Achei Sudoeste

29 Set 2014 - 17:50h

Na próxima sexta-feira (03), será realizada a festa de lançamento do novo clipe de Bruno Caires e A Massa. O clipe da música “Confio no meu cachorro, mas não confio em você” será apresentado ao público às 22h, na Crazy House. O ingresso para participação na festa custa R$ 10. Durante o evento, a banda Conexão Urbana se apresentará no local. Bruno Caires e A Massa convidam todo o público de Brumado e região para prestigiar o lançamento.

29 Set 2014 - 17:10h

A quadra poliesportiva da comunidade de Várzea de Areia, em Cristalândia, foi entregue à população no último final de semana. O local, fruto das ações do mandato do vereador Édio Pereira (PCdoB) junto ao deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), conta com alambrado, arquibancada e iluminação. A obra foi avaliada em R$ 146.000,00. Estiveram presentes na inauguração o vereador Édio Pereira, o presidente da associação de moradores local, Juscelino Teixeira, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), os secretários de esporte, Miguel Lima Dias, e de agricultura, Frederico Neves, bem como moradores da região. Em sua fala, Pereira enalteceu a parceria do governo municipal com órgãos governamentais que têm viabilizado importantes investimentos no município.

29 Set 2014 - 16:40h

Sábado (27) foi o último dia do Festival de Músicas Popular de Brumado (FEMP-B) e a emoção rolou solta entre as apresentações dos artistas. O público lotou o anfiteatro da Praça Coronel Zeca Leite. Três brumadenses chegaram a final, mas o grande vencedor do festival foi o mineiro Zebeto Correia com a música Outro Lado da Noite. Dentre as pratas da casa, a melhor colocação foi para Arlindo Polvinthay, que ficou em quarto lugar com a música Rei na Barriga. Ao final das apresentações, os primeiros colocados foram premiados com troféus e dinheiro. O músico Chiquinho Amorim declarou que o evento superou as expectativas atingindo um índice melhor na proposta de profissionalização e organização, oferecendo maior conforto aos festivaleiros e ao público. “Melhoramos o padrão e a cada FEMP-B realizado vamos melhorar ainda mais. Ficamos satisfeitos em atender aos artistas com essa vitrine musical em nossa cidade e região e também ao público que ganhou um evento cultural para todas as famílias. Só temos que agradecer a todos os nossos colaboradores e a prefeitura por estar nos apoiando, pois saímos do resgate e entramos no calendário da cultural do município”, disse Chiquinho ao site Brumado Notícias.

29 Set 2014 - 15:30h

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Brumado sediou uma etapa do Campeonato Baiano de Jiu-Jítsu. O evento foi realizado no último domingo (28), no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, reunindo mais de 300 atletas de cerca de 50 municípios de todas as regiões do estado. O presidente da Federação Baiana de Jiu-Jítsu, Humberto Tavares, declarou ao site Brumado Notícias que “a proposta de ter Brumado no roteiro da competição é para a descentralização do esporte dos grandes centros e ainda para se propagar a modalidade pelo interior”. Segundo Tavares, o projeto busca a renovação de atletas visando conquistas de competições nacionais e até mundiais. 

A oitava etapa da competição contou com o apoio da prefeitura e de alguns comerciantes locais, o que agradou ao secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias. “É de suma importância a interiorização desse esporte, pois o evento é de grande proporção e eleva o nome do município no meio esportivo do estado. Fico feliz por estar ajudando neste evento com o apoio do nosso comércio local”, disse Dias.  

29 Set 2014 - 15:00h

Segundo levantamento da Superintendência de Trânsito de Brumado, o município conta com 42 pontos de faixas de pedestres, os quais precisam ser novamente pintados. Em alguns locais, as faixas nem existem mais, pois foram cobertas pelo asfalto na obra de recapeamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O próprio órgão ficou encarregado de refazer a pintura da sinalização horizontal, mas até o momento nada foi feito. No que diz respeito às faixas de pedestres, o superintendente de trânsito, Clidemar Amorim, informou ao site Brumado Notícias que o setor de infraestrutura vai substituir as faixas por lombofaixas. Segundo Clidemar, “as lombofaixas foram regulamentas e com isso o município irá se adequar ao novo padrão, uma vez que o mesmo oferece melhor segurança ao pedestre a incentiva a redução de velocidade”. O superintendente afirmou que serão feitos testes em dez pontos de travessias no centro comercial. A proposta, segundo ele, é de que todas as faixas de pedestres sejam substituídas pelas passagens elevadas dentro do padrão nacional de 8 centímetros de altura. Ainda não se sabe quando começará a instalação das lombofaixas, mas a expectativa é de que até o mês de dezembro as dez primeira já estejam assentadas.    

29 Set 2014 - 14:30h

A última semana da corrida eleitoral começou mais intensa em Brumado com vários folhetos desqualificando candidatos circulando pela cidade no intuito de conquistar votos do eleitorado local. A disputa entre os candidatos a deputados que querem fazer do município seu reduto começou de fato. Nesta reta final de campanha, surgiram também rumores de possíveis compras de votos nos bairros periféricos. Diante dos boatos, alguns candidatos resolveram apelar para a tecnologia a fim de flagrar a possível irregularidade. O site Brumado Notícias apurou que alguns utilizarão drones, veículos aéreos não tripulados, para circular nos céus da capital do minério durante essa semana. Como há muitos candidatos buscando votos em Brumado, é possível que com a proposta de fiscalização de votos haja um engarrafamento no espaço aéreo do município.

29 Set 2014 - 12:00h

De acordo com balanço feito pela Folha de S. Paulo, a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), teve um desempenho um pouco acima da média durante o seu mandato. Em quase quatro anos, Dilma cumpriu integralmente 22 de 69 promessas feitas por escrito em 2010. A área de saúde e os temas trabalhistas obtiveram os melhores desempenhos da petista. Segundo o balanço, Dilma fez mais da metade do prometido em 17 compromissos assumidos, mas teve desempenho insatisfatório em 16 promessas, além de abandonar 14 juramentos. As áreas de meio ambiente e segurança obtiveram o pior desempenho. As avaliações foram feitas a partir de dados extraídos do documento “Os 13 compromissos programáticos de Dilma Rousseff para debate na sociedade brasileira”, caderno de 21 páginas que simbolizava seu programa de governo em 2010.

29 Set 2014 - 11:30h

No último domingo (28), a segunda fase do Intermunicipal 2014 teve início no estado. Sessenta seleções seguem na briga pelo título. A equipe de Brumado foi derrotada pelo placar de 5x0 pela seleção de Guanambi. O grupo de Cipó venceu Riachão do Jacuípe por 6x2. As seleções de Remanso, Ipirá, Catú, Santo Amaro, Ibicaraí e Itajuípe também venceram por um placar elástico e seguem adiante na competição. Dez partidas terminaram empatadas. No próximo dia 12 de outubro, diversos jogos decisivos serão realizados. No próximo domingo (5), não acontecerá a rodada por conta das eleições presidenciais. Até o momento, foram realizados 270 jogos e 737 gols.

29 Set 2014 - 11:00h

Na madrugada do último sábado (27), seis homens fortemente armados tentaram explodir os caixas eletrônicos do Banco do Brasil da cidade de Ituaçu, no sudoeste baiano. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, por volta das 02h da madrugada, o grupo chegou ao local em um carro branco e tentou danificar os equipamentos utilizando bananas de dinamite. Após várias tentativas frustradas, eles fugiram sem levar nada. Alguns caixas ficaram danificados e uma equipe de peritos foi acionada para periciar a agência.

29 Set 2014 - 10:30h

No país, alguns laboratórios não estão mais exigindo o jejum para muitos exames de sangue. A novidade se deve a técnicas mais modernas, as quais permitem avaliar o sangue sem a interferência das gorduras que vão para o organismo quando nos alimentamos. Os laboratórios que utilizam as novas técnicas dispensam o jejum em exames de colesterol, hemograma, creatinina, e hormônios da tireoide. Já os testes cujo jejum ainda é obrigatório são os de glicemia, triglicerídeos, e vitamina C. Segundo a Associação Brasileira de Medicina Laboratorial, a mudança é uma tendência mundial que deve ser colocada em prática aos poucos em parceria com os médicos. A medida deve beneficiar pacientes em situação de urgência.

29 Set 2014 - 10:00h

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o candidato a deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) comemorou o crescimento de sua campanha e do candidato a deputado federal Erivelton Santana (PSC) em Brumado. Bonfim ressaltou a importância do apoio do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), fundamental nesse processo de fortalecimento. Para Vítor, o crescimento de seu nome entre o eleitorado do município também se deve ao apoio que tem recebido de muitos empresários da cidade, a exemplo de Vanderlito Souza. “Estou muito feliz com a grande aceitação do nosso projeto. A juventude de Brumado e a classe estudantil, por exemplo, identificam-se muito com a nossa candidatura e tem trazido para a campanha um entusiasmo contagiante. São muitos os segmentos que escolheram caminhar conosco”, disse. Durante a entrevista, Bonfim também falou sobre a campanha em outras regiões. Segundo ele, seu nome já estaria consolidado em mais de 40 municípios, nos quais teria o apoio de prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, ex-vice-prefeitos, vereadores, ex-vereadores, presidentes de associações e lideranças políticas. “Fico ainda mais confiante por ter conseguido ampliar as bases eleitorais do meu pai [João Bonfim], agregando outros municípios, o que me dá a certeza de que seremos vitoriosos no dia 05 de outubro", concluiu.

29 Set 2014 - 09:30h

Na tarde de domingo (28), uma tragédia familiar marcou os moradores da cidade de Caetité, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Manoel Aparecido Rodrigues Cardoso, 32 anos, foi assassinado com um golpe de faca no peito. O homicídio foi praticado pelo próprio irmão, Almerindo Rodrigues Cardoso, de 36 anos. O crime aconteceu na localidade de Tanquinho de Maniaçu, zona rural do município. O delegado Clécio Magalhães, juntamente com o Coordenador do Serviço de Investigações e o Departamento de Polícia Técnica (DPT), realizaram o levantamento cadavérico. Familiares relataram que os irmãos tinham desavenças envolvendo bens materiais. O assassino encontra-se foragido.

29 Set 2014 - 09:00h

A prática de envenenamento de animais tem crescido nos últimos meses em Brumado chamando a atenção dos ambientalistas e das ONGs que lutam em defesa da fauna local. Na última semana, o envenenamento de três cães acabou afetando o equilíbrio ecológico no município, pois cerca de vinte urubus comeram as carnes envenenadas e acabaram morrendo. O site Brumado Notícias registrou o caso na chamada rodagem da Magnesita, a pista de rolamento e escoamento do minério extraído pela empresa, que corta a área de preservação ambiental ao pé da Serra das Éguas. No trecho que interliga o Bairro Olhos D’água ao povoado do Sapé, os animais foram encontrados mortos à margem pista. Os moradores da região ficaram bastante indignados. Segundo um lavrador, os cães foram envenenados no Bairro Santa Tereza e desovados no local. Em contato com a nossa reportagem, a Associação Protetora dos Animais declarou que irá acionar a secretaria municipal de meio ambiente e a vigilância sanitária para fiscalizar a comercialização indiscriminada do produto conhecido como chumbinho, pois se suspeita que o mesmo tenha sido utilizado para o envenenamento dos cães. “No dia a dia ninguém dá importância para os urubus, pois apenas os enxergam como carniceiros, mas eles são os faxineiros da natureza, responsáveis por eliminar os restos mortais dos demais animais, que em estado de putrefação podem proliferar doenças. Temos que respeitar a função de cada ser vivo na natureza ou então teremos que arcar com as duras consequências”, comentou Paulo Esdras, presidente da Associação Protetora dos Animais.

29 Set 2014 - 08:30h

Matheus Moura de Souza e Thainara Alves Pinto estão detidos na delegacia de Brumado. O casal foi apresentado por uma guarnição do pelotão especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) durante a madrugada desta segunda-feira (29) sob a acusação de associação ao tráfico de drogas. Com a dupla, a polícia encontrou 500g de cocaína, vários papelotes de crack, uma balança de precisão e uma caderneta com anotações do tráfico. Os acusados foram detidos próximo à famosa barraginha que represa o Rio do Antônio no Bairro São Félix. O material apreendido foi encaminhado para perícia.

29 Set 2014 - 08:00h

Um ônibus particular com 48 passageiros bateu em um barranco na madrugada de domingo (28), na altura do Km-10, da BA-148, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. O acidente provocou a morte de uma pessoa e duas ficaram feridas. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista teria perdido o controle da direção por volta das 3h30 da madrugada. Após o acidente, as duas vítimas que tiveram ferimentos foram levadas para o Hospital Municipal de Livramento de Nossa Senhora. O corpo do homem morto no acidente foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. De acordo com o G1, o ônibus seguia de São Paulo em direção a Irecê. 

29 Set 2014 - 07:10h

Há nove anos morando em Portugal, Mabson Brito e a esposa estão de férias em sua terra natal, a cidade de Brumado, para rever a família e os amigos. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ele disse que foi muito bem recebido em Portugal e que se adaptou rapidamente em razão das semelhanças culturais com o Brasil. Mabson trabalha no ramo hoteleiro no país, onde mora com a esposa, também brumadense e grávida de quatro meses. Ele está em Brumado para conseguir toda a documentação necessária para conquistar a dupla cidadania. “Foi uma maravilha rever todo mundo”, disse ele.

28 Set 2014 - 10:00h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3311-6115 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

28 Set 2014 - 09:30h

O diretor geral do Datafolha, Mauro Paulino, disse que, após o resultado da última pesquisa presidencial, diminuíram as chances de um segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB). Os números revelam que a candidata petista dobrou a vantagem sobre Marina. Segundo o diretor, a pesquisa indica também que a disputa pelo segundo lugar, entre Marina Silva e Aécio Neves, tende a se acirrar nesta reta final para a eleição em primeiro turno.  Apesar da avaliação, Paulino reiterou que se for mantida a média de votos nulos e brancos das eleições anteriores, de 8% e 9%, e se Dilma alcançar entre 45% a 46% dos votos no primeiro turno (hoje ela tem 40% da intenções de voto), tem grande chance de fechar a eleição no primeiro turno e ser reeleita.

28 Set 2014 - 09:00h

A partir da próxima semana, a secretaria municipal de saúde de Brumado começará a campanha Outubro Rosa, que incentiva as mulheres a fazerem o autoexame de prevenção contra o câncer de mama. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário de saúde Cláudio Feres informou que no município já existe uma grande conscientização que mobiliza as mulheres a terem todo o acompanhamento através dos exames relacionados à prevenção. Os dados da secretaria apontam que por ano são realizadas 2 mil mamografias. O secretario esclareceu que este ano a mobilização será concentrada nas unidades básicas de saúde, que já se preparam para atender a demanda da campanha.

28 Set 2014 - 07:00h

Diminuiu o tempo que os inadimplentes levam para limpar o nome e sair da lista de consumidores negativados, quitando integralmente as pendências ou renegociando as dívidas. Neste ano, o prazo médio é de 70 dias, ante 83 dias em 2011 e 2012 e 74 dias no ano passado, aponta estudo da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Os resultados foram obtidos observando-se a base nacional de consultas recebidas pela empresa, que é de 11 milhões de registros mensais. "Em três anos, o prazo médio para deixar a lista de inadimplentes foi reduzido em 13 dias. Essa é a boa notícia", diz o diretor de sustentabilidade da empresa, Fernando Cosenza. Entre os fatores apontados por ele para esse recuo estão a queda do índice de inadimplência do consumidor, o crédito mais contido e a maior flexibilidade das empresas para renegociar dívidas. Em relação à inadimplência, Cosenza observa que o índice aumentou no curto prazo, mas, mesmo assim, é inferior ao registrado três anos atrás. A inadimplência do consumidor em agosto ficou em 4,4% dos créditos a receber, o mesmo resultado de julho, segundo dados do Banco Central. Em agosto do ano passado estava em 4,8%. De toda forma, na avaliação do executivo, o principal fator que contribuiu para essa redução no prazo médio de regularização de dívidas em atraso foi o amadurecimento do brasileiro em relação à sua situação financeira. As informações são do Estadão.