01/Nov/2019 - 11h30

Pesquisadores da USP identificam molécula que reduz tumor do câncer de ovário

Pesquisadores da USP identificam molécula que reduz tumor do câncer de ovário Foto: Reprodução/ShutterStock

Em um avanço da ciência brasileira e norte-americana, pesquisadores descobriram uma molécula capaz de reduzir o tamanho do tumor e bloquear o processo de metástase do câncer de ovário. O Centro de Terapia Celular do Hemocentro da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, São Paulo, foi que abrigou o estudo. A pesquisa também contou com colaboração do Laboratório de Células-Tronco Musculares e Regulação de Genes dos Institutos Nacionais de Saúde, nos Estados Unidos. Conforme reportagem do G1, os testes ainda estão sendo realizados animais. A expectativa dos cientistas é de que o tratamento esteja disponível para humanos em até 20 anos. Um dos componentes importantes no estudo, a molécula de RNA conhecida como MIR-450A apresenta resultado irrisório em tumores. Mas, testes in vitro e em camundongos apontaram que em tamanho aumentado ela tem efeito positivo para tratar o câncer de ovário.