Achei Sudoeste

02 Abr 2020 - 08:30h

O número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Brasil subiu para 6.931 e o total de mortes chega a 244. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (01). No último balanço do governo, na terça-feira (31), o total de infectados chegava a 5,717 e 201 mortes confirmadas.

02 Abr 2020 - 08:00h

Na quarta-feira (1°), o Sindicato dos Bancários enviou ao poder público de Vitória da Conquista, Brumado, Itapetinga, Livramento de Nossa Senhora e Poções um novo ofício cobrando medidas de enfrentamento à aglomeração de pessoas nas agências bancárias da região. No documento, a diretoria reitera que se os órgãos responsáveis não garantirem, conforme as recomendações do Ministério da Saúde, uma distância de, no mínimo, dois metros na fila - caso os clientes não tenham máscara - ou de um metro - se estiverem usando -, o risco de contaminação é altíssimo. Nos cinco municípios citados, conforme salientou, enormes filas continuam se formando nas unidades bancárias, já que as medidas de fechamento parcial do comércio não incluíram os bancos. No último dia 23, o sindicato já havia encaminhado ofícios às prefeituras solicitando providências que evitassem a aglutinação de pessoas nos bancos, mas não obteve resposta.

02 Abr 2020 - 07:30h

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, no final da tarde desta quarta-feira (1º), mais 29 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados no estado totaliza 246, o que representa 3,8% do total de casos notificados. A primeira morte no estado foi registrada no domingo (29). E a segunda morte ocorreu na segunda-feira (30). Até o momento, 1.763 casos foram descartados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta quarta-feira (1º). Ao todo, 34 pessoas estão curadas e 33 estão internadas. Ainda de acordo com a Sesab, de 27 a 01/04, 141 pacientes com suspeita de Covid-19 estão internados em hospitais do estado. Em comparação ao boletim de segunda-feira (31), houve uma queda, quando tinha 149 casos. Esse número segunda-feira correspondia a 92.

02 Abr 2020 - 07:00h

A Companhia Independente de Policiamento Rodoviário de Brumado divulgou nesta terça-feira (01) o balanço de acidentes do mês de março, nas rodovias de acesso à região. Segundo o balanço enviado ao site Achei Sudoeste, durante todo o mês, os policiais intensificaram as ações nos diversos postos de fiscalização e controle de trânsito, além de abordarem com foco no enfrentamento ao tráfico de drogas, armas de fogo e uso de bebida alcoólica. Nesse período, segundo o balanço, foram registrados 32 acidentes com 04 mortes. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a PRE registrou o mesmo número de acidentes totais, porém com um aumento de 02 mortes. A maioria aconteceu na região de Brumado e na região de Sussuarana. Pelo segundo mês consecutivo, destaca-se o baixíssimo número de acidentes na Serra do Marçal: apenas 01. Isso se deve, segundo a CIPRV, as ações de Pit Stop pela Vida. Na condição das vítimas de acidentes, apenas 01 foi considerado grave.

02 Abr 2020 - 06:50h

Em nota técnica enviada ao site Achei Sudoeste, a Secretaria de Saúde de Brumado determinou que o Mercado Municipal deverá abrir aos sábados apenas até o meio dia, devendo permanecer fechado durante o restante do final de semana, reabrindo-se, normalmente, às segundas-feiras. A medida leva em consideração que, nos dias de isolamento social determinados, não houve fluxo significativo no local. No final de semana, deverá ser evitada a circulação interna de transeuntes, os quais muitas vezes não estão lá para adquirir alimentos.

02 Abr 2020 - 06:10h

Após as declarações ao site Achei Sudoeste do secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, da existência de muita subnotificação de casos de Covid-19, o novo coronavírus, em Vitória da Conquista, a prefeitura local se pronunciou. De acordo com Alexsandro Nascimento Costa, secretário de saúde de Conquista, ele reconhece a possibilidade. “É uma realidade esse tipo de situação em todas as cidades do mundo, eu também acredito que exista subnotificação, em Vitória da Conquista (…) é uma realidade que não está posta só para Conquista, é para todos os lugares dessa pandemia, não há sistema que consiga”, pontuou Costa em entrevista coletiva à imprensa. Segundo o Blog do Caíque Santos, Alexsandro disse ainda que a oferta de exames para Conquista é limitada em função de vários fatores. “O próprio Ministério esclarece essa limitação que existe na disponibilidade dos exames, na entrega dos resultados. Lá no Instituto Adolfo Lutz, tem 16.000 exames por fazer. A característica da doença, ela é tão severa do ponto de vista da propagação, que este sistema acaba sendo insuficiente, lógico que você vai ter subnotificação”.  No momento, a cidade tem 181 casos notificados; 78 descartados; 66 aguardando resultado; 36 aguardando coleta e um caso confirmado de coronavírus.

02 Abr 2020 - 00:00h

Mesmo com a suspensão das aulas em Brumado, muitas famílias têm seguido uma rotina de atividades com as crianças em casa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Norma Sandra disse que procura manter, todos os dias, uma rotina de estudos com o filho Filipe Amorim, de 5 anos, para que ele não perca o hábito de aprender. Com o auxílio de um quadro branco, ela incentiva o pequeno Felipe com atividades escolares, jogos e brincadeiras. “Também busco atividades em diversos livros que eu tenho em casa de educação infantil. Sempre procuro variar os conteúdos”, relatou. Segundo ela, as atividades são enriquecidas com brincadeiras e jogos para estimular o aprendizado. “Não é só passar a matéria, é fixar. E nada melhor pra fixar esses conteúdos do que usar o lúdico. Ele gosta muito e se envolve mais. Muitas vezes, ele até pede tarefinhas ou atividades pra fazer”, contou. Para o Filipe, mesmo com saudades da escola, a mãe é uma excelente professora.

01 Abr 2020 - 18:00h

A secretaria de saúde de Brumado, confirmou, no final da tarde desta quarta-feira (01), mais um caso que testou positivo para o Covid-19, o novo coronavírus. Com isso, o município chega ao quito caso confirmado do vírus. De acordo com a pasta, o número de casos notificados suspeitos subiu para 269. 07 foram descartados. Segundo o boletim, 11 resultados são aguardados o envio dos resultados pelo Laboratório Central (Lacen) de Salvador. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

01 Abr 2020 - 17:00h

Uma médica que trabalha em uma unidade de saúde de Brumado é uma das pacientes infectadas pelo coronavírus no município. A informação foi confirmada na última terça-feira (31). A prefeitura informou que a médica atende na Unidade Básica de Saúde Joaquim de Castro Donato e foi afastada. A equipe que trabalhava com ela também foi afastada das atividades e deve ficar isolada. A prefeitura não detalhou quantas pessoas foram afastadas, mas disse que a unidade de saúde foi isolada na terça e assim permanecerá pelo período de 14 dias. A secretaria de saúde solicitou que todos os pacientes que foram atendidos pela médica entre os dias 16 a 23 de março mantenham o isolamento. O isolamento social será mantido pela prefeitura de Brumado, que possui quatro casos do Covid-19.

01 Abr 2020 - 16:30h

Diante do alastramento dos contágios pelo novo coronavírus, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinaram nesta terça-feira, 31, portaria que autoriza o sepultamento e cremação de pessoas sem a necessidade de um atestado de óbito. A medida ocorre após o próprio Mandetta ter afirmado a governadores de Estado que o momento é de preparar funerárias para o provável aumento no número de vítimas fatais da Covid-19. A portaria, à qual a Revista Veja teve acesso, deve ser publicada nas próximas horas, e especifica, por exemplo, que estabelecimentos de saúde poderão enviar pessoas para sepultamento ou cremação sem certidões de óbito “na hipótese de ausência de familiares ou pessoas conhecidas do obituado ou em razão de exigência de saúde pública”. Entre as justificativas da medida estão a “necessidade de uniformização nacional do protocolo de anotação da causa mortis relacionada às doenças respiratórias no preenchimento das Declarações de óbitos por todos os serviços de saúde do País” e a constatação de que deve se “providenciar o sepultamento em razão dos cuidados de biossegurança, a manutenção da saúde pública e respeito ao legítimo direito dos familiares do obituado providenciarem a inumação [enterro]”.

01 Abr 2020 - 16:00h

Devido à paralisação das atividades em decorrência da pandemia do coronavírus, muitos trabalhadores já passam por dificuldades financeiras. Em Brumado, muitas famílias enfrentam essa dura realidade. Pensando em colaborar e criar uma corrente de solidariedade, o Tiro de Guerra e empresários, com o apoio da imprensa local, vão lançar uma campanha de arrecadação de alimentos para distribuição a famílias carentes. As doações poderão ser realizadas na sede do Tiro de Guerra. A distribuição dos alimentos será realizada após uma quantidade significativa de alimentos ser arrecadada. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-2458.

01 Abr 2020 - 15:30h

O Ministério da Saúde lançou recentemente um serviço de informações via WhatsApp sobre a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Por meio dele, a população e os profissionais de saúde podem conhecer melhor a infecção, as formas de contaminação e as recomendações de tratamento. Além disso, são desmentidas fake news relacionadas ao tema. Para usar o canal, basta enviar uma mensagem no aplicativo para o número (61) 99938-0031. De acordo com o blog Saúde da Veja, as respostas são fornecidas por um bot, tipo de robô treinado para fazer atendimento automático, que oferece um menu inicial com 10 opções diferentes e, a partir daí, direciona o usuário. Entre os tópicos tratados no espaço estão o passo a passo para fazer o isolamento domiciliar de maneira correta e como saber qual o momento adequado de ir ao pronto-socorro em caso de suspeita da doença. Há uma seção exclusiva para profissionais de saúde, com o protocolo de tratamento do novo coronavírus. O canal ainda fará o meio de campo para pessoas físicas ou jurídicas que desejem realizar doações financeiras destinadas ao controle da pandemia.

01 Abr 2020 - 15:00h

Moradores da região rural do distrito de Morrinhos, em Guanambi, a 141 km de Brumado, estão preocupados com a movimentação de trabalhadores das obras da Ferrovia de Integração Oeste Lesta (Fiol). Na última segunda-feira (30), o Consórcio Fiol iniciou a transferência de máquinas pesadas que estavam em Brejinho das Ametistas, em Caetité, a 100 km de Brumado, para a região de Morrinhos. A mudança se deu pelo decreto expedido pela prefeitura de Caetité na semana passada. De acordo com a Agência Sertão, a normativa suspende as atividades industriais de extração, transformação, construção civil e de similares. A exceção é apenas para indústrias de alimentos e de geração de energia. Já em Guanambi, o decreto sancionado no sábado (28) flexibilizou as restrições, autorizando as atividades de construção civil. Cerca de 250 operários trabalham atualmente na obra. Além dos moradores da região da nova frente de trabalho, trabalhadores da obra também estão com medo de contrair o coronavírus em meio às aglomerações do dia a dia de trabalho.

01 Abr 2020 - 14:30h

O estado da Bahia receberá do Ministério da Saúde 31.634 testes rápidos de detecção do coronavírus, segundo informação divulgada na noite de terça-feira (31), pela pasta. O material faz parte dos quase 500 mil kits que chegaram no Brasil na última segunda-feira (30) e serão distribuídos entre os estados e o Distrito Federal. A Bahia é o quarto estado que receberá a maior quantidade de testes rápidos em todo o país. São Paulo, com o recebimento de mais de 106 mil testes, lidera a lista, seguido por Minas Gerais (aproximadamente 50 mil) e Rio de Janeiro (cerca de 37 mil). Ainda não há informações de quando os kits chegarão à Bahia.

01 Abr 2020 - 14:00h

Na última segunda-feira (30), um hotel foi interditado e teve o alvará de funcionamento cassado em Brumado, após descumprir decreto da prefeitura suspendendo o funcionamento desse tipo de estabelecimento. O estabelecimento está localizado no Bairro Novo Brumado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), essa foi a segunda vez que o estabelecimento foi notificado pelos agentes de fiscalização. Desde o dia 21 de março deste ano, todos os estabelecimentos não essenciais, incluindo hotéis, lojas, igrejas e centros religiosos, estão fechados por meio do Decreto nº 5.246, que determina medidas de combate à pandemia da Covid-19.

01 Abr 2020 - 12:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Caroline Rebouças, coordenadora técnica do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, informou que Brumado ainda não recebeu 100% do quantitativo das vacinas. “A Base de Brumado, representando os treze municípios da região, já recebeu mais de 20 mil doses das vacinas. Inicialmente, essas vacinas devem ser destinadas aos idosos e profissionais da saúde, que são prioridade nesse momento”, ressaltou. Segundo Rebouças, um novo lote de vacinas deverá ser entregue na Base Regional nesta quarta-feira (01), de onde serão distribuídos para os municípios. “Até o momento, Brumado recebeu 5.220 doses. Cada município realizou a sua própria estrutura e logística diante da pandemia”, afirmou. A coordenadora frisou que o Ministério da Saúde cumprirá as metas de vacinação e atingirá o público alvo em sua totalidade.

01 Abr 2020 - 11:30h

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) concedeu novo pronunciamento na noite desta terça-feira (31), em rede nacional. Em tom mais moderado, o chefe de Estado recuou, utilizou dois dos sete minutos da declaração para reproduzir um discurso do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, e falou que “as medidas protetivas devem ser implementadas de forma racional e coordenada”. “Desde o início do governo temos trabalhado em todas as frentes para sanar problemas históricos e melhorar a vida das pessoas. O Brasil avançou muito nesses 1 ano e 5 meses. Agora estamos no maior desafio da nossa geração. Minha maior preocupação sempre foi salvar vidas, tanto pela pandemia, quanto pelo desemprego e fome”, disse. Após, de forma recorrente, defender a amenização do isolamento social e da quarentena, Bolsonaro lembrou “a importância de medidas de prevenção no controle da pandemia“. “[É momento de] pensar nas mais vulneráveis. Minha preocupação, desde o princípio, o que será do camelô, diarista, ajudante de pedreiro, caminhoneiros, e outros autônomos?”, declarou. Em tom mais moderado, o presidente não minimizou os impactos da pandemia, e pregou organização para “evitar perdas humanas”. “Todas as vidas importam”, frisou. “Na última reunião do G20, nós, chefes de Estado, acordamos que iriamos vamos preservar vidas”, indicou. Cobrado para ser a liderança do país no combate ao vírus, Bolsonaro afirmou que sua “obrigação é reorganizar o país e ter um país ainda mais forte após a epidemia”, e adotou postura de trégua com governadores e prefeitos. “Reafirmo o meu pacto para a preservação da vida e a união de todos, governadores, prefeitos e todos. Deus abençoe nosso amado Brasil”, finalizou.

01 Abr 2020 - 11:00h

A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início na última semana, em todo país. Nessa primeira etapa, estão sendo vacinados os idosos e os profissionais de saúde. Em Brumado, a vacina acabou rapidamente nos postos de saúde e muitos idosos não foram imunizados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, disse que o quantitativo enviado pelo Ministério da Saúde não foi suficiente para atender todo público alvo e a Administração aguarda a chegada de um novo lote de vacinas para retomar a campanha na cidade. “A previsão é que chegue a partir de amanhã (01), mas não é nada certo, apenas uma previsão. Assim que chegar, o Município estará avisando. Vamos manter a mesma forma de trabalho, por dia e mês de nascimento a fim de evitar as aglomerações”, destacou.

01 Abr 2020 - 10:30h

Três homens foram presos suspeitos de praticar assaltos em Jequié, no sudoeste da Bahia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), 16 celulares e 35 pedras de crack foram apreendidos na ação. De acordo com a SSP, o caso ocorreu na segunda-feira (30), no bairro de Jequiezinho. Após rondas na rua Álvaro Miranda, as guarnições receberam uma denúncia de assalto a moradores na localidade. Conforme a SSP, com o trio, também foram apreendidos uma moto, dois tablets e oito buchas de maconha, além de um aparelho eletrônico. Os materiais e os criminosos, que não foram identificados, foram apresentados na Delegacia de Jequié.

01 Abr 2020 - 10:00h

Somente na noite desta terça-feira (31), Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, terceira maior cidade da Bahia, confirmou o primeiro caso de coronavírus. Para o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, existe muita subnotificação de casos da doença na cidade vizinha. “Muita gente deve estar em casa escondido com sintomas, mas com medo dessa condenação social. Não posso afirmar com certeza, é a minha opinião. Deve existir muita, muita subnotificação”, afirmou ao site Achei Sudoeste. O secretário acredita que, mesmo em Brumado, onde há 237 casos suspeitos sendo monitorados, também esteja havendo subnotificação. “O primeiro paciente testado positivo em Brumado chegou em um voo que veio de Belo Horizonte e pousou em Vitória Conquista. O mesmo paciente que testou positivo em Jequié veio nesse mesmo voo. Brumado e Jequié testaram positivo e a nossa capital regional nada?”, questionou. Feres frisou ainda que Brumado tem feito o seu papel e sido o mais transparente possível no enfrentamento ao Covid-19.