Achei Sudoeste


Vitória da Conquista: JUSPM pede a prisão do reitor da Uesb
A assessoria jurídica do Centro de Assistência ao Policial Militar pediu a prisão de Paulo Roberto Pinto Santos por descumprir uma decisão judicial. (Foto: Divulgação).

“Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa”. Isso é o que consta no artigo 5º, inciso VIII, da Constituição Federal, entretanto a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) não está cumprindo o que diz a lei, conforme declarou o presidente da JUSPM (Centro de Assistência ao Policial Militar), David Salomão, em entrevista ao site Brumado Notícias. A assessoria jurídica da JUSPM está representando uma estudante adventista do curso de pedagogia da Uesb contra a própria universidade. A Igreja Adventista do Sétimo Dia, da qual a futura pedagoga faz parte, prega a guarda do sábado. Entretanto, nesse semestre a aluna teria que assistir aula exatamente no sábado e agir de forma contrária ao que acredita sua religião. “Apesar de o estado ser laico, os advogados da JUSPM alegam no caso que a constituição protege a liberdade de crença”, afirmou Salomão. Seguindo a lei brasileira, a justiça concedeu uma liminar favorável à estudante, exigindo que a Uesb adequasse o horário da estudante para que ela não fosse prejudicada por sua crença. 

Vitória da Conquista: JUSPM pede a prisão do reitor da Uesb
O presidente da JUSPM, David Salomão, relatou que a Constituição Federal protege a liberdade de crença. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“Mas a universidade insistiu em não cumprir a determinação judicial. Então os advogados pediram o cumprimento da decisão judicial, o pagamento da multa diária e a prisão do reitor da universidade pelo tipo penal da desobediência”, explicou o presidente da JUSPM. O pedido dos advogados leva em consideração o artigo 330 do Código Penal, o qual diz: desobediência à ordem legal de funcionário público pode levar à pena de detenção, de quinze dias a seis meses e multa. “Agora a situação está nas mãos do magistrado em fazer valer a força do judiciário, pois é inadmissível num estado democrático de direito uma universidade pública não cumprir a lei”, considerou David Salomão. De acordo com ele, o reitor da Uesb, Paulo Roberto Pinto Santos, pode ter a prisão decretada a qualquer momento, “o que seria ruim para a universidade”, emendou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Anália de Almeida Pereira
Com tanto bandido solto fica esses advogados querendo prender homem de bem por conta de religião, Deus existe todos os dias não somente aos sábados, quer dizer e se arranjam um trabalho que precisa trabalhar nos sábados? Também vai prender o patrão pra cumpri a vontade do religioso! Pura besteira vá trabalhar em benefício do povo isso não é evangelizar.
Maria Flor
Fico feliz em ver que em alguns casos a justiça brasileira está agindo! Liberdade religiosa... Nosso Estado se diz laico! Nada mais justo tudo o que está acontecendo. Parabéns ao magistrado em ação!
Adriano Lopes
Por favor, né gente, respeito todas as s religiões, mas agora uma Universidade desse porte vai mudar toda a grade pra atender uma única aluna porque a religião dela diz que ela não pode fazer nada aos sábados? As instituições têm seus horários e que tem que se adaptar ou então não se matricula. Imagina agora ter uma grade pra atender cada aluno.
Carlos
Gostei da atitude desse advogado! Pouco importa o que estão discutindo, o que importa é o cumprimento da decisão judicial. Num país que se diz democrático as leis e decisões devem ser cumpridas.
Antônia Reis
Ao meu ver parece que tem gente e religião querendo aparecer em cima desse reitor e digo mais se essa aluna pertencesse a área da saúde o que seria dos doentes ? Sr. Davi Salomão, o reitor matou quem? Roubou quem? Denigriu, coagiu usou de assédio moral? Qual é mesmo o crime do senhor reitor? Então é lamentável não ter decisão judicial para menores infratores e para traficante. ACORDA VITORIA DA CONQUISTA.