Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
16/Mar/2020 - 00h00

Economia em épocas de crise: Como o Convid-19 pode afetar nossa economia

Economia em épocas de crise: Como o Convid-19 pode afetar nossa economia

O crescimento a que estávamos assistindo na economia brasileira poderá sofrer com o impacto do Coronavírus. Existem vários números que apontam para o potencial nocivo do Convid-19 no país e em sua economia. Os desafios da economia brasileira são bem antigos e a realidade nacional tem feito com que se sintam mudanças progressivas mas intensas na forma como os brasileiros vivem suas profissões e seus dias. As mudanças do cotidiano do povo brasileiro são motivadas pelas tecnologias digitais e também por cenários ainda bem evidentes de desemprego e de salários insuficientes face à inflação.

Procurando alternativas para conquistar vidas mais dignas, os brasileiros se tornaram verdadeiros empreendedores. A criação de empresas, ainda assim, motivou o aparecimento de outros desafios, tais como a concorrência intensa entre lojas online. Os desafios do mundo real e do mundo virtual podem, por norma, se solucionados com trabalho, criatividade e a busca pela melhor estratégia de captação de clientes. Ainda assim, essa fórmula não tem efeito quando o problema que surge é inesperado e tem impacto direto na forma como decorrem os dias de todos. O aparecimento do Coronavírus e a sua letalidade tem gerado muitas preocupações. Embora as questões de saúde sejam as mais prementes, exigindo a aplicação de medidas diversas, incluindo planos de contingência, quarentenas e trabalho remoto; a verdade é que o impacto dessas mesmas medidas é o que pode vir a criar situações complexas para a economia do nosso país. Venha saber a situação atual do Brasil e descobrir como o Convid-19 pode afetar nossa economia.

A visão do Governo sobre o impacto do Coronavírus na economia

Analisando o potencial de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, o Governo revisou a projeção, anteriormente de 2,4%, alterando-a para 2,1%. A razão dessa mudança esteve relacionada com os efeitos do Convid-19 na economia.

O Ministério da Economia, no seu Boletim Macrofiscal afirmou que a ausência de previsão sobre o tempo e a dimensão do problema geram muitas incertezas quanto à economia do país, sendo possível que esse impacto se venha a sentir a vários níveis na economia brasileira.

O próprio Governo apresentou uma lista onde constam vários problemas potenciais que podem ser derivados da situação que, atualmente, ocupa os mídia.

Essas preocupações são justamente aquelas que obrigaram à revisão da previsão sobre o PIB para 2020, criando uma visão menos positiva do potencial de crescimento da economia brasileira.

Os potenciais problemas do Coronavírus ao nível econômico

Olhando para a situação da economia atual e para a forma como o Coronavíruas poderá afetar internacionalmente as transações, o Governo brasileiro apontou, no Boletim Macrofiscal, que uma das grandes preocupações atuais é a redução das exportações dos produtos brasileiros devido ao medo do contágio via exportação.

Os termos da troca, nessas circunstâncias, podem motivar uma redução nos preços dos produtos, o que gerará menos riqueza. Além disso, a par com a desvalorização dos produtos brasileiros, a necessidade de importação fará com que os produtos adquiridos fiquem mais dispendiosos. Assim, por um lado, o Brasil perderá rendimentos de exportação e, por outro, ficando dependente de importações mais caras, despenderá montantes mais elevados.

Além disso, como já aconteceu em algumas fábricas brasileiras, a ausência de matérias primas – muitas das quais eram produzidas por fábricas atualmente paradas nos países de maior impacto, como a China – pode levar alguns setores a interromper a sua carreira produtiva. De recordar que algumas empresas tiveram a necessidade de dar férias coletivas a seus trabalhadores por incapacidade de manter seus trabalhos na ausência de peças específicas.

Também a maior dificuldade na deslocação de pessoas e de bens pode ter um impacto, não apenas por complexificar a troca comercial e as reuniões laborais mas porque terá um impacto em setores específicos, como é o caso de uma das maiores fontes de renda brasileiras: o turismo.

A quebra no turismo afetará empresas diversas, que trabalham direta ou indiretamente com o setor, fazendo com que grandes empresas – como companhias aéreas – e pequenas empresas - como aquelas que vendem produtos de viagens ou as pequenas lojas de produtos para viajantes - acabem por ver reduzida a sua atividade, o seu lucro e a sua contribuição para o geral da economia brasileira, através do pagamento de impostos.

Mercado artístico e Convid-19

Os eventos que têm sido desmarcados também colocam em risco econômico quem trabalha num regime de freelancer.

Esses profissionais estão diretamente dependentes do trabalho para poderem obter rendimentos, pelo que o trabalho remoto poderá ser impossibilitado.

Aqui falamos, particularmente, de freelancers cuja atividade implica deslocações ou espaços preenchidos de pessoas – como cantores, formadores, atores e outros.

Esse tipo de profissional encontra, nas medidas tomadas para a proteção, um impacto direto na sua economia que, mais tarde, se traduzirá também, de forma mais generalizada, na economia nacional.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo