Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Guanambi registra 47 casos positivos de coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Saúde de Guanambi confirmou o número de casos da Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico, a cidade tem 47 pacientes que testaram positivo para a doença, sendo 43 homens e 4 mulheres. 1252 pessoas estão sendo monitoradas, 9 aguardam resultado laboratorial e 346 casos foram descartados. Conforme os dados, 21 pessoas estão curadas. Dos casos confirmados, 33 ocorreram no Bairro Belo Horizonte, 1 no Bairro Renascer, 1 no Monte Pascoal, 1 no Bela Vista, 1 no Bom Jesus, 1 no Vomitamel, 1 no Centro, 2 no São Francisco, 1 no Residencial dos Pássaros, 1 no Santo Antônio, 1 no Brindes, 2 no Beija Flor e 1 em Morrinhos, onde medidas de distanciamento e práticas de higiene devem ser redobradas. Até o momento, dois profissionais de saúde testaram positivo para a Covid-19. A prefeitura tem incentivado a manutenção do isolamento social, assim como os cuidados com a higiene pessoal.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Defensora pública diz que Brumado está agindo em completa dissonância com a realidade do estado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após os decretos de flexibilização autorizando a reabertura do comércio, o município de Brumado registrou 32 novos casos do novo coronavírus – são 3 pacientes internados e mais de 1 mil notificações suspeitas. A Defensoria Pública ajuizou ação para obrigar o Município a recuar nos decretos de flexibilização do comércio, passando a autorizar somente o funcionamento dos serviços essenciais, porém o pedido foi negado em primeira instância. Para a defensora pública Maiara Pereira, de forma pioneira, Brumado flexibilizou serviços, como cultos e restaurantes, que se enquadram nas últimas fases de reabertura. “São serviços que têm uma potencialidade muito grande de aglomerar pessoas. Brumado anda completamente na contramão de tudo que está sendo visto. Em termos de população, Brumado é uma das cidades da Bahia com mais casos. É totalmente dissonante da realidade no estado”, criticou. Pereira defende uma paralisação mínima de 15 dias de todas as atividades não essenciais a fim de conter a propagação do vírus na cidade. “Estou muito assustada. Tenho a impressão que Brumado é uma bomba que está prestes a explodir”.

Dombasiliense procura por irmã que não conhece na região de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Natural da cidade de Dom Basílio, Alessandra Raimundo Santos está à procura da irmã, de quem foi separada aos dois anos de idade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ela contou que, por dificuldades financeiras, a sua mãe deu a sua irmã, Maria Aparecida Santos Raimundo, para uma mulher da região de Umburanas, em Brumado. “Meu maior sonho é encontrar a minha irmã. Tem cerca de 30 anos que não a vejo”, disse. 

Dombasiliense procura por irmã que não conhece na região de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A última informação que Alessandra teve a respeito da irmã foi de que ela estava casada e tinha uma filha. Os nomes dos pais das duas são: Luísa dos Santos Raimundo e Axes Ribeiro dos Santos. Quem tiver qualquer pista sobre o paradeiro de Maria Aparecida Santos Raimundo pode entrar em contato com a redação do Achei Sudoeste.

Brumado: Em decisão, juiz diz que ainda teremos de conviver por muito tempo com a ameaça da Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE) ajuizou Ação Civil Pública, com pedido de tutela de urgência, em face do Município de Brumado (veja aqui). Na ação, o órgão frisou que, contrariando a lógica para um Município de cerca de 70 mil habitantes que não conta com estrutura razoável para os serviços ordinários de saúde pública, no dia 8 de maio de 2020, a Administração flexibilizou quase de maneira absoluta o funcionamento do comércio. As flexibilizações contribuíram, segundo a Defensoria, para o aumento exponencial do número de casos, confirmados e suspeitos, na cidade, colocando em risco a comunidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, em sua decisão, o juiz Genivaldo Alves Guimarães indeferiu o pedido e argumentou que não vê, por ora, ilegalidade ou inconstitucionalidade nos decretos municipais. “Não está provado que o surgimento, em um mês, de vinte e nove casos de Coronavírus em Brumado, seja decorrente da flexibilização contida nos mencionados Decretos. Também ainda não está provado que, com a alegada flexibilização, estão se formando grandes aglomerações de pessoas desprovidas de equipamento de proteção individual. Embora alegado de forma genérica, inexiste prova documental de que a maioria das empresas autorizadas a reabrirem suas portas sequer vêm cumprindo, a contento, as normas sanitárias mais elementares para a contenção da transmissão do coronavírus”, citou. O magistrado ainda destacou que as atividades mencionadas pela defensoria podem ser exercidas ou praticadas, desde que adotados os cuidados necessários, como o distanciamento, o uso de máscaras e a constante higiene. Por fim, frisou que o mundo terá de conviver por meses ou anos com a constante ameaça da doença, até o surgimento de uma vacina.

Brumado não confirma novos casos e mais um paciente é curado do coronavírus

O município de Brumado não confirmou novos casos da Covid-19, o novo coronavírus, nesta quarta-feira (03). De acordo com o boletim epidemiológico da secretaria de saúde (Sesau), a cidade continua com 40 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O número representa 3,07% do total de 1.302 notificações. Entre os diagnósticos: 3 internações, 0 óbitos, 24 pacientes em tratamento e 16 recuperados. No momento, 86 ainda aguardam resultado laboratorial e 269 já foram descartados. De acordo com a Sesau, as notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município. Importante lembrar que a secretaria de saúde criou um canal de comunicação direto com a população para tirar dúvidas sobre a Covid-19 e atender pessoas que apresentem sintomas característicos. A Central de Informação Covid está disponível de domingo a domingo, de 8h às 20h, através dos telefones: (77) 99961-0107; (77) 99961-0110; (77) 99961-0115; (77) 99961-0118; (77) 99961-0119; (77) 99961-0128; (77) 99961-0131e (77) 99961-0402. Antes de procurar atendimento, ligue na central e garanta a sua segurança e de todos!

Ação impetrada por Márcio Moreira cassa mandato do deputado estadual Pastor Tom Foto: Divulgação/AL-BA

Uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) impetrada na justiça eleitoral pelo ex-candidato a deputado estadual, Márcio Moreira da Silva (Patriota), culminou na cassação do mandato do deputado estadual Ewerton Carneiro da Costa (Patriota). A Aime foi julgada na noite da última terça-feira (02) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em sessão virtual, a Corte comandada pelo ministro Luís Roberto Barroso formou maioria e julgou procedente o pedido. O deputado também ficou inelegível por 8 anos. O processo argumentou que Pastor Tom registrou seu pedido de candidatura a deputado estadual sem comprovar filiação partidária, exigência dispensada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) devido à sua alegação de que seria policial militar da ativa. A decisão, no entanto, cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF). O primeiro suplente Josafá Marinho poderá assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) após a publicação do acórdão da decisão pelo TSE. O segundo suplente da coligação, é o ex-candidato Márcio Moreira.

Cresce o número de divórcios durante a pandemia

Na última semana, o Google Brasil revelou o aumento vertiginoso de 9900% na busca pelo termo “divórcio online gratuito”, no período de 13 a 29 de abril. Além disso, a pergunta “como dar entrada em um divórcio” registrou crescimento de 82% no país. Por outro lado, o Brasil vive uma baixa em relação ao número de divórcios; de acordo com a Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), houve uma diminuição de 43% entre fevereiro e abril de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. Além das separações de uniões reconhecidas por lei, casais que apenas moram juntos também estão se separando.

Licitação para construção do novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa é divulgada Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (02), o Governo da Bahia divulgou o resultado da licitação para construção do novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. Segundo a publicação no Diário Oficial do Estado, o consórcio Atlântico-BR Infra, formados pelas empresas Atlântico Engenharia Ltda e BR Infra Construções Ltda, ganhou a licitação. A construção da pista de pouso e decolagem, taxiway e pátio de estacionamento de aeronaves vão custar R$ 16.137.466,02. O aeroporto ficará localizado em uma nova área patrimonial de 4,5 milhões de m².

Anvisa concede liberação para venda de máscaras de tecido em farmácias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última terça-feira (2), por unanimidade, a venda de máscaras de tecido em farmácias e drogarias. A aprovação, em caráter excepcional, visa ampliar o alcance do equipamento para a população, que precisa se proteger em meio à pandemia do coronavírus. De acordo com o Bahia Notícias, a decisão foi tomada após análise de uma solicitação da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), que pediu que o produto fosse vendido apenas em farmácias de manipulação. No entanto, a diretora substituta, relatora da pauta, Meiruze Sousa Freitas, se manifestou favorável à comercialização do produto por farmácias e drogarias em geral. Em nota, a Anvisa informou que enviou um ofício circular sobre a decisão para as Vigilâncias Sanitárias dos estados e municípios e do Distrito Federal (DF).

Brumado: Justiça nega suspender flexibilização de serviços não essenciais e DPE recorre ao TJ-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Defensoria Pública Estadual (DPE) expediu uma recomendação para que o Município de Brumado suspendesse o funcionamento dos serviços não essenciais, voltando atrás nos decretos de flexibilização do comércio (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a defensora pública Maiara Pereira Lima Salles disse que, embora o Município tivesse sinalizado com a possibilidade de baixar uma resolução impondo medidas mais restritivas ao isolamento social, não se chegou a um acordo quanto à demanda. “Continuamos da mesma forma: os decretos continuam vigente e os casos de coronavírus aumentando de forma exponencial. A meu ver, o cenário epidemiológico de Brumado é muito preocupante”, avaliou. Diante disso, a defensora ajuizou uma ação civil pública a fim de exigir que o Município adote essas restrições ao funcionamento dos serviços não essenciais para conter o avanço do vírus na cidade. No entanto, a ação de suspensão foi negada na primeira instância. “Infelizmente, o juízo de primeiro grau aqui de Brumado, ele indeferiu a tutela antecipada que eu fiz o pedido. Ainda hoje protocolei no Tribunal de Justiça da Bahia um recurso para tentar reverter essa decisão junto ao colegiado. Vamos aguardar”, afirmou.

Presidente da Câmara de Boquira pode ter facilitado a entrada de pessoas contaminadas por Covid-19

O Presidente da Câmara de Vereadores de Boquira, José Milton Gonçalves (PTN), o Tom de Vicente, teria facilitado a entrada de pessoas contaminadas, oriundas do estado de São Paulo, na cidade. O vereador deu, supostamente, cobertura a 19 pessoas, que driblaram as medidas preventivas e não se apresentaram à comissão de saúde para os procedimentos de praxe nesses casos. Profissionais de saúde integrantes da equipe de monitoramento que estiveram no local indicado pela denúncia, comprovaram a veracidade das informações. Três pessoas foram notificadas sobre o ocorrido e submetidas a testes rápidos – um dos homens testou positivo para a Covid-19. Seguindo os protocolos, a equipe recomendou o isolamento e seguiu localizando as demais pessoas para realização de novos testes. Mais uma pessoa chegou a testar positivo para a doença. A notícia causou pânico e revolta na população. O prefeito do município, Luciano de Oliveira e Silva (PSB), o Luciano da Farmácia, disse ao Eco que está tomando todas as providências para que o vírus não se alastre. “Nossa preocupação é que isso ocorreu na quinta-feira (28) à noite, e na sexta-feira (29) pela manhã, ele presidiu uma sessão na Câmara, estando em contato com servidores, assessores, todos os demais vereadores, enfim, estamos tentando mapear todas as pessoas que tiveram contato com os infectados e também com o vereador, para que sejam monitoradas e testadas. Uma corrida desesperada para proteger pessoas inocentes que estão expostas pela irresponsabilidade de um agente público. Lamentável”, desabafou o gestor.

Jair Bolsonaro veta uso de R$ 8,6 bilhões no combate ao coronavírus Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente da República Jair Bolsonaro vetou o uso do saldo remanescente do Fundo de Reservas Monetárias (FRM), de cerca de R$ 8,6 bilhões, para o combate ao novo coronavírus. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (3) do "Diário Oficial da União". A destinação do dinheiro tinha sido aprovada em maio pelo Congresso Nacional durante a análise de medida provisória editada por Bolsonaro e que extinguiu o fundo. Bolsonaro também vetou outros trechos do texto aprovado pelos parlamentares, entre eles o que previa a repartição do dinheiro entre estados e municípios para a compra de materiais de prevenção à pandemia. O presidente sancionou apenas a parte da lei que extingue o fundo, que já estava inativo. Criado em 1966, o FRM era abastecido com reservas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), usadas para intervenção nos mercados de câmbio e na assistência a bancos e instituições financeiras. Agora, cabe ao Congresso analisar o veto presidencial, que poderá ser mantido ou derrubado. Não há ainda previsão de quando a questão será analisada pelos parlamentares. Durante a tramitação na Câmara e no Senado, o projeto havia sido aprovado com grande consenso. Entre os deputados, a votação tinha sido simbólica (sem o registro de votos no painel eletrônico), modalidade usada geralmente quando há acordo sobre o teor da matéria. No Senado, a aprovação havia sido unânime, com 75 votos a favor.

Brumado: Duas vans transportando passageiros são interceptadas na BA-262 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Duas vans foram interceptadas no início da tarde desta quarta-feira (03) na rodovia BA-262, na cidade de Brumado. Os veículos foram flagrados pela Superintendência de Trânsito e Transportes (SMTT) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE) transportando passageiros. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma van era licenciada na cidade de Maetinga e a outra do estado de Alagoas. Todos os veículos foram apreendidos e encaminhados para PRE. Um ônibus também foi interceptado na manhã de hoje, na mesma localidade (veja aqui). A SMTT criou um disk-denúncia e pede a população de Brumado para ajudar o órgão na fiscalização do transporte no município. Para denúncias e informações, ligue: (77) 99810-0077.

Vacina contra a Covid-19 será testada em 2 mil pessoas no Brasil Foto: University of Oxford

Dois mil brasileiros participarão dos testes para vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford. A estratégia faz parte de um plano de desenvolvimento global, e o Brasil será o primeiro país fora do Reino Unido a começar a testar a eficácia da imunização contra o Sars CoV-2. O procedimento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o apoio do Ministério da Saúde. Em São Paulo, os testes serão feitos em mil voluntários e conduzidos pelo Centro de Referência para Imunológicos Especiais (Crie) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A Fundação Lemann está financiando a estrutura médica e os equipamentos da operação. Os voluntários serão pessoas na linha de frente do combate ao coronavírus, com uma chance maior de exposição ao Sars CoV-2. Eles também não podem ter sido infectados em outra ocasião. Os resultados serão importantes para conhecer a segurança da vacina.

Com ações do poder público e colaboração popular, Caculé mantém boletim do coronavírus zerado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apesar de a mídia regional ter reportado casos positivos da Covid-19 na cidade, Caculé, a 100 km de Brumado, continua sem confirmações da doença. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, esclareceu que os casos noticiados devem se tratar de cidadãos caculeenses que residem em outros municípios, tendo em vista que a equipe de saúde local não está acompanhando nenhum paciente testado positivo para a doença. “Já estamos pedindo que corrijam os dados. Isso gera transtornos e coloca em dúvida o trabalho que está sendo feito aqui. Caculé não possui nenhum caso, graças a Deus. Temos trabalhado diariamente para manter a cidade livre desse problema”, frisou. O próprio boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), divulgado na tarde de da última terça-feira (02), não aponta casos confirmados no município de Caculé. O gestor ressaltou o trabalho de prevenção promovido pela equipe de saúde municipal, com a instalação de barreiras sanitárias 24 horas e a criação do Centro de Atendimento Covid-19 para casos suspeitos e diagnosticados. “Temos mostrado para as pessoas o que elas devem fazer para colaborar com as ações do município. Caculé é um micro-polo regional, mas a gente tomou todas as medidas possíveis, dentro do que propõe a Organização Mundial da Saúde (OMS). Também temos contado com a sorte”, completou.

Brumado: Prefeito Eduardo Vasconcelos visita obras da Policlínica Regional de Saúde Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O prefeito do município de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), esteve na manhã desta quarta-feira (03), visitando as obras da Policlínica Regional de Saúde. A unidade na capital do minério está sendo construída no Bairro São José. Vasconcelos fiscalizou o andamento das obras, que estão em ritmo acelerado, já com todas as fundações abertas. “Essa policlínica é um compromisso do Governo do Estado com cerca de 440 mil pessoas da nossa região. A Administração Educar Para Libertar faz questão de mostrar esse trabalho para nossa população”, frisou o prefeito. Os municípios beneficiados, que integram o Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Brumado, são, além da cidade que dá nome à entidade, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu. O investimento realizado é de R$ 11,7 milhões.

A produção industrial brasileira desabou 18,8% em abril, na comparação com março, atingindo o nível mais baixo já registrado no país, conforme divulgou nesta quarta-feira (3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O tombo recorde evidencia a dimensão do impacto da pandemia de coronavírus e das medidas de isolamento social na atividade econômica. “É a queda mais intensa da indústria desde o início da série histórica, em 2002, e o segundo resultado negativo seguido, com perda acumulada de 26,1% no período”, informou o IBGE. Em março, a produção já havia recuado 9% frente ao mês anterior — variação que foi revisada pelo IBGE ante queda de 9,1% anteriormente divulgada. Com o tombo de abril, o patamar da produção industrial no país ficou 38,3% abaixo de pico histórico, registrado em maio de 2011. “É o patamar mais baixo da série histórica na pesquisa. Estamos no piso da produção industrial”, afirmou o gerente da pesquisa, André Macedo. Na comparação com abril do ano passado, a queda foi ainda maior, de 27,2%, o sexto resultado negativo seguido nessa comparação e também recorde negativo da série histórica da pesquisa. Apesar da forte queda, o resultado de abril veio menos ruim que o esperado. As expectativas em pesquisa da Reuters com economistas eram de queda de 29,2% na variação mensal e de 33,1% na base anual. No ano, de janeiro a abril, a produção industrial encolheu 8,2%, e nos últimos 12 meses, passou a acumular retração de 2,9%.

Caetité tem sete casos positivos de coronavírus com 2 pacientes em tratamento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O boletim epidemiológico divulgado na noite desta terça-feira (2), pela Secretaria de Saúde de Caetité, apontou que mais um paciente foi considerado curado do novo coronavírus no município. Com isso, dos 7 casos confirmados, apenas 2 pacientes permanecem em tratamento. Ainda de acordo com o boletim, 524 pessoas continuam sendo monitoradas e 194 casos foram descartados. Nenhum óbito foi confirmado.

BR-324: Casal é preso após ser flagrado com quase 20 kg de maconha em carro clonado em Simões Filho Foto: Divulgação/PRF

Um casal foi preso suspeito de tráfico de drogas e receptação de veículo na BR-324, trecho de Simões Filho, região metropolitana de Salvador. A dupla transportava 19 kg de maconha escondida no para-choque de um carro clonado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso aconteceu por volta das 22h de segunda-feira (1º). Os agentes visualizaram um carro transitando em alta velocidade na rodovia e realizou a abordagem. Ao solicitar documentação do motorista e da passageira do veículo, os policiais perceberam que o casal estava nervoso e com informações desencontradas. Após uma vistoria no veículo, foram encontrados tabletes de maconha. Ao fazer uma vistoria de identificação veicular, eles descobriram que o carro era clone de outro de mesma marca e modelo. O carro original havia sido roubado em fevereiro deste ano. O homem de 23 anos e a mulher de 28 anos foram presos em flagrante e encaminhados junto com o carro recuperado e a droga apreendida para a Delegacia de Polícia Civil.

Brumado, Caetité e Guanambi vivem epidemia de dengue Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), as cidades de Brumado, Caetité e Guanambi vivem em estado de epidemia de dengue há, pelo menos, um mês. Segudo apurou o site Achei Sudoeste, o balanço considera os casos notificados até o dia 16 de maio. Para determinar a gravidade da situação e emitir o alerta epidemiológico para as cidades, a pasta utiliza o chamado coeficiente de incidência, que classifica o grau de ocorrência de casos em cada município. O alerta serve para chamar a atenção das cidades e elencar ações e recomendações que precisam ser adotadas ou intensificadas no momento.

Crise: 69% dos brasileiros atrasaram alguma conta em maio, diz pesquisa Foto: David Sacks/Getty Images

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra que 69% dos brasileiros entraram em junho com contas vencidas de maio. A crise provocada pelo coronavírus, que já matou mais de 30.000 brasileiros, atingiu em cheio o orçamento das famílias, provocando inadimplência em todo o país. De acordo com a Veja, pelo levantamento, apenas 28,8% dos entrevistados disseram que sairiam de maio com todas as contas pagas. Já 27% disseram que pagariam a “maior parte” das contas, 31% pagariam a “menor parte” e 10,8% não pagariam nenhuma conta. O Nordeste, com 71,4%, e o Sul, com 70%, concentram a maior parcela de entrevistados que não conseguiram pagar todas as contas do mês. O Paraná Pesquisas ouviu 2.242 entrevistados em todo o país, entre os dias 22 a 25 de maio.

SMTT intercepta ônibus de transporte intermunicipal na entrada da cidade de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), interceptou um ônibus de transporte intermunicipal na BA-262, na saída para Vitória da Conquista, em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo, explicou que o Governo do Estado determinou que o transporte de passageiros entre municípios está proibido na Bahia em razão da pandemia. “Aqui em Brumado, a SMTT procura averiguar, fiscalizar e orientar o segmento de transporte para que essas operações sejam apenas registradas com veículos de fora. Porque, dentro do município, nós orientamos todos os motoristas e proprietários de veículos de transporte de passageiros para que efetuem as condições para atender a normalidade do segmento. Aqueles que ainda insistem em trabalhar na clandestinidade vão ser fiscalizados e pegos”, garantiu. O veículo foi retido e encaminhado para a PRE para realização dos procedimentos de praxe.

Aracatu chega a cinco casos confirmados do novo coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Aracatu, a 36 km de Brumado, registrou o seu quinto caso da Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (01) pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). A secretaria do município também confirmou o novo caso da doença. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, trata-se de um senhor de 42 anos de idade, com histórico de viagem recente ao estado do Ceará. Ao retornar, ele procurou o serviço de saúde apresentando alguns sintomas característicos da doença. Dias depois, o mesmo foi submetido ao teste RT-PCR, através do qual foi constatada a infecção pela doença.

Brumado: Caminhoneiro é socorrido pelo Samu com dificuldade de respirar e falta de ar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um caminhoneiro de 44 anos foi socorrido na manhã desta quarta-feira (03), na BR-030, em Brumado, com dificuldade de respirar e falta de ar. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o profissional é natural da cidade de Capoeiras, no Estado do Pernambuco e estava a serviço. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado pelo próprio motorista. Ele foi encaminhado para o Centro de Atendimento Covid-19. De acordo com a secretaria municipal de saúde (Sesau) o paciente está entubado e deve ser transferido para uma unidade de saúde de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, especializada para atender pessoas infectadas com o novo coronavírus. Apesar dos sintomas para a Covid-19, ele já foi testado e o resultado do exame deve sair nas próximas horas.

Arquivo