Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado chega a cinco profissionais de saúde com Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Brumado confirmou na manhã desta quarta-feira (10) o quinto caso positivo da Covid-19, o novo coronavírus, em profissionais da área de saúde. O secretário de saúde Cláudio Soares Feres, informou ao site Achei Sudoeste que o resultado de uma técnica em enfermagem foi divulgado pelo Laboratório Central (Lacen). A servidora pública é lotada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Professor Magalhães Neto. Ela já está afastada da função e cumpre isolamento domiciliar. Os outros quatro casos são de duas enfermeiras e duas técnicas em enfermagem (veja aqui).

Cartório convocará mesários por telefone e mídias sociais visando às eleições na regional de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em razão da pandemia, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou uma ferramenta para que os mesários e demais auxiliares sejam convocados virtualmente, através do WhatsApp e e-mail, para atuar nas próximas eleições. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ígor Araújo, Chefe do Cartório Eleitoral de Brumado, salientou que o mecanismo é importante para possibilitar que a 90ª Zona Eleitoral, que também inclui os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, tenha meios para continuar com a organização do pleito, tendo em vista que o mesmo não foi suspenso. “Trabalhamos com um contingente de aproximadamente 1 mil auxiliares nas eleições, dentre mesários, coordenadores de locais de votação e outros membros da equipe de apoio. É complicado, nesse momento, fazer a visita a mais de mil domicílios para entregar a carta de convocação”, afirmou. Segundo Araújo, o mesário precisará visualizar e confirmar o recebimento da convocação. Caso contrário, serão usados os meios tradicionais, por meio de oficial de justiça. Em Brumado e região, a convocação dos eleitores terá início no final do mês de julho. O treinamento dos mesários também poderá ocorrer de forma virtual.

Bahia tem 1.766 novos casos e passa de 30,4 mil registros de infectados pela Covid-19

A Bahia registrou mais 1.766 casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) nesta terça-feira (9). Com a atualização dos dados, o estado totaliza 30.481 casos confirmados de Covid-19. Do total de pacientes infectados, 13.484 estão recuperados e 937 morreram. Ainda no boletim, a Sesab aponta que 16.060 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 4.468 profissionais da saúde testaram positivo para a doença. Os casos confirmados ocorreram em 342 municípios do estado. O boletim epidemiológico ainda registra 47.160 casos descartados e 82.518 em investigação em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 16h desta terça.

Conseg cobra da justiça menos flexibilizações penais diante do crescimento da criminalidade em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesse período de pandemia, aumentou a quantidade de crimes contra o patrimônio e de homicídios tentados e consumados. A situação tem preocupado o Conselho Municipal de Segurança - Conseg Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do órgão, Glauber Bacelar, informou que já se reuniu com o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, a fim de discutir a questão. “Infelizmente, é uma situação complicada. Já havia a expectativa desse crescimento no número de homicídios. É uma questão colocada pela pandemia. As diversas instâncias judiciais em nosso país beneficiam os líderes de facções criminosas que comandam os assassinatos. A Bahia, hoje, é um dos estados com maior índice de crimes violentos e letais no país e isso só tende a crescer com essa situação”, avaliou. Segundo o presidente, boa parte dos crimes na cidade e na região está ligada ao tráfico de drogas, justamente em razão da soltura desses líderes. Nesse sentido, o Conseg está se mobilizando no intuito de cobrar do judiciário menos flexibilizações penais, tendo em vista o grande risco em que se coloca a população.

Ministério Público Eleitoral defende manter data das eleições municipais em outubro

O Ministério Público Eleitoral (MPE) enviou um ofício ao Congresso Nacional defendendo a manutenção das datas das eleições municipais de outubro. A mudança é discutida em função da pandemia do novo coronavírus. Pelas regras constitucionais, neste ano, o primeiro turno da disputa deve ocorrer no dia 4 de outubro, e o segundo turno em 25 de outubro. Segundo o vice-procurador-geral Eleitoral, Renato Brill de Góes, a adoção de um protocolo e a redução do número de casos da Covid-19, de acordo com estudos estatísticos, permitem a manutenção do calendário eleitoral. Para Góes, caso o adiamento seja inevitável, a melhor alternativa é realizar as votações em 25 de outubro (1º turno) e 15 de novembro (2º turno). O documento foi encaminhado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Menor infrator atuou em 90% dos últimos arrombamentos a casas comerciais em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Aumentou consideravelmente a quantidade de crimes contra o patrimônio na cidade de Brumado, especialmente no que se refere aos arrombamentos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Mário Cabral, salientou que todos os autores dos delitos foram conduzidos à delegacia pela polícia. Em 90% dos arrombamentos a estabelecimento comerciais, segundo informou, um menor infrator estava envolvido. Apenas em uma noite, o menor chegou a praticar seis arrombamentos. Embora seja detido e apresentado pela PM à autoridade, o mesmo é liberado em seguida. “Acredito que essa situação já tenha chamado a atenção das autoridades judiciais para tomar uma posição. Espero que isso aconteça logo porque a coisa já ficou compulsiva”, afirmou. Para o Major, além das medidas socioeducativas, o menor deve passar por um acompanhamento psicológico em razão da gravidade da situação.

Brasil tem 38.406 óbitos por Covid, diz ministério da saúde

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (9) seu mais recente balanço de mortes e casos confirmados de Covid-19. Os principais dados são: 38.406 mortes; Foram 1.272 registros de mortes incluídos em 24 horas; 739.503 casos confirmados; Foram 32.091 casos incluídos em 24 horas. 

Teste rápido indica primeiro caso positivo da Covid-19 em Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário de saúde da cidade de Barra da Estiva, Eudes Alves, confirmou o primeiro caso positivo da Covid-19 no município. Trata-se de um profissional de saúde. Ele está assintomático e em isolamento domiciliar. Segundo o secretário, desde o dia 05 de junho, a prefeitura vem realizando a testagem rápida de todos os profissionais de saúde da rede municipal e do Hospital Susy Zanfretta.  Alves ressaltou a importância de a população ficar em casa, saindo somente quando necessário com a máscara protetiva.

Brumado: Secretaria de saúde comemora recuperação de dois pacientes renais que contraíram coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (09), dois pacientes renais crônicos que haviam testado positivo para o novo coronavírus, a Covid-19, foram recebidos com uma calorosa recepção na Clínica de Hemodiálise de Brumado. Segurando cartazes com os dizeres “Eu venci a Covid-19”, os pacientes, de Brumado de 52 anos e Rio do Antônio de 40 anos, voltaram à unidade, desta vez curados da doença, para dar continuidade ao tratamento de diálise. Todos os médicos, enfermeiros e colaboradores da clínica festejaram o retorno dos pacientes com uma salva de palmas.

Brumado: Secretaria de saúde comemora recuperação de dois pacientes renais que contraíram coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, disse que os pacientes chegaram a ser internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas agora estão totalmente recuperados. “Isso é uma notícia boa dentre tantas ruins que a gente vê nas grandes mídias e na própria mídia local. Graças a Deus, eles retornaram aos seus lares e à rotina normal na clínica”, vibrou.

Brumado: Secretário de saúde rebate críticas de vereador e convoca o mesmo a somar forças contra o coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sessão na Câmara Municipal, o vereador José Ribeiro Neves (PT) cobrou que a Secretaria de Saúde de Brumado invista mais efetivamente os recursos destinados ao combate à Covid-19 no município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, disse que a questão da pandemia deve ser tratada sem politizações. “Não é esse o caminho, muito pelo contrário. Devemos unir forças e trabalhar juntos no combate ao novo coronavírus”, argumentou. Até o momento, o Município recebeu em torno de 1,5 milhão para o enfrentamento à doença. O valor está sendo priorizado, segundo informou o secretário, para garantir a aquisição: de equipamentos de proteção individual para toda equipe de saúde, medicamentos e insumos específicos para o combate à Covid-19, bem como em outras frentes. Por fim, Feres pediu que, caso o vereador queira colaborar, pare de apontar as falhas, saia do microfone e peça o auxílio do seu deputado, que sempre foi votado em Brumado, para viabilizar uma emenda parlamentar para ser aplicada na saúde, assim como outros parlamentares, inclusive que não têm votação na cidade, já fizeram em prol do município. “Infelizmente, esse vereador quer fazer política com essa situação tão séria. Vindo de um vereador que já foi contra a implantação da hemodiálise é triste. Se ele quer ajudar, saia da bancada, pegue o telefone e viabilize uma emenda parlamentar para nos ajudar no combate ao novo coronavírus. Tenha pelo menos um ato de grandeza na vida, venha trabalhar junto conosco. Esse é o desafio que faço a ele”, rebateu.

Secretaria de saúde de Brumado confirma 61 casos da Covid-19

Nesta terça-feira (09) o município de Brumado registra 61 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 4,07% do total de 1.498 notificações. Entre os diagnósticos: 4 internações, 1 óbito, 30 pacientes em tratamento e 30 recuperados. No momento, 47 ainda aguardam resultado laboratorial e 388 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Importante lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde criou um canal de comunicação direto com a população para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas característicos. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 99961-0107; (77) 99961-0110; (77) 99961-0115; (77) 99961-0118; (77) 99961-0119; (77) 99961-0128; (77) 99961-0131e (77) 99961-0402. Antes de procurar atendimento, ligue na central e garanta a sua segurança e de todos.

Ipiaú: Homem usa calcinha como máscara e é expulso de posto de saúde Foto: Giro em Ipiaú

Em vídeo que circula nas redes sociais, um morador da cidade de Ipiaú, na região sudoeste da Bahia, disse que foi expulso de uma unidade de saúde localizada na Rua do Posto. O caso teria ocorrido na última quinta-feira (04). Florisvaldo, conhecido como Flor, conta que foi ao local para “tomar uma injeção”. Ele utilizava uma calcinha como máscara e atribuiu a isso o fato de ter sido expulso da unidade com a presença da Polícia Militar. Segundo o Giro em Ipiaú, a ordem para se retirar do local, segundo Flor, teria partido da enfermeira-chefe. Após a confusão, a aplicação do medicamento foi realizada em uma farmácia no centro da cidade. A Secretária de Saúde informou que em todas as unidades de saúde do município existem máscaras de tecido disponíveis para doação aos pacientes, permitindo assim que todos sejam atendidos. Neste caso em particular, a enfermeira ofereceu a máscara ao cidadão, mas o mesmo não aceitou. Em sua defesa, Flor disse que não se adaptou ao uso da máscara comum. “Não me habituei com esses outros tipos de máscara, me habituei com uma calcinha, que é um pano. Portanto, eu estou no aproveito do que a televisão falou, que se pode usar até um pedaço de tnt e qualquer pedaço de pano”.

Adolescente desaparece após sair de casa para ir em venda na cidade de Andaraí Foto: Redes Sociais

Uma adolescente de 16 anos está desaparecida há cerca de quatro dias na Bahia. Ela mora em Andaraí, na Chapada Diamantina, com a família, e sumiu após ir ao mercado a pedido da mãe. Alécia Gonçalves Oliveira saiu de casa por volta das 18h30 de sexta-feira (5). Até a manhã desta terça-feira (9), a família ainda não tinha pistas do paradeiro dela. A família registrou o caso na delegacia de Andaraí. A Polícia Civil da cidade informou que apura o desaparecimento e solicitou imagens das câmeras de segurança da região por onde a adolescente poderia ter passado. Ainda não há informações do que ocorreu com Alécia. De acordo com uma das irmãs da adolescente, esta é a primeira vez que a adolescente desaparece, e ninguém consegue imaginar o que teria ocorrido, já que não houve discussões na casa onde moram, nem há informações sobre possibilidade de ameaça de terceiros. “Minha mãe pediu que ela fosse ali na venda rapidinho. Ela foi e não voltou mais. Deu 22h, deu 23h e nada dela. Ela saiu sem o celular, com a roupa do corpo, só foi ali para fazer um favor”, relata Marline Gonçalves Oliveira, irmã de Alécia ao G1. A família disse que assim que notou o desaparecimento da adolescente, procurou a polícia. Nesse período em que Alécia segue sumida, a família relatou não ter recebido qualquer pista, ligação da adolescente ou mesmo informações de outras pessoas sobre ela.

Ministério Público recomenda ao Município de Brumado que aulas continuem suspensas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Promotoria de Justiça de Brumado, através do promotor Millen Castro Medeiros de Moura, recomendou ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que revogue o Decreto nº 5.279, de 22 de maio de 2020, que prorrogou o reinício das aulas presenciais, nas escolas da rede pública, para o dia 15 de junho de 2020. Segundo a recomendação, as aulas presenciais devem ser mantidas suspensas em todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados, em todos os níveis de ensino, no âmbito do município, enquanto durar o período de calamidade da pandemia da Covid-19. O promotor frisou que enquanto, em âmbito estadual e federal, as diretivas forem contrárias à reabertura das escolas, Brumado não poderá expedir decretos visando à retomada das aulas. A promotoria também determinou ao Conselho Municipal de Educação que revogue a Resolução nº 002/2020, de 06 de maio de 2020, que aprovou o calendário escolar pós-pandemia na rede municipal, para o ano letivo de 2020. O órgão deverá se abster de expedir resoluções quanto a volta às aulas sem que, antes, sejam adotadas medidas em conformidade com as recomendações das autoridades sanitárias suficientes a prevenir o contágio. A prefeitura deverá responder à recomendação no prazo de 03 dias. Caso contrário, medidas judiciais serão viabilizadas pela 1ª Promotoria de Justiça de Brumado.

Máquina da prefeitura é vandalizada na zona rural de Tanhaçu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (08), o operador de patrol Luís Santana Gomes, responsável pela manutenção das estradas vicinais na Fazenda Conceição, próximo ao Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, a 74 km de Brumado, encontrou o veículo vandalizado ao chegar para trabalhar. Alguém esteve no local onde a máquina havia sido na sexta-feira e depredou o patrimônio público. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, colocaram água no motor, quebraram o relógio e furaram um pneu do veículo. 

Máquina da prefeitura é vandalizada na zona rural de Tanhaçu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O equipamento é usado pela equipe de infraestrutura municipal para beneficiar centenas de famílias na zona rural do município. “Estamos contrariados. Só quem perde é a população. Isso é triste”, disse o morador Valdemir Ferreira Graia. Para a Polícia Militar, que esteve no local investigando o caso, o ato foi criminoso e será investigado.

Transmissão de Covid-19 por pacientes sem sintomas parece ser rara, diz OMS Foto: Christopher Black/OMS

A chefe do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria van Kerkhove, afirmou nesta segunda-feira (8) que a transmissão da Covid-19 por pacientes sem sintomas da doença parece ser “rara”. Entretanto, ela ressaltou que há diferença entre assintomáticos e pré-sintomáticos, que são as pessoas que vão desenvolver algum sintoma da doença. Maria van Kerkhove fez a declaração durante pronunciamento no qual argumentava que a contenção da transmissão da Covid-19 pode ser mais rápida com a localização e o isolamento dos casos sintomáticos. A explicação de Maria durante entrevista no começo da tarde foi alvo de críticas e dúvidas. Horas depois, em seu perfil no Twitter, ela reforçou que há diferença entre pacientes assintomáticos e pré-sintomáticos. Além disso ela recomendou a consulta ao guia da OMS publicado na sexta (5), que trata do uso de máscaras para a proteção. No documento, a entidade diz que “estudos mais abrangentes sobre a transmissão de indivíduos assintomáticos são difíceis de conduzir”, mas cita um trabalho como exemplo. A pesquisa aponta que, entre 63 indivíduos assintomáticos estudados na China, havia evidências de que 9 (14%) infectaram outra pessoa. No mesmo documento, a OMS alerta: “Os dados disponíveis até o momento, que tratam de casos de infecção em pessoas sem sintomas são decorrentes de um número limitado de estudos com pequenas amostras que estão sujeitas a revisões e não podem dizer se eles carregam a transmissão”.

Caetité: Mulher é abordada no Bairro Ovídio Teixeira e estuprada em veículo na saída da cidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem foi preso acusado de estupro na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. A vítima, uma mulher de 35 anos, registrou boletim de ocorrência na delegacia local, na segunda-feira (08). Segundo ela, o crime ocorreu na noite anterior, quando foi abordada pelo homem e forçada a entrar em seu veículo no Bairro Ovídio Teixeira. De acordo com o Radar 030, o estupro aconteceu no acostamento da rodovia que liga Caetité a Brumado.  Após pegar as características do suspeito, os investigadores empreenderam diligências e conseguiram prender o homem no mesmo bairro onde a vítima foi abordada. O preso foi reconhecido pela vítima – esta esteve no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi para realizar exame de corpo de delito. Já o homem foi preso em flagrante.

Confirmada primeira morte por coronavírus na cidade de Rio do Pires Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a primeira morte por coronavírus na cidade de Rio do Pires, a 181 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, trata-se de um homem de 66 anos que residia na sede do município. As investigações sobre como ocorreu o contágio ainda são inconclusivas. O homem apresentou sintomas gripais e estava sendo acompanhado em isolamento domiciliar. Porém, o quadro se agravou e o mesmo teve de ser internado e transferido para Vitória da Conquista. O secretário de saúde de Rio do Pires informou que todas as providências estão sendo tomadas para que sejam mapeados os contatos do paciente. “Lamentamos esse trágico fato ocorrido, no entanto, não é motivo para pânico e sim momento de reflexão. Devemos continuar obedecendo as normas de isolamento e demais orientações que constam dos decretos para a prevenção contra a Covid-19”, ressaltou.

Para OMS, pandemia está longe do fim, apesar de sinais positivos

Líder da resposta da Organização Mundial de Saúde (OMS) à pandemia de coronavírus, Maria Van Kerkhove alertou que o problema ainda está “longe do fim”. “Há sinais positivos, mas estamos longe”, afirmou ela, durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, 8. Questionada sobre as novas diretrizes para o uso das máscaras caseiras da OMS, divulgadas na sexta-feira, ela lembrou que o item não é um substituto para o isolamento social, este sim mais eficaz para conter a disseminação da doença. “É preciso manter distância física”, afirmou, citando que ela deve ser de ao menos 1 metro. Também presente na coletiva, o diretor executivo da OMS, Michael Ryan, foi questionado sobre protestos recentes nas ruas dos Estados Unidos e seus potenciais riscos de disseminar mais a doença. Ele lembrou que a situação de maior risco é que alguém entre em contato próximo “particularmente com alguém sintomático para a covid-19”. Ryan disse esperar que já exista a consciência agora de que ninguém com sintomas deve sair à rua. Além disso, sugeriu que autoridades nacionais ou locais podem “adotar medidas de saúde pública baseadas em avaliação de risco, nas evidências” para aconselhar a população e proteger sua saúde.

Prefeitura de Brumado entrega Estádio da Vila Presidente Vargas totalmente modernizado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Vila Presidente Vargas, em Brumado, ganhou uma nova praça esportiva, ampliada, moderna e que vem atender os grandes anseios da comunidade, com arquibancada e logística para a realização de competições esportivas. A informação foi divulgada pela prefeitura municipal. A obra é resultado de uma emenda parlamentar que destinou recursos na ordem de R$ 250 mil para a sua execução. O Estádio foi batizado de Clóvis José de Souza, que nasceu e viveu na Vila Presidente Vargas e que era amante do futebol, chegando inclusive a atuar no time da Magnesita, onde trabalhou por muitos anos.

Brasil desiste de sediar Copa do Mundo feminina em 2023 Foto: Divulgação/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira, 8, a retirada da candidatura do Brasil como sede da próxima Copa do Mundo Feminina de futebol, em 2023. A entidade citou a crise financeira provocada pela pandemia de coronavírus e informou que “não foram apresentadas as garantias do governo federal” para a realização da competição. Em nota oficial, a CBF informou que uma “análise da Fifa sobre a documentação da candidatura brasileira considerou que não foram apresentadas as garantias do governo federal e documentos de terceiras partes, públicas e privadas, envolvidas na realização do evento”. A entidade disse ainda compreender tanto a posição da Fifa quanto a do governo brasileiro em meio ao que chamou de “momento excepcional vivido pelo país e pelo mundo”. “O governo federal, por sua vez, elaborou para a Fifa uma carta de apoio institucional na qual garantiu que o país está absolutamente apto a receber o evento do ponto de vista estrutural, como já o fez em situações anteriores. No entanto, ressaltou que, por conta do cenário de austeridade econômica e fiscal, fomentado pelos impactos da pandemia da Covid-19, não seria recomendável, neste momento, a assinatura das garantias solicitadas pela Fifa”, continua a nota. Recentemente, o país sediou algumas das maiores competições esportivas do mundo, incluindo o Pan-Americano do Rio-2007, a Copa das Confederações 2013, a Copa do Mundo de 2014, Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio-2016, a Copa América 2019 e a Copa do Mundo Sub-17 em 2019. Segundo a CBF, a experiência em tantos eventos seguidos não favorecia a candidatura brasileira, “apesar de serem provas incontestáveis de capacidade de entrega”. A próxima sede será anunciada pela Fifa no dia 25 de junho.

Ibope traça perfil da Covid-19 no município de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Guanambi é um dos 133 municípios do país que participam da Pesquisa “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil”, financiada pelo Ministério da Saúde e coordenada pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas. O objetivo do estudo, dividido em três fase, é traçar o perfil da doença na cidade. Diversas residências são sorteadas em cada bairro, aleatoriamente. Os entrevistadores do Ibope, acompanhados por profissionais da secretaria de saúde, realizam aplicação do teste rápido e questionário a um morador do domicilio. Requisitos éticos e de segurança são seguidos à risca, incluindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A primeira etapa do estudo no município ocorreu no mês de maio e a segunda etapa entre os dias 04 e 06 de junho. No total, 500 testes rápidos foram aplicados, todos com resultado negativo.

Caminhão carregado com frutas tomba na BR-030 em Lagoa Real Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Um caminhão carregado com frutas tombou na manhã desta terça-feira (09), na BR-030, no trecho do município de Lagoa Real, a 80 km de Brumado. Segundo informou uma testemunha ao site Achei Sudoeste, o motorista perdeu o controle da direção e o veículo tombou em uma curva. Apesar do susto ninguém se feriu. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e registrou a ocorrência. O trânsito está lento na rodovia devido ao acidente.

Após apagão de dados, governo recua e retoma boletins sobre Covid-19 às 18h

O Ministério da Saúde realizou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 8, para explicar os sucessivos problemas envolvendo a divulgação de dados epidemiológicos da pandemia do novo coronavírus. Desde a última semana, os números têm saído atrasados, incompletos e até incorretos. Após a repercussão internacional causada pelos episódios, a pasta recuou e voltará a publicar os novos casos e óbitos por volta de 18h, diariamente. Para isso, haverá coleta de números em secretarias regionais até às 16h. Os dados estarão alinhados com informações coletadas e divulgadas pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O boletim divulgado na segunda, às 18h, que contavam 679 mortes e mais 15.654 novos casos não levaram em conta os dados de Alagoas e Santa Catarina, que não encaminharam informações a tempo. De acordo com a pasta, haverá mudança na metodologia da filtragem. Os óbitos e casos, por exemplo, terão informações que apontem o dia em que ocorreram, não somente do dia da notificação, como ocorrem. Os especialistas da pasta, no entanto, afirmaram que acreditam ser possível superar o já tradicional atraso de notificação dos diagnósticos e mortes confiando na ampliação da capacidade de análises dos laboratórios centrais dos estados. O secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, afirmou que não haverá recontagem de casos.

Arquivo