Achei Sudoeste


Fim da reeleição divide comitê da reforma política; Deputado Antônio Brito é contra
Baiano é contra a reeleição e defende que poderia ter uma só eleição com maior tempo de mandato, de 5 ou 6 anos. (Foto: Reprodução/G1).

Deputados que preparam o projeto de reforma política não têm consenso sobre a manutenção da reeleição para cargos do Executivo. O G1 ouviu 13 dos 14 deputados indicados para o grupo de trabalho da Câmara sobre o tema. Destes, sete são contra a reeleição, quatro são a favor e dois disseram que ainda não têm posição definida. Formado na semana passada, o grupo terá 90 dias para elaborar o projeto que pode mexer nas campanhas, na maneira de votar, na forma de representação e na atuação política dos eleitos dentro do Congresso. Para ser implementada em uma eleição, uma nova regra no sistema político e eleitoral brasileiro precisa ser sancionada ou promulgada com pelo menos um ano de antecedência. Os líderes partidários da Câmara descartaram alterar as regras para as eleições de 2014. Dos deputados do grupo da reforma política, Júlio Delgado (PSB-MG), Luciano Castro (PR-RR), Marcelo Castro (PMDB-PI), Marcus Pestana (PSDB-MG), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Sandro Alex (PPS-PR) e Antônio Brito (PTB-BA) se manifestaram contra a reeleição. Maia, Delgado, Pestana, Alex e Brito defendem a ampliação do mandato de 4 para 5 anos com o fim da reeleição. Esperidião Amin (PP-SC), Henrique Fontana (PT-RS), Leonardo Gadelha (PSC-PB) e Miro Teixeira (PDT-RJ) disseram que são favoráveis à manutenção do sistema atual. Manuela D´Ávila (PC do B-RS) e Guilherme Campos (PSD-SP) disseram que seus partidos ainda não têm posição formada e por isso não quiseram emitir opinião. “O partido entende que poderia ter uma só eleição com maior tempo de mandato, de 5 ou 6 anos. O partido prefere período de mandato maior e o fim da reeleição”, disse o deputado federal baiano, Antônio Brito. As informações são do G1.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Salvador Ribeiro
É falso o argumento de que o fim da reeleição evita-se a farra do dinheiro publico nestas campanhas, como se o detentores dos cargos não tivesse o mesmo interesse e os mesmo empenho em eleger os seus sucessores. Assim como também é falso que o segundo mandato, a gestão é sempre pior. O Governo Lula desmente isto. A verdade é que o problema não está na reeleição e sim no reeleito. Eu acho que um mandato de 04 ou 05 anos é pouco para concretizar grandes realizações, por conta da burocracia, porem é suficiente pra perceber o comprometimento e a responsabilidade do mandatário e decidir se deve continuar ou não, por isto sou totalmente contra o fim da reeleição.