Achei Sudoeste


Brumado: Confira o resumo da sessão da Câmara Municipal
Vereadores debateram diversos assuntos de interesse da população. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O presidente do legislativo, Alessandro Lôbo (PSL), abriu a sessão desta segunda-feira, 08, já em meio aos diversos temas de fundamental importância para o município de Brumado, abordados por todos os vereadores. Dentre indicações e defesas, alguns assuntos obtiveram mais comentários por parte dos parlamentares, como a resposta advinda da Magnesita aos ofícios enviados pela própria Câmara, solicitando o comparecimento de algum de seus representantes para dar explicações sobre a poluição causada pela empresa na Vila Presidente Vargas, resposta essa, que informa a presença do gerente de operações da empresa supracitada, Alex Belo, na sessão do dia 22/04/2013. 


A construção de uma pista para skatistas, pois, Brumado precisa disponibilizar opções gratuitas de lazer para os jovens. Foi também feita a sugestão para que seja firmada uma parceria entre a polícia militar e a prefeitura da cidade, a fim de que sejam realizadas “rondas rurais”, medida que já é utilizada com sucesso em Vitória da Conquista, já que o número de assaltos tem crescido consideravelmente em diversas localidades da zona rural de Brumado. Houve a retirada de pauta da indicação 147/2013, que sugeria a transferência de localidade do CIB – Centro Industrial de Brumado, da Av. Centenário (Rod. 262 – Brumado/Caetité) para a Rod. BA 148 (km 09 – Brumado/Livramento), para que seja discutida em um outro momento, assim como, o pedido para que o prefeito da cidade revogue a lei que diz que o CIB tem que existir onde está atualmente localizado. Fato também, foi a satisfação demonstrada por parte da oposição, o fato de o poder executivo ter recebido, depois de anos que isso não ocorria, a diretoria da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, em seu gabinete. A questão do atendimento da Embasa – Empresa Baiana de Águas e Saneamento – às comunidades rurais também foi bastante comentada, pois, o socorro devido à falta d’água, está sendo dado às famílias por meio de caminhões pipas.
 

Comentado também, foi o ganho para o município no que se refere à defensoria pública, que depois de muita luta, inclusive por parte de vários políticos, conseguiu manter-se em Brumado, representada pela pessoa da Sra. Vitória Bandeira. Ainda na abordagem de temas fundamentais para o município, a sessão tratou da falta de respeito dos bancos para com os seus clientes, que além de não cumprirem a lei que os obriga a dar atendimento às pessoas em 15 ou 30 minutos, de acordo com a ocasião, também estão realizando vendas casadas, ou seja, vinculado a aprovação de empréstimos à vendas de títulos de capitalização, sendo que em alguns casos, nem  cadeira, água ou sanitários são oferecidas ao povo. Foi aprovado também, em primeira discussão e votação, o projeto de lei 006/2013, que trata da concessão de um terreno para a construção da sede da ONG AUAU - adote um amigo único, abordada na sessão passada (01/04/2013). Outro tema de peso abordado, foi a questão da segurança na região do mercado municipal, em que a oposição defende uma maior necessidade de atuação dos guardas municipais atuantes naquele local, e a situação aponta que isso trata-se de segurança pública, responsabilidade do governo do estado, já que não há como os guardas conseguirem evitar tais ações de violência, como assalto, por exemplo.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Antonio Novais Torres
Acredito que uma parceria entre a prefeitura, a 34ª CIPM (Policia militar), a Polícia Cívil e o Tiro de Guerra local, poderiam fazer uma ação preventiva do crime nos dias de feiras no mercado municipal . Quem sabe a marginalidade evitaria esse local.