25 Jun 2014 - 10:00h

Nesta semana, câmeras de videomonitoramento estão sendo instaladas no centro comercial de Guanambi. Os equipamentos serão estrategicamente posicionados na Rua dos Expedicionários, Praça Gercino Coelho, Rua Coronel Pedro Francisco de Moraes, Rua Joaquim Manoel e Praça Henrique Pereira Donato. O circuito de vigilância possibilitará uma cobertura em alta definição, varredura com alcance de 360º e sistema infravermelho. As imagens serão transmitidas para uma central de monitoramento, onde serão armazenadas e monitoradas 24 horas por dia. Segundo a polícia, o sistema servirá de instrumento fundamental para a segurança pública, auxiliando no trabalho de policiamento das vias. O projeto é resultado da parceria firmada entre a prefeitura municipal, que financiou a maior parte do projeto, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e as Polícias Civil e Militar. O sistema deve começar a funcionar a partir do próximo mês.

25 Jun 2014 - 09:50h

No encerramento do São João da cidade de Tanhaçu se apresentaram no circuito da festa as Bandas Moleca 100 Vergonha, Kallistones, Chica Baiana, e os cantores Thiago e Gustavo. Cerca de 12 mil pessoas compareceram à praça de realização do evento, onde permaneceram até o raiar do dia. O prefeito João Francisco Santos (PT) esteve em todos os dias da festa, considerada uma das melhores da região. Moradores do município e visitantes de toda região aproveitaram a oportunidade para se divertir ao som de um autêntico forró. 

Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a polícia não registrou nenhuma ocorrência durante o evento. Além dos shows, o público também aprovou a decoração em alusão à Copa do Mundo, a qual coloriu de verde e amarelo o Arraiá de Tanhaçu. O prefeito agradeceu a todos que participaram e abrilhantaram a festa. Ele também aproveitou para convidar a todos para participarem do São Pedro do Distrito de Sussuarana, que acontece nos dias 27 e 28 deste mês. 

25 Jun 2014 - 09:30h

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), o CRAS Esther Trindade Serra realizou uma festa de São João para a integração entre jovens e idosos. No desenvolvimento dos “Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFC”, o órgão promoveu os festejos juninos com direito a decoração própria, comidas típicas e muita dança e quadrilha. Após a festividade, um almoço foi servido a todos os participantes, integrando-os apesar da diversificação etária do grupo. Segundo a direção do CRAS, a festa confirmou a importância da integração e da convivência entre gerações, possibilitando a transferência de conhecimentos, sabedoria e as formas distintas de manifestações de alegria com ordem e respeito.

25 Jun 2014 - 09:00h

Por volta das 07h30 de ontem (24), um acidente envolveu um ônibus da empresa Novo Horizonte que saía da cidade de Jussiape com destino a Livramento de Nossa Senhora. O coletivo apresentou problemas nos freios na Serra das Almas, na BA-148, entre Livramento e Rio de Contas. O local é bastante conhecido por conta de outros acidentes que já foram registrados no trecho. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, para evitar uma tragédia, o motorista acabou colidindo o veiculo contra uma barra de proteção, parando o mesmo no acostamento. Ninguém ficou ferido. Os passageiros tiveram de esperar pela chegada de um novo ônibus para serem deslocados do local. A polícia registrou a ocorrência.

24 Jun 2014 - 19:20h

Em um de seus principais hits, Hips Don't Lie, a colombiana Shakira canta que "en Barranquilla se baila así". A cidade fica a 3,6 mil km de Cuiabá, no Pantanal brasileiro, mas a seleção colombiana nem pareceu perceber: 'bailou' pelo terceiro jogo seguido e avançou para as oitavas de final na liderança do Grupo C da Copa do Mundo: goleada de 4 a 1 sobre o Japão, novamente com dancinhas nas comemorações. Mais do que a Colômbia, quem pode comemorar é todo o continente sul-americano: uma seleção local já está garantida nas semifinais do Mundial, já que os colombianos encaram o Uruguai e o Chile pega o Brasil - os vencedores de cada jogo duelam nas quartas. Alegria de Armero, que dançou de novo ao seu estilo; alegria de Shakira, de novo dando força no Twitter; alegria de todos os colombianos que 'pintaram' a Arena Pantanal de amarelo. As informações são do Uol Esporte.

24 Jun 2014 - 19:00h

Eles fizeram a pior campanha da Copa de 1994. Doze anos depois, na Alemanha, conseguiram apenas uma vitória. E agora, no Brasil, na terceira participação em Copas, os gregos finalmente vão jogar as oitavas de final. A vitória por 2 a 1 sobre a Costa do Marfim em Fortaleza parecia impossível no começo. Mas um pênalti polêmico aos 47min do segundo tempo, convertido por Samaras, garantiu a vitória. Empurrada por torcedores fantasiados de deuses do Olimpo na arquibancada, a seleção da Grécia chegou à vitória de que precisava e contou com a vitória da Colômbia sobre o Japão para chegar à segunda posição do grupo D. Enfrentarão a Costa Rica, domingo, na Arena Pernambuco. A Costa do Marfim, também em sua terceira participação em Copas, volta para casa. As informações são do Uol Esporte.

24 Jun 2014 - 17:50h

Em turnê pela Bahia animando os festejos juninos de várias cidades do interior, os sertanejos Zezé di Camargo e Luciano pousaram na tarde desta terça-feira (24) no aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt. Do local, eles seguiram em comboio pela BR-030 para a cidade de Livramento de Nossa Senhora, onde se apresentarão durante a noite em praça pública no encerramento das festas na capital da manga. 

Luciano foi mais discreto em sua passagem; já seu irmão desceu do avião com um cachorrinho de estimação e parou para cumprimentar e posar para fotos com os fãs brumadenses que recepcionaram a dupla no saguão do aeroporto. A expectativa é grande para o show em Livramento. São esperadas mais de 20 mil pessoas na festa.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

24 Jun 2014 - 17:10h

Com um tiro nas costas, João Alves de Oliveira, 58 anos, sofreu uma tentativa de homicídio. O crime ocorreu na manhã de hoje (24), na comunidade de Salobro, zona rural de Matina, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a vítima, que foi atingida por um tiro de espingarda, foi encaminhada ao hospital de Riacho de Santana e passa bem. Em depoimento à polícia, o homem disse que não têm inimigos e que o crime pode ter sido um engano.

24 Jun 2014 - 16:50h

No segundo semestre deste ano, o governo federal vai anunciar a abertura de crédito educativo para 25 mil alunos de mestrado e doutorado em faculdades particulares. O projeto, que foi bastante discutido nos últimos anos, é uma das grandes apostas do Ministério da Educação (Mec). O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, declarou que o programa atenderá à grande demanda das instituições não públicas e reduzirá a inadimplência. O projeto terá regras iguais às da graduação, com financiamento parcial e integral e início do pagamento do empréstimo um ano e meio após a formatura. O crédito valerá para cursos avaliados pela Capes, como mestrados e doutorados, e não inclui especializações ou MBAs (Master Business in Administration).

24 Jun 2014 - 16:20h

Foi tecnicamente um jogo de pouca emoção. As câmeras flagraram até torcedores lendo jornal durante a partida. O 0 a 0 entre Costa Rica e Inglaterra, que fechou o grupo D nesta terça-feira, em Belo Horizonte, pode entrar para a lista de um dos piores jogos desta Copa do Mundo. E, mais uma vez, a torcida brasileira deu seu jeitinho de se divertir e tirou sarro da eliminação dos ingleses gritando "olé". Sorte dos costarriquenhos, que se classificam para as oitavas de final como os primeiros colocados justamente do grupo da morte da competição, com sete pontos, sem perder nenhum jogo contra três campeões do mundo. Já a Inglaterra, que teve até a torcida de seu príncipe, fica na lanterna da chave, com um só ponto. O Uruguai, que venceu a Itália por 1 a 0, é o outro classificado. As informações são do Uol Esporte.

24 Jun 2014 - 16:00h

A última rodada do 'grupo da morte' começou com uma certeza: mais um campeão mundial daria adeus à Copa de 2014. Pior para a Itália, que se junta à Inglaterra e vai para casa ainda na primeira fase. Em um confronto direto pela segunda vaga da chave, o Uruguai venceu por 1 a 0, nesta terça-feira, em Natal, e se classificou para as oitavas de final. Encara na próxima fase o primeiro colocado do grupo C, que tem tudo para ser a Colômbia. O resultado coloca mais um time das Américas na próxima fase. Já são sete garantidos (Brasil, México, Chile, Colômbia, Argentina, Costa Rica e o próprio Uruguai), número que ainda pode aumentar com Equador e Estados Unidos. Cuidado, Brasil. O 'Fantasma de 50' vai ao mata-mata mais vivo do que nunca. E desta vez está do mesmo lado da chave da seleção anfitriã. Um possível confronto pode ocorrer já nas quartas de final. As informações são do Uol Esporte.

24 Jun 2014 - 12:30h

Muitos brumadenses preferiram passar a noite de São João em casa com a família curtindo uma tradicional roda de fogueira com direito a todas as deliciosas iguarias da época. Este ano, as comemorações ganharam mais animação com a vitória do Brasil por 4X1 sobre Camarões pela Copa do mundo de futebol. Uma fina garoa molhou a cidade, mas não tirou a alegria dos animados torcedores, que logo após o encerramento do jogo promoveram uma chuva de fogos que iluminou o céu nublado. Com fogueira, carne, batata doce e milho assando na brasa, a noite de São João em Brumado foi de muita festa.

24 Jun 2014 - 12:00h

Em uma rede social, o cantor Leonardo lelmbrou os 16 anos da morte do irmão, Leandro, que morreu no dia 23 de junho de 1998 em razão de complicações de um câncer raro chamado tumor de Askin. “Juntos nós fomos a voz de uma linda canção. Eternamente continuará presente em minha vida. A saudade dói. 16 anos sem você Leandro”, escreveu o artista na legenda de uma foto antiga dos dois. O filho de Leonardo, Pedro Leonardo, também manifestou a saudade que sente do tio. “Hoje faz 16 anos que o tio Leandro partiu. Tio, descanse em paz. Muita saudade”, escreveu ele.

24 Jun 2014 - 11:30h

Durante coleta de amostras realizada em março no sistema de esgoto do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) detectou o vírus que causa a poliomielite. A agência das Nações Unidas para saúde informou que a cepa do vírus detectada em Campinas é da mesma família da que foi encontrada em um caso de pólio na Guiné Equatorial. Segundo a OMS, o vírus foi detectado em uma coleta de rotina nos sistemas de esgoto e não há nenhuma evidência de transmissão do WPV1. O Brasil está livre do vírus da pólio desde 1989 e a região das Américas, desde 1991. A vacinação contra a poliomielite em São Paulo cobre 95% da população infantil. A próxima campanha está marcada para novembro e o alvo são as crianças de 6 meses a 5 anos. As informações são da Agência Brasil.

24 Jun 2014 - 08:50h

A Seleção Brasileira jogou nesta segunda-feira (23) o último jogo da primeira fase da Copa do Mundo 2014, na Arena Mané Garrincha, em Brasília. O time de Luiz Felipe Scolari goleou Camarões por 4x1. A torcida brumadense comemorou a vitória da seleção nas ruas da cidade. (Veja Fotos).

23 Jun 2014 - 19:30h

Em seu 100º jogo em Copas do Mundo, a Seleção Brasileira teve menos facilidade do que muitos imaginaram. Mas no último duelo na primeira fase da Copa, os comandados do técnico Luiz Felipe Scolari não decepcionaram os torcedores presentes no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF) e venceram por 4 a 1. O primeiro gol do jogo foi marcado por Neymar e, ainda no primeiro tempo, o Camarões empatou com Matip e Neymar voltou a aparecer na etapa inicial para fazer 2 a 1. No segundo tempo, Fred e Fernandinho completaram o placar e selaram o triunfo verde-amarelo. Com o resultado, o Brasil subiu para sete pontos e se classificou na primeira colocação do grupo A e, como o Chile encerrou a primeira fase com derrota por 2 a 0 para a Holanda e terminou na vice-liderança do grupo B, o rival sul-americano será o adversário da Seleção nas oitavas de final. As informações são da Jovem Pan.

23 Jun 2014 - 19:00h

O México domou a Croácia na Arena Pernambuco e dizimou os discursos autoconfiantes dos adversários na véspera. A vitória por 3 a 1 foi a melhor resposta ao técnico Niko Kovac, que afirmou ter a receita de como ganhar. Sim, o México está nas oitavas de final de uma Copa do Mundo pela sexta vez consecutiva. Classificou-se em segundo lugar no Grupo A, com sete pontos, mas saldo de gols inferior ao do Brasil (três contra cinco) e enfrentará a Holanda nas oitavas de final, no domingo, às 13h, na Arena Castelão. A Croácia, que se classificaria em caso de vitória, somou três pontos. Camarões ficou com zero.

23 Jun 2014 - 16:00h

O caminhão que saía da cidade de Camaçari carregado de metanol com destino ao estado de Goiás e que acabou tombando no trevo do anel rodoviário na BR-030, na noite do último domingo (22), em Brumado, continua bloqueando a pista próximo à empresa Magnesita. Durante toda a madrugada e ao longo do dia de hoje (23), uma equipe de resgate e de segurança da empresa transportadora esteve no trecho para liberar a pista, mas, por se tratar de uma carga inflamável, primeiro teve de ser feita a remoção do metanol para depois fazer a retirada do caminhão da pista. Já recuperado do susto e sem graves lesões, o motorista também participou dos trabalhos de retirada do caminhão do local. Técnicos de segurança e resgate da empresa esclareceram ao site Brumado Notícias que a carga não foi afetada e que o combustível derramado na pista foi o diesel do próprio caminhão.

23 Jun 2014 - 15:10h

Os moradores das comunidades dos Pebas e adjacências, com o apoio de populares dos Bairros São Félix, Malhada Branca e Jardim de Alá, fizeram uma barricada de pneus queimados bloqueando a BR-030, próximo à rótula de entroncamento com a BA-262. O bloqueio foi feito em protesto contra a construção do presídio, cujo projeto de doação de terreno foi aprovado em sessão extraordinária realizada na Câmara de Vereadores na última quinta-feira (18). Os manifestantes fizeram faixas e cartazes de protesto contra os vereadores, que aprovaram o projeto do executivo municipal. Mesmo com a pista bloqueada, os manifestantes faziam questão de ressaltar que era um protesto pacífico e, por isso, a cada cinco minutos eles liberavam a passagem de veículos. 

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a Polícia Militar estiveram no local negociando com os manifestantes a liberação da rodovia, mas acabaram cedendo ao apelo dos mesmos em liberar a pista nos períodos determinados. A presidente da associação de moradores dos Pebas, Marizete Pécora, que organizou o manifesto, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que este é o primeiro de vários protestos contra as obras do presídio que poderá ser construído acerca de três quilômetros da comunidade. 

Pécora disse que a comunidade foi traída pelo legislativo local, que não convocou a população para discutir o assunto. “Temos três vereadores que se dizem representantes da nossa comunidade que não levantaram a voz para nos defender. Precisamos é de ações públicas sociais para recuperar os nossos jovens e não de presídio para atrair mais bandidos e prejudicar ainda mais a nossa comunidade. Podem ficar sabendo que nós vamos invadir a prefeitura e a câmara e esses que se dizem nossos representantes terão que nos ouvir. Presídio aqui não!”, desabafou ela.

23 Jun 2014 - 14:55h

Holanda e Chile entraram em campo na última rodada com uma missão: fugir do Brasil nas oitavas de final. Após um jogo truncado e sonolento, são os europeus quem podem respirar mais aliviados. Venceram por 2 a 0, nesta segunda-feira, no Itaquerão, terminaram a fase classificatória na primeira colocação do grupo B e só pegam os anfitriões em caso de 'zebra'. A tarefa inglória de enfrentar os donos da casa deve cair no colo dos chilenos. Basta apenas que o Brasil faça sua parte e vença a já eliminada seleção de Camarões nesta segunda, às 17h, em Brasília. Se a lógica prevalecer, o confronto sul-americano pelas oitavas de final ocorrerá no próximo sábado, no Mineirão. A Holanda joga no mesmo dia, no Maracanã, e encara os comandados de Felipão se estes ficarem em segundo lugar do grupo A. As informações são do Uol Esporte.