Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
19/Nov/2019 - 14h00

Morre, aos 83 anos, Dona Quita, que há 60 anos vendia as tradicionais fogueiras juninas em Brumado

Morre, aos 83 anos, Dona Quita, que há 60 anos vendia as tradicionais fogueiras juninas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Aos 83 anos, morreu na cidade de Brumado Maria José Marques de Oliveira, popular Dona Quita da fogueira. Ela era natural da cidade Tanhaçu, mas, desde menina, mudou-se para Brumado com a família. Dona Quita começou a vender fogueira aos 23 anos de idade por influência do sogro. Religiosa e apaixonada pelos festejos juninos, se esforçou ao longo dos últimos 60 anos para manter a tradição vendendo fogueiras na cidade. As suas fogueiras eram as mais tradicionais e procuradas no município. Dona Quita estava internada no Hospital Professor Magalhães Neto devido a complicações na saúde, não resistiu e acabou falecendo na tarde desta segunda-feira (18). A família vela o corpo na Rua Bahia, no Bairro Jardim Brasil, e o sepultamento será às 17h. Dona Quita teve sete filhos, seis ainda vivos, além de vários netos e bisnetos. Em sua última entrevista ao site Achei Sudoeste no mês de junho deste ano, Dona Quita revelou que não temia a morte, mas sim o fim da tradição das fogueiras nos períodos dos festejos, o que do seu ponto de vista marcaria também o fim da religiosidade entre os munícipes. “Isso era dos mais velhos, está acabando e vai acabar de vez”, disse, na ocasião.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo