Achei Sudoeste


Brumado: Sociedade organizada busca criação do novo Conselho de Segurança
Já criado em 2002, o Conselho Municipal de Segurança Pública, está há sete anos sem atuação. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em 2002, foi criado o Conselho Municipal de Segurança Pública de Brumado (CMSPB), que contava com dez membros da sociedade civil organizada, representantes da polícia civil, militar e rodoviária estadual e o presidente Manoel Gonçalves. Durante os quatro primeiros anos, o CMSPB mostrou-se atuante, mas, após o ano de 2006, o Conselho começou a perder força. Na época, participavam ativamente do órgão apenas o presidente e dois membros. Diante do quadro, a entidade acabou perdendo o apoio dos governos municipal e estadual e ficou totalmente inerte. No início deste ano, o presidente renunciou ao cargo. Com os números da violência crescendo no município - 2013 já é considerado o ano mais violento nos últimos dez anos -, membros da sociedade civil organizada formaram uma comissão provisória com o intuito de reativar ou criar um novo Conselho Municipal de Segurança na cidade. Na última terça-feira (10), o diretor da 21ª Subseção da OAB-BA, em Brumado, Kléber Lima Dias, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoel Messias, e o presidente do Rotary Club, Tadeu Silva, se reuniram com a imprensa local na sede da OAB para apresentar a comissão e falar sobre a reativação ou criação do novo Conselho de Segurança. 

Brumado: Sociedade organizada busca criação do novo Conselho de Segurança
Uma nova diretoria deverá ser formada para a plena atuação do órgão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na ocasião, os membros destacaram que a comissão já encaminhou ao governo do estado uma solicitação para aumento do efetivo policial que atua na cidade, além da implantação de uma unidade do Corpo de Bombeiros para atender Brumado e sua microrregião. Para iniciar os trabalhos, a comissão tem prestado apoio a uma Ong que trabalha com cerca de 90 crianças e adolescente em situação de risco. O objetivo é demonstrar aos governos municipal, estadual e federal que a cidade é carente de políticas públicas sociais, principalmente em sua periferia. Ainda não se tem uma data para apresentação do novo conselho, mas há dois meses a comissão provisória vem realizando encontros com vereadores, órgãos e instituições da sociedade e com a polícia. A expectativa é de que o conselho seja formado o quanto antes. “O conselho terá dez membros, mas esperamos contar com 70 mil conselheiros, representados pela população da nossa cidade, a fim de podermos carregar juntos essa bandeira e fortalecer a segurança local”, ressaltou o advogado Kléber Lima Dias.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.