Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/Jan/2015 - 14h30

Brumado: Folia de Reis toma conta da Praça Armindo Azevedo

Brumado: Folia de Reis toma conta da Praça Armindo Azevedo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A folia de reis é uma festa católica que celebra os três Reis Magos. Fixado o nascimento de Jesus Cristo em 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro. Na cultura brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos. Trata-se de uma tradição originária da Espanha, que ganhou força especialmente no século XIX e que se mantém viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades. 

Brumado: Folia de Reis toma conta da Praça Armindo Azevedo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, as comemorações foram iniciadas nos primeiros dias do ano. Na última sexta-feira (02), por exemplo, um grupo de Terno de Reis, que acompanha as atividades do grupo da terceira idade Viva a Vida, Viva Bem, se apresentou no quiosque do acarajé de Dona Dete, na Praça Armindo Azevedo. Na ocasião, populares e turistas de passagem pelo município aproveitaram para registrar a manifestação da tradicional cultura religiosa, que reuniu vários apreciadores. Ao final, os presentes ainda fizeram fila para saborear a canjica oferecida pela baiana aos músicos e aos contempladores. Nesta segunda-feira (05), os reiseiros da região se apresentarão na cidade de Aracatu, onde todos os anos acontece o tradicional encontro de Terno de Reis. O evento ainda se repetirá na cidade de Caetité, onde o XXIX Encontro de Terno de Reis e Violeiros será realizado no dia 11 de Janeiro de 2015, na Praça da Catedral.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo