Achei Sudoeste

12 Fev 2019 - 10:30h

Cerca de 70 deputados da França foram vítimas de ataques em seus escritórios ou residências desde o começo das manifestações dos “coletes amarelos” há três meses, segundo números revelados pelo ministro do Interior, Christophe Castaner, e divulgados pelo jornal Le Parisien. A estatísticas foram publicadas depois que o presidente da Assembleia Nacional, Richard Ferrand, denunciou neste fim de semana um incêndio provocado em sua residência em Finistère, na região de Bretanha. “Sinto muita raiva diante de um gesto assim. Assumir um cargo é se expor à crítica, mas esta violência e estas intimidações são inaceitáveis. Sempre estarei do lado dos deputados que, como Richard, encarnam a nossa democracia”, afirmou o primeiro-ministro, Édouard Philippe, após o ocorrido. Os principais líderes da oposição, desde Marine Le Pen, de ultradireita até, ao esquerdista Jean-Luc Mélenchon, mostraram solidariedade com o presidente da AN. O movimento dos coletes amarelos começou em outubro passado, de maneira espontânea e sem lideranças, em protesto contra a política do governo de Macron de aumento dos preços dos combustíveis fósseis. Com o recuo do Palácio do Eliseu, os manifestantes continuaram com protestos, sempre nos sábados, contra o custo de vida alto e reformas em curso.

12 Fev 2019 - 10:00h

O núcleo Mariele Franco do PSOL de Brumado convida sócios, simpatizantes e a população para a fundação da diretoria do partido, que será realizada no dia 24 deste mês, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brumado, localizado na Rua Alan Kardec, 06, Centro. O evento contará com a presença do secretário do PSOL do estado da Bahia, Danilo Moura, e do representante regional, professor Euvaldo Gomes.

12 Fev 2019 - 09:30h

O governo federal discute não liberar mais o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as vítimas de Brumadinho. O município sofreu com o rompimento de uma barragem da Vale no dia 25 de janeiro, que até o último domingo, 10, contabilizava 165 mortos após a tragédia e 160 desaparecidos. A Caixa Econômica Federal tinha anunciado a medida na segunda-feira após a tragédia. O ânimo do governo com a proposta parece ter diminuído. Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil, comentou sobre o assunto nesta segunda-feira, 11. Segundo ele, não é “justo” as pessoas terem de arcar com recursos próprios os prejuízos. “Também a própria AGU (Advocacia-Geral da União) vai ter de entrar nessa circunstância porque isso vai ter de ser cobrado da Vale. A formatação disso, acho que hoje à tarde nós vamos mostrar ao país”, completou, fazendo referência a uma reunião no Palácio do Planalto com ministros do gabinete de crise de Brumadinho nesta segunda-feira. Segundo a Veja, os trabalhadores que tivessem residência na área afetada poderiam solicitar o saque do FGTS, conforme previsto na Lei 10.878/04, que autoriza a liberação de valores do Fundo em áreas atingidas por desastre natural, a partir da decretação de estado de calamidade ou situação de emergência pelo Governo do Município ou do Estado e confirmação pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O limite máximo de saque seria de 6.220,00 reais por trabalhador.

12 Fev 2019 - 09:00h

No último sábado (09), uma mulher registrou uma queixa de roubo na Delegacia Territorial de Guanambi, a 141 km de Brumado. Ela estacionava o veículo na Rua Joaquim Domingues de Souza, no Bairro Vasconcelos, quando foi abordada por dois indivíduos a bordo de uma motocicleta. Segundo informações da polícia, o carona anunciou o roubo e o outro assaltante retirou o filho da vítima, de dois anos, que dormia no banco de trás do carro. De acordo com o Sudoeste Bahia, em seguida, ambos fugiram com o veículo. A polícia civil está investigando o caso.

12 Fev 2019 - 08:30h

Um homem foi preso suspeito de estuprar a filha, de 12 anos, na cidade de Teixeira de Freitas, região sul da Bahia, no domingo (11). De acordo com a polícia, Wemerson Damásio Coimbra, 33 anos, foi localizado no bairro Nova Teixeira, após vizinhos escutarem gritos da menina e acionarem a polícia. Ele foi encaminhado para a delegacia da cidade, onde permanece preso. De acordo com o G1, a adolescente relatou que foi a quarta vez que ela foi abusada pelo pai. A mãe da criança está viajando. A menina passou por exames médicos e está na casa de parentes. Ela é acompanhada por representantes do Conselho Tutelar da cidade.

12 Fev 2019 - 08:00h

Na última sexta-feira (08), durante a sessão legislativa, o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), leu a carta enviada pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) relatando que o filho, o vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu Vasconcelos, não teria mais condições de assumir o cargo em razão de um tratamento de saúde para se livrar da dependência química. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente disse que está na capital baiana, no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a fim de resolver a questão, visto que uma decisão judicial impede o suplente de assumir a vaga em caso de pedido de licença para tratamento de saúde. “Tenho certeza que a gente vai chegar em um denominador comum o mais rápido possível”, afirmou. Quinteiro disse que, nesse momento, é preciso respeitar a dor da família do vereador, criticando aqueles que querem se aproveitar da situação e transformar a mesma em um fato político. “Quero deixar bem claro para toda população que o vereador Dudu Vasconcelos, quando do seu afastamento, nunca recebeu um centavo sequer de salário da Câmara Municipal de Brumado”, ressaltou.

12 Fev 2019 - 07:30h

Três dias depois do trágico incêndio que matou dez jovens atletas no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, no Rio de Janeiro, um incidente semelhante – de proporções bem menores – abateu outra equipe do Rio nesta segunda-feira, 11. Um dos quartos da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), localizado em Campo dos Afonsos, na Zona Oeste da cidade, onde atletas do Bangu estavam alojados, pegou fogo nesta tarde. Dois atletas do elenco, que não tiveram seus nomes divulgados, e um soldado que os socorreu foram encaminhados ao Hospital da Aeronáutica. A assessoria de imprensa do Bangu informou que os casos não são graves. O soldado e um dos atletas devem ser liberados ainda nesta segunda-feira. O outro jogador foi encaminhado ao CTI por precaução, pois inalou mais fumaça. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. Segundo a Veja, o Bangu, que não se classificou para a semifinal da Taça Guanabara, vem treinando no CDA, complexo militar que abriga estruturas como o Centro Olímpico de Treinamento da Aeronáutica.

12 Fev 2019 - 07:00h

Pacientes do Hospital Regional de Guanambi (HRG), a 141 km de Brumado, denunciam a situação precária da unidade. Através de imagens feitas pelos pacientes é possível ver que as instalações elétricas do hospital estão deterioradas e os ventiladores em péssimo estado de conservação. Além disso, há cadeiras de acompanhante quebradas, lixo no chão e muita desorganização. Em algumas alas, os pacientes encontraram baratas. De acordo com o Sudoeste Bahia, os usuários cobram da direção da unidade medidas urgentes para contornar a situação. O vice-diretor do HGR, Dorisvaldo Lobo, destacou que o local passará por uma reforma, com previsão de ampliação e construção de novos departamentos. Segundo ele, as obras devem começar no próximo dia 20.

12 Fev 2019 - 00:00h

Bastante conhecida no meio político da cidade de Aracatu, Braulina Lima (PR) acaba de lançar a sua pré-candidatura para disputar a prefeitura municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Lima disse que se colocou à disposição da comunidade, já pensando em 2020. “O município de Aracatu vive um momento muito crítico. Está tudo bagunçado e a gente não vê nada funcionando. Hoje, Aracatu está vivendo uma regressão muito grande”, declarou, acrescentando que a situação piorou bastante de 2016 para cá. A pré-candidata afirmou que o povo de Aracatu é muito sofrido e precisa de atenção, especialmente na saúde e educação. Lima criticou a atual administração, que, segundo ela, poderia ter renovado o Reda recentemente realizado pelo município a fim de dar oportunidade aos trabalhadores, porém não o fez e os mesmos estão na insegurança se terão trabalho ou não. Para ela, a contratação de pessoas sem o devido concurso público é um problema no município, aliado a questões na rede de saúde, educação e infraestrutura.

11 Fev 2019 - 17:30h

O Ministério de Minas e Energia, dirigido pelo almirante Bento Lima Leite, determinou a instauração de processo administrativo para obter informações referentes ao rompimento da barragem da mineradora Vale na mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), no dia 25. A portaria foi publicada nesta segunda-feira, 11, no Diário Oficial da União. De acordo com o texto, o processo administrativo servirá para a adoção de providências que se fizerem necessárias quanto à prevenção, controle e mitigação das consequências dos danos provocados pelo rompimento no município mineiro, bem como para a adoção de providências quanto à segurança de barragens. Segundo a Veja, boletim divulgado no domingo contabilizava 165 mortos após a tragédia e 160 desaparecidos entre funcionários da mineradora, terceirizados que prestavam serviços à Vale e membros da comunidade. Há ainda 138 pessoas desabrigadas e duas seguem hospitalizadas – dezessete dias após o rompimento da barragem.

11 Fev 2019 - 17:00h

No domingo (10), um acidente de trânsito foi registrado na BA-148, próximo ao Bairro Piçarrão, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Um homem conduzia uma motocicleta na rodovia, quando foi surpreendido por um caminhão que saiu de uma estrada vicinal que dá acesso à comunidade de Campo Alegre. De acordo com o Livramento Manchete, testemunhas disseram que o caminhão teria entrado de vez na pista e acabou atingindo a moto. O motociclista perdeu o controle da moto e caiu - ele sofreu uma fratura exposta em um dos membros inferiores. Uma equipe do Samu 192 foi acionada para prestar os primeiros socorros à vítima, que foi encaminhada para UPA 24h, onde recebeu atendimento médico.

11 Fev 2019 - 16:30h

Um jovem de 25 anos foi assassinado a tiros no município de Ubatã, localizado na região sul da Bahia, um dia depois de sair da cadeia e comemorar a liberdade com um post nas redes sociais. O crime ocorreu na noite de sábado (9), na casa onde o jovem morava, e foi presenciado pelos pais e pelos filhos da vítima, segundo informações da Polícia Civil. Após deixar a prisão, onde estava desde outubro de 2018, por suspeita de envolvimento em um homicídio e tráfico de drogas, Benedito Lemos de Oliveira Júnior postou em sua página no Facebook que estava “se sentido abençoado”. “Pra quem não acreditou venci mais uma vez... Tô na pista aí de novo a família fortaleceu... #Liberdade_cantou #Obrigado_Deus Obs: O homem que inventou as grades não sabe o que é saudade...”, escreveu o rapaz. De acordo com o G1, na noite do sábado, no entanto, quando estava na porta da casa onde morava, no bairro São Raimundo, Benedito foi surpreendido por dois homens que chegaram em uma moto, segundo informou a delegacia da cidade. O que estava no banco do carona desceu e começou a atirar contra a vítima. O crime foi por volta das 20h.

11 Fev 2019 - 16:00h

O pedreiro Aloísio Firmino dos Santos sofreu uma descarga elétrica, enquanto trabalhava em uma construção localizada na Rua Arlindo Alves, em Caculé, a 100 km de Brumado. De acordo com o Informe Cidade, o pedreiro utilizava uma “régua” de alumínio quando rebocava a lateral do imóvel. O instrumento teria tocado na rede elétrica e provocado o acidente. A vítima foi socorrida pelo Samu 192 e encaminhada ao Hospital Regional de Guanambi, onde permanece internado na UTI. Ele apresentava queimaduras no rosto, tronco e membros superiores.

11 Fev 2019 - 15:30h

Na última sexta-feira (08), a Caesg realizava policiamento pela cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, quando se deparou com um indivíduo conhecido como “Inho” em atitude suspeita no pátio de um posto de combustível. Após abordagem e busca pessoal, foi encontrado com o elemento 01 peteca de substância análoga à cocaína. Ele informou que havia escondido mais drogas em uma bolsa de couro, na casa da namorada, localizada na Rua Madre Teresa de Calcutá. A guarnição deslocou-se até o local, onde foi franqueada a entrada na residência. No imóvel, foi encontrada a citada bolsa contendo em seu interior 29 petecas de substâncias análogas à cocaína. Segundo informações da polícia, o acusado disse que havia guardado a droga na bolsa sem o conhecimento da sua companheira. Ele foi preso em flagrante, conduzido e apresentado na delegacia de Paramirim.

11 Fev 2019 - 14:35h

A Universidade de Guanambi (UniFG) segue o cronograma para a construção de seu campi na cidade de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a área destinada para a obra, que está localizada na BA-262, ao lado do Condomínio Euroville/Londres, já teve o serviço de capina concluído na última sexta-feira (08). A universidade aguarda apenas a liberação ambiental e o alvará de obras da prefeitura de Brumado para que a construção inicie a todo vapor. 

De acordo com o presidente da UniFG, Felipe Duarte, a programação da implantação do curso de medicina e a conclusão do campi não serão afetados, após uma decisão da justiça federal do Espirito Santo, que culminou na suspensão temporária da tramitação do processo no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A expectativa é que o município de Brumado possa ofertar o curso e realizar o primeiro vestibular ainda em 2019. A população da capital do minério terá cursos de qualidade com a garantia da UniFG, Centro Universitário com nota máxima de conceito no MEC.

11 Fev 2019 - 14:30h

Em reportagem veiculada na noite deste domingo pelo programa Fantástico, da TV Globo, um dos sobreviventes do incêndio que matou dez jogadores da base do Flamengo afirmou em seu depoimento aos investigadores da Polícia Civil que havia uma espécie de “gambiarra” em um dos aparelhos de ar-condicionado do alojamento em que viviam – seis contêineres transformados em dormitórios e que ficavam em uma parte do CT Ninho do Urubu que deveria ser um estacionamento. Ainda na noite deste domingo, o jornal O Globo noticiou que uma análise preliminar constatou que as chamas tiveram início a partir de um curto-circuito no ar-condicionado do alojamento seis – ainda não há a certeza de que os aparelhos citados pelo Fantástico e pelo site são os mesmos. De acordo com o sobrevivente da tragédia, o aparelho de ar-condicionado seria menor do que o buraco na parede. O espaço que sobrou teria sido preenchido com pedaços de madeira, plástico bolha e espuma. O programa procurou um especialista em segurança para comentar a reportagem. Moacyr Duarte afirmou que isso pode ter contribuído para que o ar entrasse por frestas na parede e alimentasse as chamas. “Esse tipo de ar-condicionado tem a parte do condensador fora do ambiente, ele passa exatamente sobre o sanduíche do material isolante. Temos um acabamento padrão de alumínio, que tem característica de resistência de passagem de calor. Se não houvesse isso ou se tiver a possibilidade da chama gerada entrar em contato com o material que está dentro do sanduíche, o que vai acontecer é que vai estabelecer uma queima semelhante a um forno de carvão. Ou seja, uma queima com muito pouco ar”, contou.

11 Fev 2019 - 14:15h

Após decisão da 4ª Vara Cível Federal de Vitória, Seção Judiciária do Espírito Santo, o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Marco Antônio Barroso Faria, baixou a portaria nº 47, em 08 de fevereiro de 2019, suspendendo temporariamente a chamada pública do prosseguimento do curso de medicina em Brumado. O processo foi impetrado na justiça por uma faculdade do estado do Espírito Santo, que perdeu a concorrência na primeira fase do processo. A suspensão de que trata o caput abrange, inclusive, os procedimentos administrativos em andamento, posteriores à publicação da Portaria SERES/MEC nº 924, de 27 de dezembro de 2018, publicada no Diário Oficial da União de 28 de dezembro de 2018, à adjudicação da proposta vencedora e assinatura do Termo de Compromisso correspondente. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Universidade de Guanambi (UniFG), Felipe Duarte, disse que já está em Brasília e irá recorrer da decisão. “Estamos tranquilos, pois estamos dentro da legalidade e ganhamos a concorrência de forma justa”, garantiu. Nesta segunda-feira (11), o MEC manifestou favorável a manutenção da UniFG como a instituição responsável pelo curso de medicina em Brumado.

11 Fev 2019 - 14:00h

Vários brumadenses têm procurado o site Achei Sudoeste para cobrar da prefeitura municipal o retorno dos canais de televisão aberta. De acordo com eles, apenas a Rede Globo/TV Sudoeste está com o sinal na cidade. A população cobra o retorno dos canais: TVE, Record, Band, Rede TV e Rede Vida na capital do minério. “Mais uma vez venho em nome dos menos favorecidos, humildemente, pedir ao gestor que pelo menos dê um pouco de entretenimento aos pobres. Aliás, foi essa gente que te elegeu”, disse Ubiratã Cardoso em sua rede social, ao cobrar melhor assistência com os canais de tv. A comunidade aguarda que, no mais breve possível, o setor responsável solucione a questão.

11 Fev 2019 - 13:50h

O jornalista, apresentador e radialista Ricardo Eugênio Boechat morreu no início da tarde desta segunda-feira (11), aos 66 anos, em São Paulo. O jornalista estava em helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera, em São Paulo, e bateu na parte dianteira de um caminhão que transitava pela via. O piloto Ronaldo Quattrucci também morreu no acidente. Boechat estava dando uma palestra em Campinas, no interior do estado, e retornava a São Paulo nesta segunda. Ele deveria pousar no heliponto da Band, no Morumbi, Zona Sul da capital paulista. O jornalista era apresentador do Jornal da Band e da rádio BandNews FM e colunista da revista IstoÉ. Ele também trabalhou nos jornais “O Globo”, “O Dia”, “O Estado de S. Paulo” e “Jornal do Brasil” e foi comentarista no Bom Dia Brasil, da TV Globo, na década de 1990. Ele ganhou três vezes o Prêmio Esso, um dos principais do jornalismo brasileiro. Filho de diplomata, Ricardo Eugênio Boechat nasceu em 13 de julho de 1952, em Buenos Aires. O pai estava a serviço do Ministério das Relações Exteriores na Argentina. O perfil de Boechat no site da Band News FM informa que ele era o recordista de vitórias no Prêmio Comunique-se – e o único a ganhar em três categorias diferentes (Âncora de Rádio, Colunista de Notícia e Âncora de TV). Em pesquisa do site Jornalistas & Cia em 2014, que listou cem profissionais do setor, Boechat foi eleito o jornalista mais admirado. Boechat lançou em 1998 o livro “Copacabana Palace – Um hotel e sua história” (DBA). De acordo com o G1, em pesquisa do site Jornalistas & Cia em 2014, que listou cem profissionais do setor, Boechat foi eleito o jornalista mais admirado.

11 Fev 2019 - 13:30h

Uma turista de Brasília foi estuprada e agredida por um homem não identificado, quando estava realizando um passeio em uma praia de Maraú, no sul da Bahia, região muito procurada por visitantes no verão. De acordo com informações da Polícia Civil, o caso ocorreu no domingo (10), na Praia da Ponta do Mutá. A vítima não teve identidade divulgada. A mulher prestou depoimento no domingo, na Delegacia de Turismo de Ilhéus, e foi submetida a exame. Segundo a 7ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin/Ilhéus), a turista foi surpreendida por um homem moreno e magro, de aproximadamente 25 anos, com cabelo raspado, e que estava usando camiseta vermelha. De acordo com o G1, a vítima, conforme a polícia, tentou se livrar do criminoso após ser atacada, mas foi agredida com socos e chutes, antes de ser violentada sexualmente. Policiais Militares de Barra Grande foram acionados para atender a ocorrência e fizeram buscas na região, mas não conseguiram localizar o suspeito.

11 Fev 2019 - 13:00h

Durante todo o período de sua licença médica, o vereador eleito no município de Brumado, Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB), o Dudu Vasconcelos, não recebeu salário do poder legislativo. Segundo informou o presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), Dudu ficou sem os vencimentos devido a uma determinação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Leonardo fez questão de rebater comentários publicados em redes sociais, os quais afirmavam que Cunha recebia os salários. “Esses comentários são maldosos, não condizem com a verdade”. Na última sexta-feira (09), o pai de Dudu Vasconcelos, o prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), enviou um ofício à Câmara de Brumado relatando que seu filho não teria condições de continuar com o mandato parlamentar por conta do seu tratamento de saúde.

11 Fev 2019 - 12:30h

Com a reforma da Previdência no horizonte, contribuir quanto tempo falta para se aposentar é algo fundamental aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Apesar de parecer complicado, é possível fazer isso sem sair de casa, pelo próprio site do instituto. No site Meu INSS, o segurado consegue tanto simular sua aposentadoria como conferir quanto tempo de contribuição a Previdência computa para ele. Isso é possível por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), apontado por especialistas como o documento chave na hora do pedido da aposentadoria.  Para ter acesso ao Cnis é preciso cadastrar uma senha no site. Para isso, é preciso que o trabalhador tenha em mãos todas suas carteiras de trabalho, já que são feitas questões sobre sua vida laboral para liberação da senha. Caso não consiga responder as questões ou haja algum problema técnico, é necessário se dirigir a algum posto do INSS para liberar a senha. De acordo com a Veja, caso haja alguma falha no extrato previdenciário, o segurado deve pegar sua documentação e procurar um posto da Previdência para corrigir as falhas. Há uma orientação do INSS que esse tipo de correção só pode ser feito no momento do atendimento de concessão da aposentadoria, Porém, por lei, é permitido pedir a correção a qualquer tempo. O site do INSS também oferece uma calculadora para a aposentadoria. Lá, é preciso que o segurado preencha seus dados, como nome completo, idade e carregue os vínculos trabalhistas. Caso esteja logado no sistema do Meu INSS, os vínculos são carregados automaticamente com base no Cnis.