Achei Sudoeste
Achei Sudoeste

Após dois meses seguidos de deflação impactados diretamente pela queda da demanda do consumo devido a crise do coronavírus, os preços no país voltaram a subir e registraram alta de 0,26% em junho, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta sexta-feira, 10, pelo IBGE. O dado, entretanto, é menor que o esperado pelo mercado, que previa crescimento de 0,30% no período. A taxa foi influenciada pelo aumento nos preços dos combustíveis, que nos últimos meses vinham em quedas seguidas devido o choque do petróleo e a queda da demanda, e também aumento no valor dos alimentos. Com o resultado de junho, a inflação acumula alta de 0,10% em 2020. Nos últimos 12 meses, a alta é de 2,13%, bem abaixo da meta para o ano, que é de 4%. De acordo com o IBGE, dos nove grupos de produtos pesquisados, sete tiveram alta no mês, o que pode ser mais um indicativo do aumento da demanda após meses de consumo deprimido. No caso dos transportes, que subiu 0,30%, o resultado foi puxado pela alta da gasolina (3,24%) e do etanol (5,74%). Passagens aéreas amargaram mais um mês de queda nos preços (-26,01%), devido a queda no número de passageiros por causa da crise do novo coronavírus. O grupo com maior impacto do resultado do IPCA de junho foi Alimentação e bebidas (0,38%), que aumentou em relação ao resultado de maio (0,24%). Este conjunto de itens, no entanto, já vinha de uma sequência de alta, que está em parte ligada à demanda elevada durante a pandemia do Covid-19.

Caculeense desenvolve técnica para análise de casos de coronavírus

Atualmente residindo em Feira de Santana, onde atua como professor adjunto do curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o médico cardiologista Airandes de Sousa Pinto concluiu o doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no final do ano passado. De acordo com o Sertão em Dia, o caculeense não imaginava que sua pesquisa para a tese viria a ser adaptada, podendo contribuir no combate ao novo coronavírus. Pensando em colaborar com a análise da curva de transmissão da doença, com a ajuda do também professor da UEFS, Carlos Alberto Rodrigues, Doutor em Ciência da Computação (responsável pela programação da ferramenta), de alunos do curso de Medicina e médicos pesquisadores da área de Infectologia em Minas Gerais, Airandes desenvolveu a técnica que permite observar e fazer a comparação do pico de contágio, sua evolução ou regressão. A pesquisa visa contribuir com o controle no número de casos, a partir de medidas eficazes e planejadas originadas da observação de casos já registrados. De acordo com os pesquisadores, o intuito é também reduzir a complexidade no entendimento de como a Covid-19 evolui, a fim de que as medidas adotas sejam, de fato, úteis. A técnica resultou na publicação de um artigo na revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 

Luís Eduardo Magalhães: Homem é preso por incendiar casa e agredir mulher que pediu fim de relacionamento Foto: Reprodução/TV Bahia

Um homem foi preso após agredir a companheira e incendiar a casa onde morava com a vítima, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O caso ocorreu na quinta-feira (9). A vítima conseguiu deixar o imóvel no momento do incêndio, mas a casa foi destruída pelas chamas provocadas pelo homem. A Polícia Militar da cidade, que atendeu ao caso, informou que o homem discutiu com a mulher após ela pedir o fim do relacionamento, na quarta-feira (8). Ele não aceitava a decisão da companheira. Durante a discussão, ele a agrediu e a deixou o local. Na quinta-feira, ele retornou ao imóvel e causou o incêndio. Além da PM, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Enquanto a polícia acompanhava o trabalho dos bombeiros, o homem retornou ao local, foi abordado e preso. De acordo com a Polícia Civil da região, Luís Eduardo Magalhães registrou 123 casos de agressão à mulher neste ano.

Covid-19: Taxa de ocupação de leitos na cidade de Jequié chega a 100% Foto: Divulgação/Sesab

A taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI para pacientes com Covid-19, em Jequié, no sudoeste da Bahia, alcançou os 100%. No Hospital Geral Prado Valadares, unidade exclusiva para tratamento do novo coronavírus, são 19 leitos de UTI e 19 leitos clínicos, todos ocupados. Informações iniciais apontam que há pacientes aguardando por vagas em hospitais de outras cidades, mas não foi detalhado a quantidade de pessoas. Na clínica São Vicente, que possui 40 leitos de enfermagem e dois leitos de estabilização para pacientes com a Covid-19, a ocupação também está em 100%. Na quinta-feira (9), Jequié registrou 91 casos de coronavírus em 24 horas. Conforme balanços anteriores, quinta apresentou o maior número de registros no intervalo de um dia. De acordo com o último boletim da prefeitura de Jequié, a cidade possui mais de 1,9 mil casos, com mais de 40 mortes

Laboratório para refino de cocaína é encontrado e desmontado em Porto Seguro Foto: Divulgação/SSP-BA

Um laboratório para refino de cocaína foi encontrado e desmontado na cidade de Porto Seguro, sul da Bahia, na quinta-feira (9). Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), cerca de 45 kg de drogas, armas e munições foram apreendidos no local. Ainda de acordo com a SSP-BA, as investigações foram iniciadas após denúncia anônima. Agentes da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), através da 2ª Delegacia Territorial (DT/Arraial D'Ajuda), realizaram ações de inteligência e passaram a monitorar o imóvel, na Rua Canário, bairro Alto do Vilas. Durante a campana, um suspeito entrou na casa e, após tentativa de abordagem, pulou o muro e fugiu. Os policiais encontraram dentro do imóvel uma estrutura para refinar cocaína. Nos cômodos, que não possuíam móveis, foram localizados seis prensas hidráulicas, 40 kg de cocaína, 3 kg de outra substância entorpecente para mistura, 2 kg de maconha, duas pistolas calibre 9mm, um fuzil de ar comprimido, carregadores, munições, R$ 2,3 mil em espécie, duas motocicletas, um colete balístico e embalagens plásticas. De acordo com o titular da 23ª Coorpin, delegado Moisés Damasceno, as investigações continuam para chegar ao proprietário das drogas.

Aracatu: Vereador Harly Correia dispara críticas contra gestão do prefeito Sérgio Maia Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Para o vereador Harly Correia (PCdoB), o município de Aracatu, a 36 km de Brumado, vem sofrendo há muito tempo com a falta de uma saúde pública de qualidade. Segundo ele, a maior parte da população de quase 14 mil habitantes necessita e depende da saúde pública municipal. “Não temos um serviço móvel tão esperado pela nossa população, o Samu. Faltam convênios com os municípios vizinhos, pactuação entre nos hospitais de Vitória da Conquista e Brumado, deixando nosso povo sem o atendimento nos SUS. Temos apenas 3 cirurgias letivas mensais, causando insegurança e impactos negativo na vida do nosso povo”, citou. Do seu ponto de vista, faltou interesse, e não recursos, por parte da administração para viabilizar as demandas. “Temos um repasse entre União, Estado e Município e mais de R$ 500 mil mensais e nada foi feito para melhorar e facilitar a saúde do nosso povo. Não teve interesse de buscar através da secretaria de saúde do estado e do ministério da saúde e nada foi feito por parte da gestão, deixando nossa população desassistida sem ter o serviço do Samu”, criticou.

Guanambi: PM desarticula quadrilha de receptação de caminhões furtados Foto: Divulgação/PM

Na última quarta-feira (08), policiais do setor de inteligência do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) receberam a informação sobre o furto de um caminhão na cidade de Ilhéus, ocorrido no último dia 03. Segundo informações do proprietário, um dia após o crime, o caminhão teria sido visto trafegando por Vitória da Conquista, em direção a BA-262, e estaria em Guanambi, a 141 km de Brumado. Após trabalho de investigação, o veículo foi localizado em um terreno murado localizado na Rua Augusto Pereira de Oliveira. O indivíduo que estaria realizando o desmanche dos caminhões foi encontrado na cidade de Caetité. Ele foi preso e recambiado para a sede da 22ª Coorpin, onde foi autuado pelo crime de receptação qualificada. O acusado assumiu o crime.

Guanambi: PM desarticula quadrilha de receptação de caminhões furtados Foto: Divulgação/PM

Dando prosseguimento à diligência, os policiais desarticularam uma quadrilha cuja atuação consistia em comprar caminhões velhos em leilões e receptar caminhões para trocar a carroceria. Mais dois homens foram presos. 04 caminhões, 03 desmanchados e 01 intacto, bem como uma caminhonete, foram levados para a coordenadoria para dar prosseguimento à investigação da atuação da quadrilha e procedência dos caminhões desmanchados. O veículo furtado em Ilhéus foi restituído ao seu proprietário.

Embasa: Conta de água pode ser paga com cartão de crédito ou auxílio emergencial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) passou a disponibilizar novas formas de pagamento para que os consumidores quitem suas contas de água/esgoto. Por meio da Agência Virtual, no site da concessionária, agora é possível pagar as contas por meio de cartão de crédito ou débito Caixa Auxílio Emergencial. De acordo com a empresa, os pagamentos por meio de cartão de crédito podem ser divididos em 12 parcelas. A Embasa alerta, no entanto, que, neste caso, uma taxa de parcelamento será cobrada pela operadora do cartão. Para utilizar o cartão virtual de débito Caixa Auxílio Emergencial, o cidadão precisa informar o número do cartão, que pode ser emitido pelo aplicativo do banco. Segundo a Embasa, caso as contas estejam vencidas, a cobrança das devidas atualizações, multas e juros pelo atraso será feita na próxima conta a ser faturada. Para mais informações ou solicitações, é possível ter atendimento por telefone, pelo número 0800 0555 195, pela Agência Virtual ou pelo App Embasa.

Juíza nega liminar que suspendia retorno das atividades em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A juíza Márcia da Silva Abreu, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Vitória da Conquista, a 143 km de Brumado, negou o pedido de liminar do Ministério Público da Bahia (MP-BA) que suspendia a retomada das atividades econômicas no município do sudoeste do estado. Após solicitar dados públicos sobre a situação de Vitória da Conquista em relação ao novo coronavírus, a juíza entendeu que é possível flexibilizar com segurança no município. Abreu cita, como exemplo, o decreto municipal 20.323, de 31 de maio, que autoriza o atendimento ao público nos estabelecimentos comerciais, desde que as determinações do Protocolo de Reabertura sejam mantidas. “Constam do referido protocolo, medidas de proteção específicas como disponibilização de meios para higienização das mãos, estabelecimento de distância mínima entre pessoas nas filas, obrigatoriedade de utilização de mascaras dentro do estabelecimento, redução do fluxo e permanência de pessoas, higienização frequente do estabelecimento, além de horário reduzido e escalonado entre os estabelecimentos”.

Brasil tem 2,6 milhões de pedidos de seguro-desemprego Foto: Agência Brasil

O número de pedidos de seguro-desemprego chegou a 653.160 em junho, uma queda de 32% em relação a maio, quando foram registrados 960.309 requerimentos. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Economia, os pedidos do benefício feitos no mês passado representam um aumento de 28,4%, quando comparados com julho de 2019. De acordo com os dados, os três Estados com maior quantidade de requerimentos foram São Paulo (199.066), Minas Gerais (70.333) e Rio de Janeiro (52.163). Por setor, os pedidos se distribuíram entre serviços (41,7%), comércio (25,4%), indústria (18,7%), construção (10,1%) e agropecuária (4,1%). Do total de pedidos de junho, 39,6% foram feitos por mulheres e 60,4%, por homens. A faixa etária que concentrou a maior proporção de requerentes foi de 30 a 39 anos, com 32,1% do total Sobre a escolaridade, 59,9% dos solicitantes têm ensino médio completo. A pasta da Economia mostra ainda que, no acumulado do ano, de janeiro a junho, foram contabilizados 3.950.606 pedidos de seguro-desemprego, o que equivale a uma alta de 14,8% em comparação com o acumulado no mesmo período de 2019 (3.442.780).

Vereador e filho de prefeito são condenadas por divulgarem pesquisa falsa em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Cinco pessoas, entre as quais o vereador Joaquim da Silva (PSL), o Kinka, foram condenadas pela Justiça Eleitoral por divulgarem pesquisa falsa em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. De acordo com o Mandacaru da Serra, o filho e o primo do atual prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, Aécio Carlos Ribeiro Neto e Rafael Correia Meira Nascimento, respectivamente, também estão envolvidos na prática ilegal. Para o juiz Gleison dos Santos Soares, restou inequívoca a prova da divulgação nas redes sociais de pesquisa sem cumprimento da exigência do prévio registro. Além da suspensão imediata da pesquisa e proibição de nova divulgação, os condenados foram multados no valor de R$ 53,205.00. Eles ainda responderão pelo crime em processo a ser movido pelo Ministério Público.

Coronavírus: Bahia já teve quase 100 mil infectados pela doença Foto: Shutterstock

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.783 casos de covid-19, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). De quarta (8) para quinta (9) houve um crescimento de 2,9% nos novos casos. A Sesab confirmou ainda 51 mortes nas últimas 24 horas e 2.548 pessoas curados. Dos 98.319 casos confirmados desde o início da pandemia, 69.098 já são considerados curados, 26.893 encontram-se ativos e 2.328 tiveram óbito confirmado. As confirmações ocorreram em 394 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (42,90%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.419,53), Itajuípe (2.283,93), Ipiaú (1.868,20), Lauro de Freitas (1.590,41) e Itabuna (1.552,37). O boletim epidemiológico contabiliza 98.319 casos confirmados, 194.329 casos descartados e 98.644 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (9). Na Bahia, 10.760 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Caturama registra primeiro caso da Covid-19 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (08), a Secretaria de Saúde de Caturama, a 143 km de Brumado, informou que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado, por meio de teste rápido, no município. Em nota, a pasta disse que se trata de um morador da zona rural, que trabalha em um hospital em cidade vizinha. O paciente encontra-se em isolamento domiciliar, sem sintomas. Todos os familiares que tiveram contato direto com o mesmo estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica Municipal. O nome do município vizinho não foi informado.

Safra baiana de grãos poderá ter esse ano um recorde histórico Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia

Com uma produção estimada em exatas 9.359.331 toneladas de grãos, neste ano, ou seja, 13,0% acima do colhido no ano passado em 2019, a Bahia poderá ter a maior safra da série histórica do acompanhamento mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), iniciado em 1972. “Houve uma revisão para cima de 3,2% em relação à estimativa de maio, puxada pela soja, que deve ter uma produção de 6,027 milhões de toneladas em 2020, ou seja 13,5% maior do que em 2019”, antecipou a supervisora estadual, Mariana Viveiros. De acordo com o Tribuna da Bahia, as outras produções com previsão de maior crescimento, em termos absolutos, no estado são as de cana-de-açúcar (+944.000 toneladas ou +22,4%), soja (+718.100 toneladas ou +13,5%) e milho 1ª safra (+259.600 toneladas ou +19,0%) Por outro lado, banana (-190 mil toneladas ou -18,3%), algodão herbáceo (-64 mil toneladas ou -4,3%) e feijão 1ª safra (-35,5 mil toneladas ou -20,6%) lideram as quedas absolutas de produção. No Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgada, nesta quarta-feira 8, “de maio para junho, a previsão para a safra baiana de soja subiu 3,8% (mais 220,5 mil toneladas), muito por conta de uma expectativa de aumento de 1,2% na área plantada”. Já, no contraponto do recorde, de maio para junho, a produção baiana de tomate teve uma estimativa para baixo (-15,3%), o que representa 34.600 toneladas a menos que em 2019 (-12,5%). “Assim, 11 das 25 safras de produtos, no estado, investigadas pelo LSPA, devem ser maiores em 2020, frente a 2019” acrescenta Mariana Viveiros.

Contendas do Sincorá: Pré-candidato a vereador é flagrado com veículo com restrição de roubo Foto: Divulgação/PM

Nesta quarta-feira (08), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deslocou-se até o Povoado Palmeira, no município Contendas do Sincorá, a 104 km de Brumado, para averiguar a denúncia de um possível veículo clonado que estaria na região. Após localização e verificação dos dados no sistema, constatou-se que o automóvel estava com restrição de furto/roubo. O veículo foi apreendido e o proprietário, suposto pré-candidato a vereador, foi conduzido para a Delegacia Territorial de Polícia para adoção das medidas cabíveis.

Filha de prefeito de Maiquinique tem benefício aprovado e faz 2 saques Foto: Reprodução/Redes Sociais

Sem preencher aos requisitos para receber o auxílio emergencial do governo federal, a filha do prefeito de Maiquinique, cidade do sudoeste da Bahia, fez o cadastro e o saque de duas parcelas do benefício. O caso repercutiu negativamente na cidade e nas redes sociais, e o gestor, Jesuíno Porto (DEM), alegou que o dinheiro foi doado para famílias carentes do município. Hellen Lira Porto, filha de Jesuíno, é estudante de Medicina em uma faculdade particular de São Paulo. Assim como o caso dela, o Tribunal de Contas da União (TCU) já identificou outros 904 semelhantes: pessoas com renda superior ao limite exigido pelos critérios do governo federal, que foram contempladas pelo benefício. O prefeito se manifestou sobre o caso por meio de um áudio divulgado na internet. Na mensagem, Jesuíno Porto diz que a família não precisa do dinheiro e garante que a quantia sacada pela filha era entregue a ele e usada para fazer doações. “Isso aí não é montagem, realmente é verdade. Hellen fez o cadastro emergencial, recebeu duas parcelas aí. Só que o que ninguém sabe é que, cada vez que ela recebe a parcela, ela me dá o dinheiro e eu doo para uma família carente”, disse o gestor. De acordo com o G1, no mesmo áudio, Jesuíno Porto conta como foram feitas as doações e afirma que, quando a terceira parcela do benefício fosse paga, faria uma publicação nas redes sociais para comprovar que estava doando o dinheiro.

SMTT e infraestrutura apresentam projeto de segurança viária na entrada da BA-148 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Vários acidentes já foram registrados na Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, na entrada da BA-148, em Brumado. A população cobra melhorias no local a fim de garantir a segurança viária no trecho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, disse que o Município irá desenvolver na região uma série de mudanças, como: a duplicação da pista, a construção de uma faixa de servidão de desaceleração dos veículos que trafegam na via, um pórtico de entrada, bem como um projeto de sinalização da área. Segundo o coordenador, as ações fazem parte de um amplo programa de mobilidade urbana colocado em prática pela atual gestão. “Estamos apenas aguardando as autorizações devidas, tanto da secretaria de infraestrutura do Governo do Estado, quanto do Município, para que possamos intensificar essas ações o quanto antes. Segurança viária, estacionamento e fluidez no trânsito são os pilares da SMTT”, garantiu.

PM registra aumento da criminalidade e agressões contra a mulher durante a pandemia em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) registrou o aumento da criminalidade durante o período da pandemia na cidade de Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Comandante da 46ª CIPM, a Major Cleice Costa salientou ao site Achei Sudoeste que a situação é bastante preocupante, principalmente no que tange à violência doméstica. “Ontem, lançamos uma campanha em combate à violência doméstica em todas as nove cidades que compõem a 46ª CIPM. Estamos nas redes sociais promovendo essa campanha e convocando a população para nos ajudar a denunciar, tanto as vítimas, mulheres, quanto as pessoas que estão próximas a elas”, apelou, acrescentando que o isolamento social aumenta o medo e o silêncio. Antes, segundo a Major, as vítimas de violência doméstica tinham entre 25 e 40 anos. Hoje, as mulheres acima de 60 anos também passaram a fazer parte dessa triste estatística. “O perfil do agressor também mudou. Hoje, não só o companheiro, o namorado ou esposo são os algozes, mas também os filhos e os irmãos dessas mulheres”, alertou.

Presidente do STJ concede prisão domiciliar a Fabrício Queiroz Foto: Reprodução

O presidente do STJ, ministro João Octávio Noronha, concedeu prisão domiciliar ao ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, e também para a esposa dele, Márcia de Aguiar, nesta quinta-feira (9).  A informação foi divulgada pela CNN. Márcia era considerada foragida, e Queiroz está preso em Bangu, no Rio de Janeiro, desde 18 de junho (veja aqui). O ex-assessor de Flávio Bolsonaro, foi preso no dia 18 de junho em Atibaia, interior de São Paulo, na casa de Frederick Wassef, então advogado de Flávio no caso das rachadinhas na Assembleia Legislativa do Rio. Márcia era considerada foragida desde então. O nome do ex-assessor parlamentar veio à tona em dezembro de 2018, quando o Estadão revelou movimentações financeiras atípicas no gabinete de Flávio na Alerj. Os pedidos de liberdade chegaram ao STJ no dia 7 deste mês, depois que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu enviar os habeas corpus ao tribunal superior. A decisão foi da desembargadora Suimei Cavalieri. De acordo com o G1, no pedido de liberdade, a defesa de Queiroz usou como argumento, por exemplo, o “atual estágio da pandemia do coronavírus”, e afirma que Queiroz “é portador de câncer no cólon e recentemente se submeteu à cirurgia de próstata”.

Brumado chega a 188 curados do novo coronavírus e 56 em tratamento

Nesta quinta-feira (09), o município de Brumado registra 247 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 11,47% do total de 2.155 notificações. Entre os diagnósticos: 0 internação, 3 óbitos, 56 pacientes em tratamento e 188 recuperados. No momento, 44 ainda aguardam resultado laboratorial e 738 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Meia tonelada de maconha é apreendida no norte da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Cerca de meia tonelada de maconha foi apreendida em operações da polícia nos municípios de Curaçá e Campo Formoso, no interior da Bahia. Nas ações, um homem foi preso e um suspeito de estelionato foi morto a tiros em confronto. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o caso aconteceu na quarta-feira (8). Na primeira ação, em Curaçá, foi localizada uma plantação com 500 pés de maconha em uma propriedade rural na localidade de Fazenda Altos. No local, também foram encontrados 171 kg da droga pronta para consumo, sete quilos de semente e um motor. Conforme a SSP-BA, o dono da propriedade foi encaminhado para a Delegacia de Curaçá. Em depoimento, ele disse que havia alugado a terra por R$ 7 mil para outra pessoa plantar e sabia que o cultivo era de maconha. Ele foi preso e segue à disposição da Justiça. No outro flagrante, policiais apreenderam 375 kg de maconha em um assentamento na localidade de Tuiutiba, zona rural de Campo Formoso. Um homem, com passagem por estelionato, percebeu a presença policial e houve troca de tiros. Ele foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Com o suspeito, foram apreendidos um revólver e munições. O caso foi registrado na 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Senhor do Bonfim. As ações contaram com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, da 54ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Campo Formoso), e o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 54ª CIPM.

Brumado: Caminhão carregado com gesso perde o freio e bate em muro de residência Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 8h30 desta quinta-feira (09), um caminhão carregado com placas de gesso bateu no muro de uma residência no bairro Olhos D'água. O veículo descia a Rua Angélica Costa, quando, por motivos ainda desconhecidos, perdeu o freio. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, para não provocar uma tragédia, o condutor jogou o caminhão para a lateral da via e acabou atingindo o muro. Ninguém se feriu no acidente e houve apenas danos materiais. O caminhão pertence a uma empresa de gesso da cidade – a mesma vai arcar com as despesas e reconstruir o muro.

Enem será aplicado em janeiro e fevereiro de 2021 Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram nesta quarta, 8, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro, para os 5,7 milhões de estudantes que optaram pela versão impressa. A prova digital, novidade de 2020, será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 000 inscritos. O anúncio das novas datas e das medidas preventivas a serem adotadas por conta da pandemia do novo coronavírus foi feito pelo secretário-executivo do MEC Antônio Vogel e pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes. Desde a saída de Abraham Weintraub, a pasta permanece sem ministro. Desde o começo da pandemia, foram necessários mais de dois meses para que o Inep, pressionado pelas secretarias de educação, por ativistas e especialistas em educação e pelas próprias universidades, anunciasse o adiamento do Enem, com data a ser definida mediante um “plebiscito” entre os inscritos. A votação, encerrada no último dia 30, levou à escolha do mês de maio de 2021 para a realização da prova. Os mesmos órgãos que pediram o atraso na prova entraram em campo para costurar uma nova alternativa, dado que o adiantado da data traria impactos problemáticos no calendário das escolas e universidades. “Se a gente deixasse para maio do ano que vem, os ingressos (nas faculdades) seriam somente no segundo semestre”, justificou Vogel, que garantiu que os alunos aprovados para o primeiro semestre de 2021 não sofrerão prejuízo. Diante dos novos prazos, o secretário afirmou que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também deve ficar para o próximo ano. O MEC anunciou também que solicitou ao governo federal um acréscimo de 70 milhões de reais ao orçamento do Enem 2020 para atender às medidas de segurança exigidas pelo Ministério da Saúde diante da pandemia. De acordo com o secretário, o montante será usado para alugar mais salas (garantindo um maior espaçamento entre os alunos), comprar máscaras de materiais de segurança para aplicadores, instalar recipientes de álcool gel nas escolas e investir em protocolos mais rígidos de segurança e identificação dos alunos.

Livramento de Nossa Senhora: Estudantes dialogam sobre experiências científicas na rede estadual Foto: Divulgação/SEC

A Secretaria de Educação do Estado (SEC) promoveu, nesta quarta-feira (8), a live “Deu match na Ciência: experiências científicas da rede pública”. O encontro virtual foi realizado dentro do projeto EducAção ComVIDA: arte, cultura, esporte, saúde, ciência e educação ambiental e saúde na escola, que visa estabelecer um diálogo semanal com a rede estadual envolvendo professores, estudantes, família e demais profissionais da área. No diálogo entre as participantes – as professoras orientadoras Rafaela Lima e Ana Paula Rocha e as estudantes pesquisadoras Luciele Santos, Tainá Pires e Julya Pires, sob a mediação da professora Tereza Fidelis –, agradeceram pelo incentivo à pesquisa que o Ciência na Escola, projeto de fomentação à Educação Científica na Educação Básica, desenvolvido pela SEC, promove na rede estadual de ensino. Representando o Colégio Estadual João Vilas Boas, no município de Livramento de Nossa Senhora, as estudantes Tainá Pires e Julya Pires, ambas de 16 anos, 3º ano, falaram sobre a sua experiência com o projeto “Lima da pérsia como solução alternativa e natural para desinfecção da água”, com o qual ganharam três prêmios na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). “Quando a gente desenvolve uma pesquisa, nosso objetivo é buscar uma solução para um problema de uma comunidade. Descobrimos a lima da pérsia como uma solução alternativa que pode ser usada em comunidades carentes e sem acesso à água tratada, por conta de seu potencial antibacteriano”, explicou Pires.

Preso em Salvador, Geddel Vieira Lima é diagnosticado com Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-ministro Geddel Vieira Lima, 61 anos, foi diagnosticado com a Covid-19, segundo informações divulgadas pelo advogado dele, Gamil Föppel, nesta quarta-feira (8). Geddel está preso no Complexo Penitenciário de Salvador, no bairro da Mata Escura, desde dezembro do ano passado, quando foi transferido do Presídio da Papuda, em Brasília. Irmão de Geddel, Lúcio Vieira Lima disse à TV Bahia que o irmão está bem. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap) informou que o ex-ministro apresentou sintomas leves, positivou no teste rápido e fez uma contraprova. O resultado do segundo exame deve sair em até 72 horas. Segundo a Seap, Geddel em uma cela do Centro de Observação Penal (Cop), isolado dos demais presos, e sendo acompanhando por uma equipe médica.

Arquivo