Achei Sudoeste


Barra da Estiva: Presidente da Câmara usa PM para retirar diretor de jornal do plenário
O fato ocorreu na última sexta-feira (16) quando foi aprovado no legislativo o Projeto de ‘Ficha Limpa Municipal’. (Foto: Divulgação).

No dia 16 de agosto último, durante a sessão legislativa da Câmara de Vereadores de Barra da Estiva, no sudoeste baiano, o diretor de redação do Jornal Tribuna do Sertão, Leonardo Oliva, foi retirado arbitrariamente do plenário por policiais militares a mando do presidente da Câmara, Antônio Lopes de Araújo (PV). O episódio foi transmitido ao vivo pela rádio local. Segundo relato do próprio Leonardo Oliva, antes mesmo do início da sessão, o presidente já havia demonstrado insatisfação com a sua presença no recinto. Tanto que quando o presidente o encontrou em um dos corredores do prédio, o mesmo teria mandado que ele se retirasse do local, afirmando que o “poder legislativo não aceitava a sua presença ali”. Lopes teria dito ainda que se o diretor não se retirasse por bem, chamaria a polícia e ele teria que sair por mal. Mesmo com o ocorrido, o diretor permaneceu no local para fazer a cobertura jornalística da sessão. No entanto, no momento em que o mesmo se levantou para fazer algumas fotos da mesa diretora e das bancadas de oposição e situação, o presidente determinou de forma bastante alterada que os policiais militares retirassem o diretor do plenário, apreendessem a sua máquina e apagassem o conteúdo da mesma.

Barra da Estiva: Presidente da Câmara usa PM para retirar diretor de jornal do plenário
O diretor do Jornal Tribuna do Sertão, Leonardo Oliva, ficou indignado com a atitude do presidente do legislativo. (Foto: Divulgação).

Leonardo foi então retirado do plenário e teve a sua máquina apreendida, porém o seu conteúdo não foi apagado, segundo ele, por bom senso dos policiais. “Estamos de volta ao tempo da Ditadura na Câmara de Barra da Estiva? Onde está a liberdade de imprensa? Quem é o Presidente para se autointitular como ‘Poder Legislativo', achando que pode personificar este poder?”, questionou o diretor do Jornal Tribuna do Sertão, afirmando que o presidente não pode, “de forma arbitrária e intransigente, tomar decisões individuais fora do que determina o Regimento Interno e a Lei Orgânica, em nome do poder legislativo, que é um órgão colegiado, cujas decisões se dão por maioria simples ou qualificada dos seus membros”. O Jornal divulgou uma nota de repúdio contra o episódio e a atitude do presidente.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Jéssica de Oliveira Ledo
Vindo de tal pessoa, já era eserado um ato vergonhoso desse! Fico com pena de Barra, em ter pessoas de tamanha ignorância liderando o poder!
Arnaldo Correia da Silva
Não conheço o motivo que levou o vereador fazer isso, mas na minha opinião foi muito arbitrário, tanto o vereador, como os agentes que obedeceram tal ordem. Porque a presença da imprensa o incomodava tanto? Tem gato no saco por aí!