Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

21/Mar/2014 - 16h00

Brumadense faz protestos em plenária pelo Dia Mundial da Água

Brumadense faz protestos em plenária pelo Dia Mundial da Água Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Neste sábado (22), é celebrado o Dia Mundial da Água. Em Brumado, já nesta sexta-feira (21), por volta das 8h, ecologistas, estudantes, grupos da terceira idade, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e outras entidades realizaram uma concentração na Praça da Matriz, de onde seguiram em passeata de protesto contra a construção de uma barragem na nascente do Rio das Contas na cidade de Piatã. A passeata percorreu a Praça Armindo Azevedo até o posto do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac). No local, foi realizada uma plenária e um debate com os representantes do agronegócio, que são os idealizadores da construção da barragem, que pode afetar o Rio das Contas, que atualmente abastece Brumado e mais dezenas de outras cidades ao longo dos seus 600 km de extensão.

Brumadense faz protestos em plenária pelo Dia Mundial da Água Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) fez a abertura da plenária e foi enfático ao dizer que é contrário à construção da barragem do agronegócio. Ele afirmou que a mesma pode fazer o município retroceder em sua história recente. “Não queremos nunca mais vivenciar aquilo que sofremos aqui em Brumado, pois tivemos um período crítico com o desabastecimento total, que gerou graves problemas de saúde e ceifou algumas vidas. Jamais iremos trocar o nosso Rio das Contas, pujante com águas cristalinas, que favorece a todos em seu torno por uma barragem que irá atender apenas a uma minoria capitalista. Essa barragem do agronegócio é ruim para Brumado e para todos os municípios que são abastecidos pelo Rio das Contas”, reiterou o gestor. Após seu discurso, Aguiberto foi ovacionado pelos presentes, entre os quais, Valdecir Bezerra (PT), o Ceará, prefeito de Malhada de Pedras, cidade que também é abastecida pelo Rio das Contas.

Brumadense faz protestos em plenária pelo Dia Mundial da Água Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo