Achei Sudoeste


Urnas já estão calibradas e justiça eleitoral prevê apuração mais rápida na região de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quinta-feira (29), aconteceu a cerimônia de carga e lacração eletrônica, quando foram instaladas as mídias nas urnas eletrônicas com os dados dos eleitores aptos a votar e dos candidatos das cidades de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras, que compõem a comarca da 90ª Zona Eleitoral. A cerimônia foi acompanhada de perto pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, pelo promotor eleitoral Ruano Fernando e pelo chefe do cartório eleitoral, Igor Araújo, além de algumas lideranças partidárias. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Igor Araújo esclareceu que 196 urnas sertão utilizadas nos três municípios e a 90ª zona eleitoral ainda manterá 20 urnas de contingência para atender qualquer eventual incidente. Com o maior colegiado eleitoral da comarca, a cidade de Brumado terá 137 urnas em suas sessões de votação para atender a demanda de mais de 47 mil eleitores. Já a cidade de Aracatu contará com 37 urnas e Malhada de Pedras com 22. 

Urnas já estão calibradas e justiça eleitoral prevê apuração mais rápida na região de Brumado
Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O chefe do cartório disse ainda que este ano, além da votação biométrica, a 90ª zona eleitoral testará também a tecnologia JE Connect, um ponto de apuração remoto que permite que os resultados de locais mais distantes sejam transmitidos via internet para o local de apuração. A regional recebeu quatro pontos de apuração a distância que serão instalados no Distrito de Cristalândia, em Brumado, na comunidade da Piabanha, em Aracatu, e no município de Malhada de Pedras. A expectativa é que com a nova tecnologia o tempo de apuração seja reduzido em comparação com a última eleição municipal. Assim, os três municípios da região terão as apurações concluídas às 20h. Para que as urnas operem da melhor maneira possível, a zonal contará com 13 técnicos.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.