Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/Abr/2020 - 07h23

Brumado fora da lista de cidades baianas que oferecem alto risco de propagar novos casos de coronavírus

Brumado fora da lista de cidades baianas que oferecem alto risco de propagar novos casos de coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Brumado está fora de uma lista de 91 cidades baianas que oferecem alto risco de propagar novos casos do Covid-19, o novo coronavírus. (Clique aqui e veja a relação completa). Um estudo sobre o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia aponta que 91 dos 417 municípios, incluindo Salvador, oferecem risco acentuado de propagar novos casos de Covid-19 nas próximas semanas. Feira de Santa, Alagoinhas, Barreiras, Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista também aparecem na lista. O levantamento é de autoria de pesquisadores vinculados a quatro universidades — as baianas Ufba e Uefs, além da Unicamp, de estado de São Paulo. Ao compilar dados geográficos de cada cidade, o grupo considerou a presença de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos como vetores de contaminação e os relacionou àqueles que já apresentam registros do novo coronavírus. As informações foram tratadas em sistemas de informações geográficas, cuja estimativa total abrange 323 municípios, dos quais 91 deles integram a faixa de probabilidade acentuada. Segundo o estudo, assim que a pesquisa foi finalizada, na quinta-feira (2), Palmeiras, na Chapada Diamantina, confirmou o seu primeiro caso da doença. O município figurava lista de riscos elevados, afirmam os pesquisadores. De acordo com os autores, o levantamento foi encaminhado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) de modo a abalizar ações de enfrentamento à pandemia.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo