Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
29/Jan/2014 - 09h00

Conquista: Serviço de imagem do HGVC será privatizado pelo Governo da Bahia

Conquista: Serviço de imagem do HGVC será privatizado pelo Governo da Bahia Atualmente, o serviço de imagem do hospital é deficitário e os equipamentos vivem quebrados. (Foto: Daniel Silva).

A iniciativa privada será responsável por administrar e operar os Serviços de Apoio ao Diagnóstico por Imagem na rede pública de saúde da Bahia. A execução dessa medida está sendo viabilizada por meio de uma concessão administrativa, dada pela Secretaria Estadual de Saúde. Segundo o Governo da Bahia, essa iniciativa vai proporcionar o provimento dos serviços de telemedicina, diagnóstico e bioimagem em 12 Unidades Hospitalares da rede própria do Estado. As empresas que deverão assinar contrato com o administração estadual ficará encarregada de oferecer tipos de exames como: radiologia convencional, mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o Hospital Geral de Vitória da Conquista integra a lista das unidades que terão o serviço administrado e operacionalizado pela iniciativa privada. Atualmente, o serviço de imagem do hospital é deficitário e os equipamentos vivem quebrados. A expectativa é que a Parceria Público-Privado possa melhorar os níveis de qualidade no atendimento dos pacientes. No entanto, a proposta não tem sido vista com bons olhos por alguns setores que defendem o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Algumas fontes afirmaram que essa medida fere vários princípios da Lei que regulamenta o SUS. Eles chamaram atenção para lei de nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que garante no Art. 4º, inciso 2º que a iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar. “A forma como o contrato de concessão foi realizado só favorece a iniciativa privada, legitimado pelo discurso de ampliação da oferta de serviço. O Governo da Bahia está enfraquecendo o SUS com essa medida, quando deveria fortalecê-lo”, afirmou um dos profissionais do serviço de saúde pública da cidade.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo