Achei Sudoeste

08 Nov 2018 - 15:30h

Um homem encapuzado invadiu uma casa e matou um jovem de 22 anos a tiros no bairro Castelinho, em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu na madrugada desta quinta-feira (8), na rua Osmindo Muniz Cordeiro. A vítima, identificada como Marcos da Rocha Aguiar foi morto enquanto estava dormindo. A polícia informou que informações preliminares apontam que o suspeito pulou o muro da casa para conseguir invadir o imóvel. No quintal da vítima a polícia viu as pegadas do calçado do suspeito. As investigações apontam que o homem conseguiu acesso ao imóvel porque a porta estava destrancada. A polícia não detalhou se tinham outras pessoas no imóvel. Ainda não há detalhes sobre autoria e motivação do crime. A Polícia Civil investiga o caso. O corpo de Marcos foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Teixeira de Freitas.

08 Nov 2018 - 15:00h

Por volta de 21h10 desta quarta-feira (07), uma guarnição da Caesg, em radiopatrulhamento na cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, foi informada, através de denúncia anônima, que havia grande movimentação de pessoas traficando drogas em uma residência na Rua Auto da Santa Cruz, no Bairro Mãe Isabel. Segundo informações da polícia, um indivíduo a bordo de uma motocicleta se encontrava em frente à referida residência e, ao perceber a chegada da guarnição, evadiu-se do local. Os policiais ouviram gritos vindos do interior do imóvel e entraram na casa. Um dos indivíduos tentou pular o muro, porém foi alcançado. Mais três indivíduos se encontravam no interior da residência, os quais conseguiram dispensar pelo ralo da pia da cozinha certa quantidade de droga. No local, foram encontrados vários sacos plásticos de geladinho, uma tesoura e uma quantidade de pó aparentando ser fermento químico. No quarto do morador da residência, foi encontrado um narguilé e um tablete grande de substância análoga à maconha. Foram apreendidas ainda duas motocicletas, as quais, juntamente com os indivíduos e o material encontrado, foram apresentadas na delegacia de Brumado.

08 Nov 2018 - 14:30h

A Bahia apresentou um aumento de 57 mil pessoas que trabalham nas ruas em 2017, segundo aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) divulgada, nesta quinta-feira (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número cresceu 26,2% em relação a 2016, o que significa maior aumento em termos absolutos do país e segundo maior em termos percentuais, abaixo apenas do Amapá (+54,8%). Os dados são referentes à comparação entre 2016 e 2017. De acordo com o estudo, em 2016, 217 mil pessoas trabalhavam nas ruas do estado. Já no ano seguinte foram 274 mil pessoas. O número do ano passado é o maior do estado desde 2012, e o segundo maior do país, ficando abaixo apenas do total de São Paulo, que possui 284 mil pessoas que trabalham nas ruas. Conforme aponta a pesquisa, o crescimento do número de pessoas trabalhando nas ruas, na Bahia, entre 2016 e 2017, se concentrou fora da capital. Salvador, que já havia registado uma expansão desse grupo de trabalhadores entre 2015 e 2016 (que foi de 32 mil para 61 mil pessoas), teve uma leve redução em 2017 para 58 mil pessoas. Ou seja, entre 2016 e 2017, a redução foi de três mil pessoas trabalhando nas ruas da capital baiana. Entre os anos analisados, a pesquisa ainda traz dados de que o trabalho nas ruas do estado cresceu proporcionalmente mais entre as mulheres (+33,2%) do que entre os homens (+22,3%). O número de mulheres de 14 anos ou mais de idade que tinham as ruas como local de trabalho passou de 78 mil para 104 mil, entre 2016 e 2017. Já o contingente masculino aumentou de 139 mil para 170 mil. Assim, em 2017, na Bahia, o trabalho em vias ou áreas públicas era mais representativo entre as mulheres (6,4% das que estavam ocupadas trabalhavam nas ruas) do que entre os homens (5,4%).

08 Nov 2018 - 14:00h

Em rondas táticas e ostensivas pela cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, na noite da última quarta-feira (07), uma guarnição da Caesg abordou um indivíduo na Praça Érico Cardoso. Ao perceber a aproximação da viatura, o mesmo dispensou uma sacola plástica. Os policiais então procederam com a abordagem e constataram que na referida sacola havia 13 petecas de substância análoga à maconha. Indagado, o indivíduo admitiu fazer comercialização de entorpecentes. Diante dos fatos, o mesmo foi conduzido, juntamente com o ilícito encontrado, para a delegacia de Brumado para as providências cabíveis. O acusado já possui antecedentes criminais por roubo e posse de drogas.

08 Nov 2018 - 13:30h

Uma jovem de 20 anos morreu após a moto que pilotava no fundo de um caminhão de coleta de lixo no centro de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, na tarde de quarta-feira (7). De acordo com a Polícia Territorial da cidade, Yanca Moreira Silva perdeu a direção da motocicleta, derrapou na pista e bateu no caminhão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez os primeiros atendimentos e encaminhou a jovem para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas ela não resistiu aos ferimentos. Ainda segundo a polícia, o motorista, que não teve o nome divulgado, prestou depoimento e afirmou que não estava em alta velocidade. O acidente é investigado pela delegacia da cidade. Até a publicação desta reportagem, o G1 não conseguiu falar com a prefeitura da cidade.

08 Nov 2018 - 13:00h

A Polícia Civil, por intermédio de investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), prendeu nesta quarta-feira (07) Mário de Oliveira Gama, vulgo Marão, de 30 anos, acusado de tentar matar o primo. Mário se encontrava em sua residência, localizada no Bairro Malhada Branca, em Brumado. Segundo informações da polícia, após uma discussão, Mário esfaqueou por cinco vezes o jovem Fabrício Gama da Silva, de 27 anos. O crime ocorreu na Rua Rio do Antônio, no Bairro São Jorge, na terça-feira (06). A vítima foi socorrida e levada ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, onde foi submetido a um procedimento cirúrgico - seu estado saúde é considerado estável. O acusado já possui passagens na delegacia de Brumado por duas tentativas de homicídio, contra a mãe e a ex-esposa. Ele foi autuado pela prática do crime de homicídio, na modalidade tentada, e permanecerá custodiado na carceragem até posterior deliberação judicial.

08 Nov 2018 - 12:30h

Uma jovem de 20 anos grávida foi encontrada em um cativeiro e com sinais de tortura nesta quarta-feira (7) em Eldorado, no sul de Mato Grosso do Sul. De acordo com a polícia, ela foi sequestrada, torturada e estuprada pelo ex-marido, um homem de 20 anos. A vítima terminou o relacionamento com ex há cerca de 7 meses, e após isso, começou a se relacionar com um outro homem, com quem mora atualmente. De acordo com as investigações, nessa terça-feira (6), o ex-marido com a ajuda do irmão da vítima e de uma mulher, invadiram a casa da jovem armados e a sequestraram em frente a sogra dela. A idosa e vizinhos viram a moça sendo arrastada e disseram à polícia que a vítima foi colocada em um carro, que saiu em alta velocidade.  Nesta quarta, a polícia intensificou a procura pela jovem e a encontrou em uma casa, que servia de cativeiro, em um assentamento em Iguatemi, município vizinho a Eldorado.

A mulher foi resgatada com muitos ferimentos e disse que foi torturada e estuprada pelo ex. Ele foi preso em flagrante com o rosto queimado, e afirmou aos policiais, que a vítima aproveitou um momento de descuido e jogou água quente no rosto dele. O ex-marido confessou os crimes. Ele falou à polícia que estuprou a ex-mulher porque não aceitava o fim do relacionamento. O homem foi levado para a delegacia de Polícia Civil de Iguatemi. De acordo com o delegado responsável pela investigação, Pablo Reis, o preso vai responder pelos crimes de sequestro, cárcere privado, tortura e estupro. O irmão da vítima e a mulher que ajudou no crime também foram presos no fim da tarde desta quarta. Todos os envolvidos serão interrogados. A vítima foi levado para hospital municipal de Iguatemi para realização de exames. Até a publicação desta matéria os resultados ainda não tinham sido divulgados. A jovem está grávida de 4 meses.

08 Nov 2018 - 12:00h

Após a confirmação do Ministério da Educação (MEC) para o município de Brumado ofertar o curso de medicina, o site Achei Sudoeste obteve a informação, com exclusividade, de que as obras de construção do Centro Universitário UniFG serão iniciadas ainda este ano. O Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG) fará o lançamento oficial do curso de medicina na capital do minério, bem como anunciará de imediato o início do canteiro de obras. Felipe Duarte, presidente da mantenedora da UniFG, afirma que a instituição encara com muita responsabilidade essa nova missão em oferecer formação médica para a região do Centro Sul da Bahia. “Para nós é motivo de muita honra assumir esse compromisso com a população de Brumado, um dos municípios mais importantes e referenciais do nosso estado”, disse.

08 Nov 2018 - 11:30h

A pediatria tem a missão de formar o adulto saudável. Se a criança estiver sendo acompanhado por um profissional pediatra desde a sua infância, com certeza, ela se tornará um adulto mais saudável, pois terá acompanhamento preventivo a doenças e orientação sobre uma boa e adequada alimentação. Dentro desta perspectiva e sempre buscando oferecer especialistas da mais alta qualificação a Clínica Mais Vida apresenta em seu quadro a pediatra, Ramonna Baleeiro, que está prestando relevantes serviços na Clínica, contribuindo com o melhor atendimento a comunidade local e toda região de Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

08 Nov 2018 - 11:00h

Nesta semana, foi publicado no Diário Oficial do Município a revogação de um decreto, publicado na gestão do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), em 2012, o qual autorizava a construção de logradouros às margens das rodovias em Brumado. O prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) destacou ao site Achei Sudoeste que o decreto era inconstitucional. “Era um decreto municipal se arvorando a modificar o que era estabelecido por lei estadual e federal”, disse. Para Vasconcelos, o alinhamento dos imóveis na saída para as cidades de Caetité, Livramento de Nossa Senhora e Vitória da Conquista não obedeceu a lei e, hoje, é a população que paga o preço. O prefeito ainda criticou os gestores anteriores que permitiram que as pessoas alinhassem os seu imóveis pela garagem da Novo Horizonte, tomando o espaço da avenida, na BA-262, e causando prejuízo à mobilidade urbana. “A saída para Vitória da Conquista ficou prejudicada. Não tem nem cabimento comparar essa saída com a saída para Caetité”, avaliou. Nesta última, o prefeito salientou que foram levados em conta aspectos como amplitude, largura da rua e acessibilidade. “O decreto vinha legitimar o errado, as propriedades que invadiram o que é de todos. Não podemos permitir uma coisa absurda dessas”, reiterou.

08 Nov 2018 - 10:30h

Mulheres que preferem acordar cedo apresentam risco até 48% menor de desenvolver câncer de mama, aponta estudo apresentado na 2018 NCRI Cancer Conference, que aconteceu esta semana na Escócia. Os cientistas descobriram também que as mulheres que dormem mais do que as oito horas recomendadas por noite estavam mais propensas a apresentar a doença, valor que aumentava em 20% a cada hora dormida a mais. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou recentemente que trabalhar no período noturno poder aumentar a probabilidade de câncer em mulheres. Para os pesquisadores os resultados do novo estudo são relevantes já que a qualidade do sono (ou a falta dela) interfere em diversas funções biológicas, inclusive no surgimento de doenças, como depressão. Por isso, a comunidade científica está sempre investigando a relação entre o sono e os riscos de doenças em geral como forma de descobrir que tipo de modificações comportamentais podem ajudar a reduzi-los.

08 Nov 2018 - 10:00h

Obras estão sendo realizadas na subestação de tratamento de água II, da Embasa, em Brumado. Segundo o Gestor Regional da empresa na cidade de Caetité, Paulo Ledo, as obras, orçadas em cerca de R$ 680 mil, visam ampliar e melhorar a subestação para otimizar o abastecimento na cidade. “Vamos ter uma quantidade de água maior na unidade, além da melhoria na qualidade da água. Estimamos o benefício a 25.110 mil habitantes, englobando Brumado e Malhada de Pedras”, destacou ao site Achei Sudoeste. No município, são muitas as críticas direcionadas à Embasa, alegando que a empresa não se preparou antecipadamente para o crescimento populacional da cidade e também para a demanda da operação pipa. Por conta disso, constantemente ocorre a suspensão no abastecimento. Sobre o assunto, Ledo disse que, no que se refere ao abastecimento de água potável, a Embasa tem uma cobertura recorde em Brumado, totalizando quase 100% na zona urbana. “A Embasa tem condições 100% de oferecer água à população. O problema da zona rural é outro assunto, que não estava previsto no projeto original. O que se faz de ampliação é justamente para tentar atender a zona rural do município de Brumado”, afirmou.

08 Nov 2018 - 09:30h

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,45% em outubro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta foi pressionada pelo aumento de preços de alimentos e transportes. É a maior taxa para o mês desde 2015, quando foi registrado aumento de 0,82%. O resultado mostra que o indicador ficou abaixo do índice de setembro, que foi de 0,48%. No acumulado do ano, o aumento foi de 3,81%, maior do que o registrado em igual período do ano passado (2,21%). Nos últimos doze meses, o IPCA acumula alta de 4,56%. Os preços do grupo de Alimentação e bebidas aceleraram de 0,10% em setembro para 0,59% em outubro. O grupo Transportes desacelerou de 1,69% para 0,92% – ainda assim, os dois correspondem a 43% das despesas das famílias e contribuíram com cerca de 70% do IPCA do mês de outubro.

08 Nov 2018 - 09:00h

O prefeito do município de Lagoa Real, Pedro Cardoso Castro (MDB), terá que pagar uma multa no valor de R$ 2 mil, imposta pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) porque pagou ao “Instituto Tiradentes” R$578,00 para ser homenageado com diploma e medalha, como sendo um dos “Cem melhores prefeitos do Brasil. O “instituto”, de acordo com reportagem da Rede Globo apresentada no programa “Fantástico” em agosto, prestou a mesma homenagem a um jumento. Pedro Cardoso Castro, logo após a veiculação da reportagem tomou a iniciativa de devolver aos cofres do município o dinheiro pago pela “honraria” e também R$1 mil que recebeu a título de diárias para transporte e hospedagem. Apesar da iniciativa de devolver o dinheiro, o conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, na sessão desta quarta-feira (7) do tribunal, ao apresentar parecer sobre o Termo de Ocorrência instaurado para apurar os gastos com a fraude, recomendou a aplicação da multa de R$2 mil, para que o prefeito tenha mais cuidado e se abstenha de gastar dinheiro público com supostas homenagens que em nada contribuem para o município. O prefeito argumentou que agiu de “boa-fé” e que, para ele, até então o tal Instituto Tiradentes era tido como entidade “séria e ilibada”, não sensibilizou nenhum dos conselheiros do TCM. Cabe recurso da decisão.

08 Nov 2018 - 08:30h

Um dos processos que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Operação Lava Jato está pronto para receber sentença da 13ª Vara Federal de Curitiba. A ação penal trata de suposta propina de 12,9 milhões de reais paga pela Odebrecht a Lula por meio das compras de um terreno que abrigaria o Instituto Lula e uma cobertura vizinha à do petista em São Bernardo do Campo (SP). Não há prazo para a conclusão da ação em primeira instância, que pode terminar com o ex-presidente condenado ou absolvido. Após o “sim” do juiz federal Sergio Moro ao convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para ocupar o Ministério da Justiça no governo que começará em 1º de janeiro, a responsável pelo processo atualmente é a juíza federal substituta Gabriela Hardt. Depois que Moro pedir exoneração – ele se afastou da Lava Jato e pediu férias – um novo juiz federal titular assumirá os processos abertos a partir da operação no Paraná. Podem manifestar interesse na vaga de Sergio Moro juízes vinculados ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que abrange Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O candidato que tiver mais tempo de magistratura será escolhido pelo TRF4 como novo titular das ações. No processo que aguarda sentença de Gabriela, Lula é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

08 Nov 2018 - 08:00h

Nesta terça-feira (06), o Ministério da Educação publicou o resultado final do processo e autorizou a implantação da Faculdade de Medicina em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) falou sobre a luta para obter a conquista. “Foi uma coisa que plantamos ao longo de dois anos com muito sacrifício. Houve batalhas, perdemos algumas, mas não desistimos, lutamos e vencemos. Brumado pode comemorar”, destacou, afirmando que não há como haver retrocesso e o processo está 99% concluído. O Centro Universitário UniFG, mantido pelo Centro de Educação Superior de Guanambi (CESG), vai oferecer o curso na cidade. “Infelizmente, Brumado não tem grupo próprio para fazer isso”, completou. Para Vasconcelos, com o tempo, porém, a escola de medicina vai se consolidar e, realmente, se firmar com base em Brumado.

08 Nov 2018 - 07:30h

No Brasil, a população carcerária feminina aumentou 567%, entre 2000 e 2016, segundo um estudo da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (Dapp/FGV). O aumento pode chegar até 700% se considerados os dados atualizados até 2018. O levantamento reforçou que o país é um dos que mais encarceram mulheres, e as prisões relacionadas ao tráfico de drogas correspondem à maior parte delas. Em 2016, a população feminina nas prisões brasileiras era de 42.355 mulheres. Quando analisada a incidência de prisões para cada 100 mil, o Brasil chega a 40,6, o que o classifica como o terceiro com o maior número de detentas do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (65,7) e da Tailândia (60,1). Entre os cinco estados com os maiores números, quatro estão na região Norte: Amazonas (9,2%), Rondônia (8,2%), Acre (7,1%) e Roraima (6,7%). O Mato Grosso do Sul é o que tem maior percentual de mulheres em relação ao total da população carcerária: 11,3%. Além disso, o estudo chamou atenção para os presídios mistos, em que há presos e presas. Entre as penitenciárias brasileiras, 17% são mistas e 7% são exclusivamente femininas.

08 Nov 2018 - 07:00h

Na Bahia, apenas 36% dos municípios contam com esgotamento sanitário. Em Brumado, algumas equipes de empresas prestadoras de serviço da Embasa realizaram recentemente um estudo topográfico com vistas à elaboração de um projeto para implantação do sistema de esgotamento sanitário no município. Sobre o assunto, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse ao site Achei Sudoeste que não acredita na empresa. “Me engana que eu gosto”, resumiu. O gestor ainda ironizou afirmando que “escaldado de água quente, de água fria tem medo”.

08 Nov 2018 - 00:00h

A Embasa iniciou um estudo topográfico com vistas à implantação do sistema de esgotamento sanitário no município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Gestor Regional da empresa na cidade de Caetité, Paulo Ledo, explicou que o projeto já existia, mas houve uma adaptação, e, agora, o levantamento topográfico está sendo feito pela empresa Pec de Souza Ltda. Com relação ao início das obras para viabilização do sistema, Ledo afirmou que não há nenhuma informação e que, para isso, será preciso liberação governamental, entre outros trâmites, que fogem do controle da gestão regional. O gestor ainda informou que o projeto do sistema de esgotamento sanitário engloba a sede de Brumado e a Vila Presidente Vargas.

07 Nov 2018 - 18:00h

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai liberar o pagamento da segunda parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas a partir do dia 26 deste mês. O depósito do abono natalino será realizado até o dia 7 de dezembro para os beneficiários do INSS. A primeira parcela, correspondente a 50% do benefício, foi paga em agosto para os aposentados e pensionistas, somando 29,7 milhões de benefícios. Ao todo, foram pagos 20,7 bilhões de reais. O Imposto de Renda, se houver, será descontado da segunda parcela. Quando o dinheiro for liberado, os beneficiários poderão realizar a consulta pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo do órgão, onde as informações estão disponíveis em “Histórico de Crédito do Benefício”. Também é possível fazer a consulta em agências do INSS.

07 Nov 2018 - 17:30h

Faleceu nesta quarta-feira (07) o ex-vice-prefeito de Rio de Contas, Jonas Mafra, após complicação em seu quadro de saúde. De acordo com o Blog Regional, ele estava internado no Hospital São Vicente, na cidade de Vitória da Conquista. Mafra foi vice-prefeito de Rio de Contas por quatro mandatos e vereador também por quatro mandatos. “Expresso aqui meus sentimentos, não somente para a família, como para todo povo de Rio de Contas pelo falecimento do nosso amigo Jonas Mafra. Vice-prefeito em 4 ocasiões, duas comigo. Exemplar, tranquilo e sempre preocupado com a promoção social dos mais humildes. Rio de Contas perde um grande homem que a partir de agora viverá, ainda que morto, na glória do pai celestial. Descanse em paz amigo”, escreveu  o ex-prefeito Marcio Farias (PSD).

07 Nov 2018 - 17:00h

Uma estudante de apenas 12 anos, da cidade de Anagé, a 86 km de Brumado, morreu atropelada em acidente no fim da manhã desta quarta-feira (07), na BA-262. Segundo informações de testemunhas, a criança, que não teve o nome revelado, desceu de um ônibus escolar e foi atingida por um carro de passeio no momento que ela atravessava a rodovia. O Samu 192 se deslocou até o local, mas ela não resistiu.

07 Nov 2018 - 16:05h

Apesar da queda de braços envolvendo moradores do entorno da Praça Dr. Nelson Lula, e o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), a rotatória do local será liberada ainda hoje (07). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a empresa responsável pela obra aumentou o efetivo de trabalhadores para atender o pleito da Prefeitura Municipal e liberar a trafegabilidade no local. A rotatória terá área verde com palmeiras. O prefeito municipal contestou as declarações dos moradores e afirmou que o projeto original nunca foi mudado, ao garantir a manutenção da rotatória.

07 Nov 2018 - 15:50h

Apesar do avanço das obras, os moradores do entorno da Praça Dr. Nelson Lula, em Brumado, continuam insatisfeitos com a rotatória que está sendo construída no meio da praça. A rotatória não fazia parte do projeto original elaborado pela prefeitura municipal e aprovado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PBSB) disse que irá manter a rotatória que sempre existiu no local. “Justamente porque o prefeito é sensível ao que é correto é que irá manter a passagem por ali, que existe desde que o mundo é mundo, desde que Brumado foi fundado, desde que aquela área foi povoada. A obstrução da passagem seria uma tragédia anunciada”, afirmou. Em sua avaliação, a manutenção da rótula leva em conta a fluidez do trânsito e a trafegabilidade de veículos maiores, como caminhões. O prefeito disse ainda que lamenta que pessoas que não têm compromisso com Brumado estejam instigando a população com o objetivo de gerar desgaste político com a administração. Conforme lembrou, outras obras também causaram reivindicações, como o alargamento da saída para Caetité, mas, no fim, o bom senso prevaleceu. “O tempo é o senhor da verdade e a verdade vai prevalecer”, finalizou.

07 Nov 2018 - 15:30h

Do dia 25 de outubro até 10 de novembro, a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) realiza Encontros Regionais para Monitoramento e Manutenção do Programa Água Doce (PAD). No município de Brumado, as atividades aconteceram no dia 25 de outubro. Na oportunidade, técnicos da Sema, da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) escutaram as comunidades beneficiadas para avaliar a situação das obras civis, dos sistemas de dessalinização e dos arranjos institucionais e acordos de gestão. Participaram do encontro representantes (operadores e membros do núcleo gestor local) das 145 comunidades beneficiadas na primeira etapa do programa. A atividade de monitoramento inclui os componentes Mobilização social (revisão dos acordos de gestão junto às comunidades), Obra civil (avaliação das condições e manutenção da infraestrutura civil) e Equipamento de dessalinização (manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos). O investimento total previsto para o PAD na Bahia é de R$ 61,8 milhões, com meta de implantar 385 sistemas de dessalinização sustentável, em 67 municípios prioritários, configurando-se o maior convênio com o MMA.