Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/Fev/2014 - 14h15

Brasil vive 'apagão' no tratamento de doentes com transtornos mentais

Brasil vive 'apagão' no tratamento de doentes com transtornos mentais O país não conseguiu criar uma rede eficiente que garanta, por exemplo, consultas e tratamento com psiquiatras e psicólogos no SUS e leitos para situações de emergência.

Matéria publicada no site do Jornal Folha de São Paulo, nesta segunda-feira (10), declara que o Brasil vive um “apagão” nos cuidados aos doentes com transtornos mentais. Segundo o texto, hoje, no país, há cerca de 27 mil leitos, sendo 20 mil ocupados por doentes crônicos. Segundo projeções da literatura internacional, seriam necessários 70 mil leitos para atender a demanda atual de doentes mentais. O país não conseguiu criar uma rede eficiente de atenção à saúde mental que garanta, por exemplo, consultas e tratamento com psiquiatras e psicólogos no SUS e leitos para situações de emergência. O debate reaqueceu com a posse do novo ministro da Saúde, Arthur Chioro, conhecido como militante da luta antimanicomial e que já se posicionou contra os hospitais psiquiátricos. Segundo o Ministério da Saúde, as posições de Chioro estão em acordo com a atual política de saúde mental. Para o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, Antônio Geraldo da Silva, a situação é crítica e precisa ser transformada. “Hoje não temos leitos, não temos consultas, não temos nada. É um apagão. Em vez de fechar os hospitais psiquiátricos, o governo deveria qualificá-los e readequá-los.”

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo