escândalo do Mensalão, e passou a trabalhar nos bastidores do PT. Depois, em 2011, com Dilma eleita, assumiu como ministro-chefe da Casa Civil.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Hermírio Públio de Brito Viana
Formar em Medicina pela USP, na Universidade de Ribeirão Preto, vir a ser Prefeito da própria Ribeirão Preto, uma das mais importantes cidade de São Paulo, tornar-se braço direito de Presidente da República e ter que delatar aquele a quem um dia influenciou, é com certeza SURREAL. Só nos resta perguntar: por quem os sinos dobram? Pelo retirante nordestino inculto, ou por políticos profissionais delirantes por lucros excessivos, que em seu delírio de grandeza entranhada no íntimo de suas almas, atropelam a si e aos seus circunstantes, todos eles alicerçados em desenfreada ganancia ?

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo